Peixe panga é carregado ou não

Peixe panga é carregado ou não?

O peixe panga é muito popular e comumente consumido na Europa e pelo Brasil, mas será que o peixe panga é carregado?

Alimentos popularmente conhecidos como carregados ou remosos são potencialmente inflamatórios para o organismo humano. Isso significa que pessoas que passaram por uma cirurgia recente devem evitar esses alimentos que normalmente são ricos em sódio, gordura animal e açúcar.

Para te ajudar a entender sobre o assunto, reunimos as principais informações e neste conteúdo você vai descobrir se o peixe panga é carregado, quais os benefícios, como consumir e muito mais.

O que é o Peixe panga?

Peixe panga é um termo utilizado para denominar peixes da família Pangasiidae que fazem parte do gênero Pangasius. A espécie é totalmente segura para consumo e exportação, além de ser um alimento bastante nutritivo.

O que é o Peixe panga
Fonte/Reprodução: original

O peixe ganhou o coração dos brasileiros e é bastante conhecido por ser de fácil criação e por render bastante, além de ser facilmente encontrado em comércios pelo Brasil.

Qual a origem do Peixe panga?

Encontrado em abundância no rio Mekong, situado no Vietnã, o peixe panga é criado e consumido há milênios naquela região. Atualmente ele não é apenas consumido no Vietnã, mas também é popular em outros países da Ásia, Europa e também no Brasil.

Quais as características do Peixe panga?

A principal característica do peixe panga é que ele é um peixe provido de couro, não de escama. Suas outras características físicas incluem cabeça pequena, boca larga e dentes pequenos e afiados.

O peixe panga é onívoro e costuma se alimentar de crustáceos, restos vegetais e outros. No entanto, quando criado em aquário, ele costuma aceitar qualquer tipo de alimento.

Quais os tipos de Peixe panga?

Ainda que existam uma variedade de peixes do gênero Pangasius, apenas duas espécies são criadas no rio Mekong. Essas incluem:

1- Pangasius bocourti

Essa espécie de peixe panga possui a cabeça arredondada e mais larga que longa. Normalmente ele é encontrado nas profundezas dos rios e em corredeiras.

2- Pangasius hypophthalmus

Essa espécie apresenta uma coloração prata na fase jovem e cinza escuro conforme cresce. Sua maneira de nadar é similar a do tubarão.

O Peixe panga é carregado?

O peixe panga é conhecido por ser rico em gordura e por isso muitos o associam a alimentos carregados ou remorsos, no entanto, não é correto afirmar que o peixe panga é carregado por conta disso.

Embora seja rico em gordura, o peixe panga não é carregado por ser rico em ômega 3, nutriente fundamental para o organismo humano que possui ação anti-inflamatória.

O Peixe panga é carregado
Fonte/Reprodução: original

Contudo, é importante ter cuidado ao consumir o peixe, pois por mais que não seja coerente afirmar que o peixe panga é carregado, existem alguns fatores que podem associá-lo a alimentos carregados considerando a sua alimentação.

Na natureza, o peixe panga se alimenta de restos e outros resíduos que podem estar contaminados. Já os que são cultivados recebem uma alimentação mais balanceada. Nesse sentido, para evitar riscos, é importante adquirir o peixe em locais de confiança, além de ter todo cuidado necessário com o preparo e quantidade de consumo.

Benefícios do consumo do Peixe panga

Existem muitos benefícios no consumo do Peixe Panga, afinal não é atoa que ele é um alimento altamente comercializado no Brasil. Agora que você sabe que não se pode afirmar que peixe panga é carregado, confira os seus principais benefícios:

1- Rico em ômega 3

O ômega 3 é um composto que auxilia no funcionamento do sistema nervoso prevenindo contra doenças como o Alzheimer, além de ser um excelente anti-inflamatório.

2- Alternativa econômica

O peixe panga é conhecido por ser uma opção econômica entre os peixes e por isso pode ser encontrado em diversos tipos de comércios pelo Brasil.

3- Peixe que rende

Outra característica da espécie é que ele rende até 50% dos filés, o que o torna ainda mais econômico.

4- Rico em proteína

O peixe também contém proteínas de alto valor biológico e gorduras boas. E apesar de não ser um alimento que profissionais da saúde não aconselham adicionar a dieta, ele é ideal para manter a saúde.

Como consumir o Peixe panga?

O peixe panga pode ser consumido de várias maneiras diferentes podendo ser grelhado, assado ou cozido. Assim como os demais peixes, ele também pode ser servido como prato principal ou acompanhamento.

Tabela nutricional do Peixe panga

Verificar a tabela nutricional dos alimentos é fundamental para saber quais nutrientes você estará consumindo. Confira abaixo as informações nutricionais de um filé grande de peixe panga cru:

TABELA NUTRICIONAL DO PEIXE PANGA

Sódio0.03 mg
Proteínas27.54g
Gorduras totais3.57g
Gorduras saturadas1.19g
Fibras0.00g
Carboidratos líquidos0.00g
Carboidratos0.00g
Calorias142.80 kcal

‌Ciente de que não é garantido que o peixe panga é carregado, você pode adicionar o alimento a sua dieta sem medo, mas tomando os devidos cuidados no preparo e o adquirindo em um local de confiança.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *