O cuscuz é um prato tradicional muito servido na região do Nordeste brasileiro, que conquistou o paladar de todo o país. É preparado com farinha de milho, com adição de outros ingredientes, que vão de temperos, carnes vermelhas ou brancas, e até opções mais leves como legumes e verduras.
Pode comer cuscuz na dieta?
Existem várias formas de preparo do cuscuz e seu valor calórico depende desse preparo. Se você segue uma dieta restritiva, cuidado com o excesso de cuscuz, principalmente dos acompanhamentos mais calóricos, como é o caso das carnes.

No geral, o cuscuz tem baixo valor calórico, além de ser um alimento rico em nutrientes benéficos, vitaminas e minerais.
Cuscuz engorda ou não?
Se consumido da forma adequada, o cuscuz não fará você engordar, mas para isso, é preciso consumi-lo dentro dos valores corretos de calorias diárias.
Para isso, invista em porções moderadas e substitua os acompanhamentos mais calóricos para que o prato fique mais saudável. Por exemplo, opte por ovo, legumes, sardinha ou até mesmo atum para acompanhar o seu cuscuz.
O que engorda mais cuscuz ou pão?
O pão francês tem como base o uso da farinha de trigo refinada, ou seja, é um alimento rico em carboidrato simples, que após consumido, consegue aumentar rapidamente a glicose no organismo.
Já o cuscuz é a base de milho, que tem valor calórico reduzido, quando comparado com pão. Ou seja, se for para fazer uma escolha mais saudável, o cuscuz é uma opção melhor do que o pão francês.
Qual o cuscuz mais saudável?
O cuscuz mais saudável é aquele cujos acompanhamentos são mais leves, como legumes. Ao se utilizar alimentos embutidos, ricos em sódio ou defumados, como por exemplo, salsicha, presunto e bacon, o cuscuz se torna uma bomba calórica.
Receita de cuscuz saudável
Para preparar um cuscuz nordestino saboroso e saudável, tenha em mãos os seguintes ingredientes:
- 02 colheres de sopa rasa de mix de chia + farelo de aveia + linhaça;
- 03 colheres de sopa de massa de milho;
- Sal
- Água em quantidade suficiente para umedecer a massa;
- 2 colheres de sopa de queijo minas ralado;
- Orégano à gosto.
Misture os ingredientes, menos o queijo. Com a massa úmida, coloque metade dela na cuscuzeira e insira o queijo, depois, coloque a outra metade da massa e ferva a mistura. Pronto! Seu cuscuz ficará delicioso e saudável.
Cuscuz com legumes
Caso queira uma opção incrível de cuscuz com legumes, prepare os seguintes ingredientes:
- 1 xícara de caldo de legumes caseiro
- 1 cenoura em cubos
- ½ pimentão verde em cubos
- ½ cebola roxa em cubos
- 1 xícara de tomates-cereja cortados ao meio
- 1 xícara de cuscuz marroquino
- Sumo de 1 limão
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 2 colheres (sopa) Salsa picada
- 2 colheres (sopa) de hortelã picada
- 6 azeitonas pretas picadas
- 6 colheres (sopa) de soja cozida
Ferva o caldo de legumes por 5 minutos em fogo alto. Prepare o cuscuz normalmente e adicione o caldo com os legumes. Espere o cuscuz esfriar e com um garfo solte ele da forma, depois acrescente os ingredientes que faltam.
Uma boa dica para tornar o seu cuscuz em uma opção mais saudável é aumentar o teor de fibras entre os ingredientes. Não tenha medo de tentar opções com legumes, diferentes temperos. Prove como fica com linhaça e chia.
Evite fazer cuscuz com carnes gordurosas e processadas, fuja dos embutidos e defumados. Um prato sozinho não é o responsável por fazer alguém engordar, e sim o hábito de vida e o consumo de calorias.