O que tomar para aliviar a indigestão?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
O que tomar para aliviar a indigestão

Table of Contents

Saber como aliviar a indigestão é uma informação que pode ser muito útil para todos, uma vez que esse problema é bastante comum entre as pessoas, independentemente da idade e do sexo delas. Essa condição, também, costuma ser muito incômoda e desconfortável, que interfere muitas vezes na rotina das pessoas.

Por esses motivos, reunimos neste artigo as principais informações sobre como aliviar a indigestão de forma objetiva. Confira, aqui, o que fazer para aliviar esse problema e seus principais sintomas!

O que é a indigestão?

A indigestão, como o nome sugere, é uma condição observada assim que o processo digestivo de algum alimento específico ou grupo de alimentos é mal realizado. Isto é, quando a comida não é processada da maneira correta e no tempo adequado. Ela é caracterizada, principalmente, pelo surgimento de desconforto abdominal acompanhado, sobretudo, de dores e sensação de inchaço.

O que é a indigestão
Fonte/Reprodução: original

Estudos revelam que cerca de 25% das pessoas sofrem ou vão sofrer com esse problema em algum momento da vida. Por esse motivo, saber o que é e como aliviar a indigestão é muito importante. O primeiro passo, então, é observar seus sintomas mais comuns. São eles:

  • Desconforto ou dores estomacais;
  • Dor e queimação no peito;
  • Enjoo;
  • Queimação no estômago;
  • Sensação de saciedade mesmo antes de terminar a refeição;
  • Aumento na produção de gases e arrotos.

Nem todo mundo apresenta todos esses sintomas e, mesmo aqueles que os possuem, não os sentem na mesma intensidade – isso varia entre as pessoas. De toda forma, é interessante observá-los para, em seguida, saber como aliviar a indigestão de forma eficaz.

Quais as principais causas da indigestão?

Outra coisa interessante que pode ajudar a aliviar a indigestão é conhecer suas principais causas pois, a partir disso, é possível cortar o mal pela raiz. Na verdade, existem alguns fatores que podem estar relacionados entre si ou não, tudo depende do perfil comportamental da pessoa.

Quais as principais causas da indigestão
Fonte/Reprodução: original

As causas mais comuns são:

  • Maus hábitos alimentares (comer muito, rápido e mastigando pouco);
  • Consumo de alimentos muito gordurosos e temperados;
  • Fumar;
  • Uso de bebidas alcoólicas;
  • Ingerir bebidas gasosas ou com muita cafeína;
  • Ansiedade.

Isso mostra que a principal postura para aliviar a indigestão ou mesmo evitar o início do problema é mudar alguns hábitos. Se alimentar com inteligência e evitar algumas comidas específicas são meio caminho andado para mudar a situação.

Como evitar a indigestão?

Melhor do que ter que combater a indigestão, é nem sequer apresentar o problema. Para isso, existem algumas práticas simples e efetivas que podem fazer toda a diferença. Veja algumas das coisas que você pode fazer:

  • Se alimente com consciência (prefira porções pequenas e pare de comer quando já estiver satisfeito);
  • Mastigue bem a comida na hora das refeições;
  • Evite fumar;
  • Combata seu estresse e ansiedade;
  • Descanse bem;
  • Nunca se deite após comer (espere duas horas para isso);
  • Tenha controle sobre seu peso.

Com essas medidas, é perfeitamente possível ter uma vida alimentar equilibrada e sem o surgimento de problemas como a indigestão. Como ficou evidente, a principal coisa que tem que ser mudada aqui é o comportamento.

5 Dicas para aliviar a indigestão?

Há excelentes dicas quando o assunto é aliviar a indigestão propriamente. A maioria delas são simples e fáceis de implementar no cotidiano e, certamente, também são bem eficazes. Veja quais são:

Chá de hortelã

Uma das melhores dicas para aliviar a indigestão é consumir alguns chás. Entre eles, um dos mais recomendados é o de hortelã, uma vez que ele é um poderoso estimulante gástrico natural. A receita é simples: basta colocar 1 colher de folhas de hortelã em uma xícara de água fervente e esperar 5 minutos para beber.

Chá de boldo

Outra opção muito boa entre os chás, o boldo também melhora o funcionamento do sistema digestivo e, além disso, é um excelente desintoxicador, o que também ajuda a aliviar o intestino. Seu preparo deve ser feito colocando 1 colher de sopa das folhas em 1 litro de água. Basta ferver tudo, coar e beber (pode ser antes e depois das refeições).

Chá de erva-doce

A erva doce é mais uma arma natural poderosa para aliviar a indigestão de maneira efetiva. No seu caso, ela é ótima para combater o acúmulo de gases estomacais. Para preparar, basta colocar uma colher de chá das sementes da erva-doce em água fervente (1 xícara). Depois de alguns minutos, basta coar e tomar.

Suco de abacaxi com mamão

Para quem não é muito fã de chás, tem também boas opções de sucos para aliviar a indigestão. O de abacaxi com mamão, por exemplo, é muito bom. Isso porque a primeira fruta é rica em bromelina e, a segunda, em papaína, substâncias comprovadamente eficazes na melhoria do processo digestivo.

Para fazer o suco, basta usar uma fatia de cada fruta e um pouco de água (sem adicionar açúcar), onde um copo de 200ml do suco é a medida ideal.

Água com limão e bicarbonato de sódio

Por fim, outra receita interessante para aliviar a indigestão é a água com limão e uma pitada de bicarbonato de sódio. Essa mistura produz ácido carbônico, substância muito profícua na redução de gases e outros problemas desencadeados pela má digestão. Além disso, o limão também é ótimo para combater a acidez do estômago.

Para consumir essa mistura, basta separar 250ml de água em temperatura ambiente, espremer até três limões nele e adicionar uma pitada de bicarbonato de sódio. É preferível tomar em jejum.

Bem, com essas dicas práticas, agora você sabe como aliviar a indigestão do dia a dia e mesmo como evitar o problema. Lembre-se: mude seus hábitos se for necessário e alimente-se sempre com inteligência.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
Veja também