Pernil é gorduroso? Saiba mais sobre a carne de porco!

Pernil é gorduroso? Saiba mais sobre a carne de porco!

Proveniente do porco e popular na culinária brasileira por ser um alimento muito saboroso, ainda existe a preocupação se o pernil é gorduroso ou se pode comprometer a saúde de alguma maneira.

Por isso, neste conteúdo reunimos as principais informações sobre o assunto e você vai conferir agora se o pernil é gorduroso, quais são as melhores formas de preparo, quais são os seus benefícios e mais. 

O que é pernil?

Antes de saber se o pernil é gorduroso ou não, saiba que ele é considerado uma parte nobre do porco. O pernil é um corte de carne suína que corresponde a perna traseira do animal e pode ser adquirida inteira ou por partes. Ela é uma carne não apenas consumida no Brasil, mas também é muito popular nas culinárias ao redor do mundo.

O que é pernil?
Fonte/Reprodução: original.

O alimento também é conhecido por ser suculento e por fazer parte de pratos típicos em diversas culturas, além de ser comumente consumido durante celebrações, como Páscoa, Natal e outros.

Formas de preparar o pernil

Felizmente existem diversas maneiras de preparar o pernil e cada uma delas proporcionam sabores diversificados e únicos devido aos ingredientes e temperos utilizados no momento do preparo. Porém, tenha em mente que algumas formas de preparo pode interferir se o pernil é gorduroso ou não. Assim, as maneiras mais conhecidas de prepará-lo incluem:

  • Pernil assado;
  • Pernil refogado;
  • Pernil frito;
  • Pernil grelhado;
  • Pernil cozido;
  • Pernil defumado.

Essas são apenas algumas das formas de preparar o pernil, mas vale ressaltar que o tempo de cozimento para cada uma das receitas costumam variar conforme o tamanho e espessura do pernil. Se pensa em adicionar o pernil a sua dieta, pode considerar variar o cardápio conforme os pratos que mais agradam seu paladar.

O pernil é gorduroso?

Se ainda se pergunta se pernil é gorduroso, pode ter certeza de que a resposta é não. Na realidade, ele é um dos cortes com menor teor de gordura. Em 100 g de carne, contém 13 g de gordura.

O pernil é gorduroso?
Fonte/Reprodução: original.

Em linhas gerais, é importante lembrar que existem gorduras ruins e boas. Enquanto as gorduras ruins podem comprometer a saúde causando problemas, as gorduras boas insaturadas implicam no aumento do colesterol bom, prevenindo doenças cardiovasculares.

Embora não seja correto afirmar que o pernil é gorduroso como muitos pensam, é necessário analisar a quantidade adequada para consumo antes de adotá-lo para sua dieta e aproveitar seus benefícios.

Benefícios do pernil na dieta

Quando consumido com moderação em uma dieta balanceada, o pernil de porco pode trazer benefícios para o organismo humano. Contudo, é importante lembrar que o consumo em excesso é potencialmente prejudicial à saúde. O principais benefícios incluem:

  • Rico em potássio;
  • Vitaminas do complexo B;
  • Zinco;
  • Selênio.

Devido às suas vitaminas e minerais, o pernil auxilia no controle da saúde cardiovascular e na pressão arterial, além de ser importante para o sistema nervoso e em melhorias para a imunidade.

Ao adotar o pernil a sua dieta de maneira saudável, é aconselhável consultar um profissional da saúde como um nutricionista para obter orientações sobre como consumir a carne. 

Além disso, é essencial fazer boas escolhas optando por acompanhamentos saudáveis, principalmente aquelas que trazem benefícios ao organismo. Agora que entendeu que não é correto afirmar que o pernil é gorduroso, é o momento de verificar as melhores receitas para incluí à sua dieta.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *