massagens para ajudar o bebê com prisão de ventre (1)

Massagens para ajudar o bebê com prisão de ventre

O bebê com prisão de ventre é um verdadeiro pesadelo para as mamães e papais de plantão. Esse é um quadro normal, que pode acontecer em diversas fases da vida e aparece principalmente quando há mudanças na alimentação.

massagens para ajudar o bebê com prisão de ventre (2)
Fonte/reprodução: original

Descubra as principais causas do bebê com prisão de ventre, como identificar e a melhor forma de evitar que o quadro ocorra.

Quais são os sintomas de um bebê com prisão de ventre?

Alguns sintomas podem ajudar a identificar se o bebê está sofrendo com a prisão de ventre, nesse caso, é bom a mamãe ficar atenta caso surjam sintomas como:

  • Diminuição da quantidade de evacuações na semana;
  • Inchaço abdominal;
  • Dor ou incômodo ao tocar na barriga;
  • Irritabilidade;
  • Choros sem motivos aparente;
  • Diminuição do interesse pela comida;
  • Fezes mais duras e secas.

Alguns sintomas podem passar despercebidos no começo, por serem confundidos com outros problemas ou até mesmo situações normais do dia a dia. Porém pioram de forma rápida e podem necessitar de intervenção médica depois de um tempo.

Quais as causas da prisão de ventre no bebê?

Existem algumas causas possíveis para o bebê com prisão de ventre, dentre elas, destacamos algumas:

Fórmulas

Alguns tipos de fórmulas podem acabar ressecando as fezes do bebê e causar a constipação. Principalmente se o bebê estava acostumado com leite materno e precisou começar a tomar fórmula.

Alimentação da mãe

Para os bebês que se alimentam do leite materno, a alimentação da mãe também influencia diretamente no bebê e pode causar diversos problemas, inclusive a prisão de ventre. Em alguns casos, a mãe precisa cortar alimentos como leite e derivados.

Desfralde

O desfralde também é um momento que pode mudar os hábitos das crianças e acabar causando prisão de ventre. Por isso, é de extrema importância que esse momento seja feito com cautela e respeitando os limites da criança.

Introdução alimentar

O momento da introdução alimentar também pode causar prisão de ventre, por conta da introdução de novos alimentos e ingredientes. Nesse momento, o ideal é sempre seguir as recomendações do pediatra ou até mesmo de um nutricionista infantil, para reduzir ao máximo as chances do bebê sofrer com prisão de ventre.

Quais as massagens para aliviar bebê com prisão de ventre?

Algumas massagens podem ajudar ao bebê com prisão de ventre, aliviando os sintomas e induzindo a evacuação. Para ajudar seu bebê, realize as seguintes massagens:

Massagem do reloginho

Segurando as pernas juntas, você pode dobrá-las e realizar movimentos em sentido horário. Dessa forma, os joelhos massageiam a barriga e consegue melhorar o trânsito intestinal e combater a constipação.

Massagem da bicicletinha

Segurando as perninhas do bebê, você realiza os movimentos como se estivesse pedalando. Na hora de fazer os movimentos, garanta que as coxas consigam pressionar a barriga, assim você consegue soltar as fezes com mais facilidade.

Massagem com as mãos

Usando suas mãos, aqueça um óleo esfregando uma mão na outra. Posicione as palmas das mãos, colocando uma leve pressão e arraste na barriga do bebê, no sentido dos pés. Comece gradualmente, pois o abdome pode estar sensível por conta da prisão de ventre e observe se ocorre algum tipo de incômodo.

Quais alimentos evitar prisão de ventre em bebês?

Para evitar o bebê com prisão de ventre, retire da alimentação dele e caso a mãe amamente, deverá também tirar de sua própria alimentação, alimentos como: maçã e pêra sem casca, banana-prata, goiaba, comidas congeladas, fast foods e principalmente alimentos ricos em açúcar. 

Lidar com bebê com prisão de ventre é realmente um sofrimento para os pequenos e seus responsáveis, mas o quadro pode ser evitado com massagens e alimentação correta. Caso perceba alguns dos sintomas, não deixe de conversar com o pediatra e siga as recomendações para que não volte a ocorrer.


Comments

Uma resposta para “Massagens para ajudar o bebê com prisão de ventre”

  1. […] disso você pode fazer massagens na parte abdominal da criança, pode fazer leves movimentos com a perna do bebê para ajudar a eliminar os gases, e um bom banho […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *