Será que a salsicha prende o intestino? Ela é o ingrediente principal de muitas receitas, dentre elas o tradicional cachorro quente, mas como esse alimento age no nosso organismo? Será que comer salsicha faz mal à nossa saúde?
Ficou curioso para saber mais sobre esse alimento tão comum no nosso dia a dia? Continue a leitura para saber mais.
A salsicha prende o intestino? Entenda!
Os alimentos que causam a prisão de ventre, geralmente, possuem em sua composição alta concentração de açúcares, gorduras, muito encontradas em alimentos industrializados e embutidos, como a salsicha.
Dessa forma, as comidas ultraprocessadas fazem mal à saúde, desregulando o intestino, deixando-o mais preguiçoso e, consequentemente, provocando a prisão de ventre em caso de consumo excessivo.
Consumo da salsicha no Brasil
Com a inflação em alta, alguns itens do prato do brasileiro passaram a ser menos consumidos, dando espaço a novos ingredientes, como a salsicha e outros processados.
O brasileiro, inclusive, consome uma alta quantidade de sódio, elemento presente na preparação da salsicha, que tem em média 12 gramas, sendo que o permitido pela Organização Mundial da Saúde é de 5 gramas.
Nutrientes da salsicha
Mesmo tendo entre seus ingredientes a carne, os nutrientes da salsicha são praticamente nulos, uma vez que há altas quantidades de sódio em sua composição para auxiliar na conservação, além de corantes e outros elementos industrializados.
Quais os males que podem gerar o consumo da salsicha?
O consumo em excesso da salsicha prende o intestino, aumenta o colesterol, aumenta o peso, pode causar câncer no intestino, hipertensão, além de doenças do coração.
Por conta disso, comer salsicha em excesso pode prejudicar a saúde, além de desencadear diversas doenças, prejudicando o metabolismo do organismo.
Quais são os índices calóricos da salsicha?
A cada uma porção de salsicha podemos ter, em média, 301 calorias e para deixar o prato ainda mais calórico, geralmente, os outros alimentos, que são consumidos juntos, também são ricos em calorias, como no caso do pão branco, o queijo, maionese e molhos, potencializando as chances de aumento de peso e doenças crônicas.
Por isso, manter uma alimentação equilibrada a base de legumes, verduras e cereais é o ideal para manter sua saúde saudável e longe de doenças que diminuam a sua expectativa de vida, além de fazer atividades físicas para potencializar o metabolismo de seu corpo.