Ovo é carregado ou não

Ovo é carregado ou não?

Por se tratar de um dos alimentos mais consumidos do mundo, é comum que nos questionemos se o ovo é carregado ou não. Muito conhecido por conta da grande capacidade nutritiva, algumas pessoas acabam evitando o consumo do alimento por acreditar que ele pode causar inflamações e dificultar o processo de cicatrização.

Mas será que essa crença é verdadeira? Vamos descobrir isso neste post, onde além de descobrir se o ovo é carregado, conheceremos os seus benefícios e qual a melhor forma de consumi-lo.

Benefícios nutricionais do ovo

O ovo é um alimento simples, barato e fácil de se encontrar, mas é, principalmente, muito nutritivo. O ovo é considerado pelos especialistas uma fonte perfeita de proteínas, pois possui os nove aminoácidos essenciais, que só podem ser obtidos pela alimentação.

Ele também é um polivitamínico, com excelentes quantidades de vitaminas A, D, E e também do complexo B. Isso retarda o envelhecimento e previne o surgimento de doenças cronicas, como o câncer, por exemplo.

Benefícios nutricionais do ovo
Fonte/Reprodução: original

O ovo também é um alimento muito rico em minerais, como ferro, fósforo, manganês, potássio, selênio e zinco. Esses minerais evitam a anemia, fornecem energia para o corpo, fortalecem o sistema imunológico e contribuem para o desenvolvimento muscular.

Outro benefício que o ovo pode nos trazer é a redução dos níveis de colesterol ruim (LDL) em nosso corpo, aumentando o colesterol bom (HDL). Agora que conhecemos todos os benefícios desse poderoso alimento, vamos descobrir se o ovo é carregado ou não.

Ovo é carregado?

Por muito tempo foi espalhado o boato de que o ovo é carregado, mas a verdade é que essa informação é apenas uma meia verdade. O ovo apresenta pouquíssimas propriedades que causam inflamações ou que interferem na cicatrização.

Na verdade, a quantidade de proteínas presente no ovo pode ajudar no processo de cicatrização, já que elas estão relacionadas a regeneração de tecidos. Porém, pessoas que apresentem algum tipo de alergia a esse alimento devem evitá-lo. Por isso, podemos dizer que a afirmação de que o ovo é carregado é uma verdade parcial.

Qual a quantidade ideal de ovo por dia?

A quantidade ideal de ovo pode variar dependendo da pessoa. Aspectos como sexo do indivíduo, peso, nível de treinamento e recomendações médicas podem influenciar na quantidade a ser consumida.

Qual a quantidade ideal de ovo por dia
Fonte/Reprodução: original

Uma pessoa saudável que não pratique atividade física de alta intensidade deve consumir até 3 ovos por dia. Já para praticantes de atividades físicas, o ideal é ingerir o dobro disso, ou seja, 6 ovos diariamente.

Por mais que os ovos nos tragam benefícios, o seu consumo em excesso pode ser prejudicial para saúde, pois pode desequilibrar as funções renais e hepáticas do corpo. Já entendemos se o ovo é carregado e vimos quantos devemos consumir, mas e quanto a forma de ingerir? Vamos ver a seguir.

Como devo consumir o ovo?

Existem diferentes formas de se consumir o ovo. Ele pode ser preparado como omelete, frito, mexido e cozido. Porém, a forma mais saudável de se consumir o ovo é cozido. Quando preparado desta forma, o ovo tem os seus nutrientes e calorias preservados.

Quando fritamos o ovo, o calor faz com que ele perca a maioria de seus nutrientes, além de ocorrer um aumento nas calorias devido à gordura utilizada no preparo. Mas também existem formas saudáveis de fritar o ovo, utilizando água ou uma fonte de gordura saudável como azeite.

Assim, se você está com alguma inflamação ou passando por um processo de cicatrização, não precisa mais se preocupar se o ovo é carregado. Se consumido com moderação e na quantidade certa, o ovo só nos trará benefícios.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *