Veja 5 dicas de alimentação para fazer durante o tratamento de câncer de mama

Veja 5 dicas de alimentação para fazer durante o tratamento de câncer de mama

O câncer de mama atinge centenas de milhares de mulheres em todo o mundo. Além do tratamento médico convencional, é importante adotar hábitos saudáveis para auxiliar no combate a doenças. Nesse artigo, apresentamos 5 dicas de alimentação que podem ser seguidas durante o tratamento de câncer de mama. 

O que é o câncer de mama?

Câncer de mama é uma doença onde as células anormais se multiplicam e formam um tumor no tecido mamário. 

Esse tipo de câncer pode ocorrer tanto em mulheres quanto em homens, porém é mais comum em mulheres já que as mulheres possuem maior exposição a hormônios femininos, como estrógeno e progesterona, que podem estimular o crescimento de células anormais nas mamas, causado assim o câncer de mama. 

O que é o câncer de mama?
Fonte/Reprodução: original.

Normalmente, o câncer de mama surge nas células que cobrem os ductos ou os lobos da mama, e pode se ampliar para outros locais do corpo se não for cuidado precocemente.

Quais as causas do câncer de mama?

O câncer de mama é uma enfermidade multifatorial, com várias fontes que podem colaborar para a sua evolução. As principais causas e fatores de risco associados incluem:

  • Fatores genéticos;
  • Histórico familiar;
  • Idade;
  • Exposição hormônios;
  • Obesidade;
  • Consumo excessivo de álcool;
  • Exposição à radiação e tabagismo.

No entanto, é importante lembrar que muitas situações de câncer de mama ocorrem em mulheres sem nenhum fator de risco aparente, e nem todas as mulheres que possuem fatores de risco desenvolvem a doença.

Quais os sintomas do câncer de mama?

Os sintomas deste tipo de câncer podem diferenciar de pessoa para pessoa, e nem todas as pessoas apresentam sintomas. No entanto, alguns dos mais comuns incluem:

  • Presença de nódulo ou espessamento na mama;
  • Dor ou sensibilidade na mama;
  • Alteração na forma ou aparência da mama, como afundamento ou inversão do mamilo;
  • Vermelhidão, inchaço, descamação da pele da mama ou da aréola;
  • Secreção saindo do mamilo, especialmente se for sanguinolenta;
  • Sensação de caroço ou endurecimento na mama.

Muitas das vezes os sintomas podem estar presentes em outras condições benignas, sendo fundamental procurar um médico para um diagnóstico preciso.

5 dicas de alimentação para fazer durante o tratamento de câncer de mama

A nutrição adequada durante o tratamento do câncer de mama pode ajudar a manter a energia e a fortalecer o sistema imunológico. Aqui estão 5 dicas de alimentação para quem passa por esse tratamento:

  1. Coma alimentos ricos em proteínas:

As proteínas são essenciais para a construção e restauração dos tecidos do corpo. Opte por alimentos como carne magra, frango, peixe, ovos, tofu e legumes.

  1. Consuma fritas e legumes:

As frutas e legumes são ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes que auxiliam a combater o câncer e a proteger o corpo. Escolha alimentos coloridos, como folhas verdes, cenouras, tomates, brócolis e frutas cítricas.

  1. Mantenha-se hidratado:

A hidratação é fundamental durante o tratamento de câncer de mama, pois ajuda a manter o corpo funcionando adequadamente e a evitar a desidratação. Consuma pelo menos 2 litros de água todo dia.

  1. Fuja dos alimentos processados e com alta taxa de açúcar:

Esses alimentos podem aumentar a inflamação do corpo e afetar negativamente o sistema imunológico. Opte por alimentos frescos e naturais sempre que possível.

  1. Faça pequenas refeições frequentes:

Fazer pequenas refeições a cada 2-3 horas ao longo do dia pode ajudar a manter os níveis de energia e a evitar náuseas ou indigestão. Tente incluir proteínas e carboidratos saudáveis em cada refeição.

5 dicas de alimentação para fazer durante o tratamento de câncer de mama
Fonte/Reprodução: original.

Também é muito importante realizar o autoexame das mamas e não deixe de realizar exames de rotina para detecção precoce do câncer de mama. Essa é uma medida crucial para garantir que o câncer seja diagnosticado no estágio inicial, assim amplia as chances de cura. Além disso, o exame de mama pode ser realizado por um profissional da saúde, que irá avaliar a presença de qualquer alteração nas mamas, como nódulos ou espessamentos. 


Comments

Uma resposta para “Veja 5 dicas de alimentação para fazer durante o tratamento de câncer de mama”

  1. […] selênio e zinco. Esses minerais evitam a anemia, fornecem energia para o corpo, fortalecem o sistema imunológico e contribuem para o desenvolvimento […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *