Cuscuz: entenda os benefícios e sua ação no intestino

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
Cuscuz Entenda Os Benefícios E Sua Ação No Intestino (1)

Table of Contents

O cuscuz é um alimento de herança Africana trazida até o Brasil na época da do processo de colonização do país. Em uma região do Norte da África, esse alimento era produzido com sêmola de cereais, principalmente do trigo. No Brasil, fizemos algumas modificações no alimento, e passamos a utilizar a farinha de milho. Isso fez com que o cuscuz de milho se tornasse bastante típico em nosso país, apesar de ter várias formas de produção em determinadas regiões.

Entre as receitas mais famosas, está a do cuscuz paulista, que vem acompanhado de ovo, azeitona, molho de tomate e sardinha; o cuscuz gaúcho que é composto em sua base de legumes e carne de charque;  e uma das mais populares que seria o cuscuz nordestino, que é feito com uma panela própria e cozido a vapor, acompanhado de manteiga, ovo, queijo, banana ou leite de coco.

O que é o cuscuz e seus benefícios ao organismo? 

Ao considerar o ponto nutricional do alimento, o cuscuz de milho é uma excelente fonte de carboidrato. Além disso, também é uma importante fonte de proteína, fibras e uma pequena quantidade de gordura.

Cuscuz Entenda Os Benefícios E Sua Ação No Intestino (2)
Fonte/Reprodução: original

A quantidade de fibras presentes nesse alimento é maior se for comparado a outros alimentos que tem uma riqueza em carboidratos, como pão, macarrão, arroz branco, a batata. Por isso, para quem quer diminuir a alimentação, é um ótimo alimento para dar saciedade e aumentar consideravelmente o nível de fibras.

Um dos grandes benefícios desse alimento em nosso corpo, é o fortalecimento do sistema imunológico. Afinal, como é composto de flocos de milho, ele tem em sua composição vitaminas A, B1 e ácido fólico, além das fibras já citadas. Uma pequena porção de cuscuz pode oferecer também, um bom funcionamento na saúde reprodutiva e no bom funcionamento da tireóide.

Engorda se comer muito o cuscuz?

Assim como qualquer alimento, o cuscuz deve ser consumido com moderação, pois pode sim engordar. Mas caso esteja dentro de uma dieta balanceada dentro de uma conjunção de nutrientes e uma quantidade máxima de calorias pré determinadas, o cuscuz pode ser utilizado até para fazer parte da dieta e perder alguns quilos. 

Para pessoas que desejam conquistar massa magra, é um alimento muito bom para ser consumido no pré treino, ou no pós treino, acompanhado de uma boa fonte de proteína como o ovo.

Afinal, cuscuz prende ou não o intestino?

Mesmo sendo um alimento com uma quantidade considerável de fibras, ele contém os flocos de milho em sua composição. Isso faz com que não seja um alimento muito apropriado para quem deseja soltar o intestino, pois a farinha é um dos principais vilões dessas situações.

Então caso ingira cuscuz, ele pode sim fazer com que prenda o intestino, mas caso use em uma dieta balanceada com alimentos ricos em fibras como as frutas e grãos, isso não irá ocorrer.

Quem não pode comer cuscuz?

Existem alguns mitos que informam que os diabéticos não podem ingerir cuscuz, pois ele ajuda no aumento de açúcar e insulina no sangue. Essa questão é um mito, o cuscuz aumenta sim os níveis de açúcar, mas caso coma com uma dieta balanceada, essa situação não irá prejudicar um portador de diabete. Basta seguir um plano nutricional correto, e aproveitar essa delícia culinária.

O cuscuz hoje está na mesa de muitos brasileiros, essa cultura é muito mais famosa no nordeste, mas atualmente está presente em todo o país. E a cada dia que passa, novas pessoas se adaptam ao cuscuz na alimentação.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
Veja também