O feijão sem dúvidas é um alimento que mexe com o funcionamento do nosso intestino, mas muita gente se pergunta se o feijão prende o intestino ou solta. Nesse artigo você vai entender melhor como o feijão age no nosso organismo, e como ele pode ser tão importante para a nossa saúde.
Diferentes tipos de feijão prendem o intestino, ou não?
A resposta para a pergunta se feijão prende o intestino é, não. Todo feijão costuma facilitar o funcionamento do intestino, já que ele possui fibras solúveis e insolúveis em sua composição, que contribuem para o combate à prisão de ventre.
Quais tipos de feijão mais comuns no Brasil?
No Brasil existem inúmeros tipos de feijões, alguns mais conhecidos que outros, depende muito também da região no país. Alguns tipos de feijão são mais conhecidos no nordeste do que no sul por exemplo, como também tem os que são mais conhecidos no sudeste do que no norte.
Abaixo vocês podem ver os tipos de feijão mais comum no Brasil:
Feijão carioca: é um feijão muito presente na alimentação das famílias no Brasil. Ele é bege e tem listras marrons.
Feijão preto: esse é um dos mais populares, ainda mais por fazer parte de um dos pratos mais famosos no Brasil, que é a feijoada. Esse prato típico do nosso país é preparado com várias carnes de porco, e servido com acompanhamentos como arroz branco, farofa e couve.
Feijão-de-corda: Também conhecido como feijão-fradinho, ele é muito usado na culinária baiana, no preparo do famoso acarajé por exemplo, já que seu sabor é frutado e não possui caldo.
Feijão-branco: Esse feijão é muito usado na preparação do mocotó, que é outro prato típico brasileiro. Além disso, é muito procurado no Rio Grande do Sul e em São Paulo, onde costumam usar como salada.
Feijão roxo: esse tipo de feijão é muito procurado, principalmente, em São Paulo e Minas Gerais. Ele tem um tom avermelhado, com uma textura macia, além de dar um ótimo caldo.
O consumo do feijão é muito importante para a nossa saúde, visto que ele é fonte de inúmeros nutrientes essenciais para a saúde e bom funcionamento do nosso corpo.
Qual tipo de feijão ajuda a prender o intestino?
No geral, nenhum tipo de feijão prende o intestino, porém o feijão-preto pode acabar agravando o caso de quem já sofre com constipação. Por ele ser o feijão que mais ajuda a produzir gases, acaba prejudicando quem tem intestino irritado.
Sendo assim, é muito importante que pessoas que sofram da síndrome do intestino irritável, não consumam de maneira alguma feijão preto durante suas crises, porque podem acabar piorando o quadro.
Qual tipo de feijão solta o intestino?
O tipo de feijão que mais ajuda a soltar o intestino é o feijão-carioca, por ele conter as fibras solúveis e insolúveis que atuam no combate a prisão de ventre.
Propriedades nutricionais dos tipos de feijões
Como vimos, o feijão pode ser um ótimo aliado ao bom funcionamento do intestino, mas além disso, ele nos fornece muitos nutrientes essenciais para o nosso organismo, e ajuda a combater e prevenir inúmeras doenças.
O feijão é fonte de fibras, vitaminas do complexo B, proteínas, e nutrientes muito importantes para o organismo como o cálcio e o ferro. O feijão carioca por exemplo, se for servido acompanhado do arroz, fornece todas as proteínas essenciais para o nosso corpo.
As propriedades nutricionais do feijão podem variar um pouco de um feijoeiro para o outro, porém uma xícara (171 gramas) de feijão cozido e com sal, fornece em média:
- Carboidratos: 45g
- Proteína: 15g
- Fibras: 15g
- Gordura: 1g
- Cálcio: 8% da ingestão diária recomendada
- Ferro: 20% da ingestão diária recomendada
- Fósforo: 25% da ingestão diária recomendada
- Magnésio: 21% da ingestão diária recomendada
- Folato: 74% da ingestão diária recomendada
- Potássio: 21% da ingestão diária recomendada
- Quantidades relevantes de cobre, zinco, selênio, manganês, vitaminas B1 e B6, vitamina E e vitamina K.
Se você quer melhorar sua dieta, consulte um nutricionista para te passar a porção diária de feijão ideal para o seu organismo, para uma alimentação mais equilibrada e saudável, que irá te trazer muitos benefícios.