Imunidade: 5 dicas para melhorar a sua!

Imunidade: 5 dicas para melhorar a sua!

Se gripes e resfriados frequentes têm sido constantes em sua vida, sua imunidade por estar baixa, mas a boa notícia é que com a mudança de alguns hábitos é possível tornar seu sistema imunológico mais forte. 

O sistema imunológico, trata-se de um conjunto de tecidos, células e órgãos responsáveis por defender nosso organismo de ameaças externas, ou seja, as doenças. 

Confira neste post 5 dicas de como melhorar a sua imunidade, além de saber os alimentos e frutas capazes de fazer com que ela esteja sempre em alta. 

Como funciona a imunidade em nosso corpo?

A imunidade sempre entra em ação quando um corpo estranho entra em contato com o nosso organismo, com o sistema imunológico ativado começa o trabalho de combate a esse corpo estranho, o que pode gerar em seu corpo diversas reações a fim de expulsar esse agente de seu organismo. 

Essas reações são a resposta de sua imunidade para combater o corpo estranho que entrou em seu corpo, outros métodos de defesa também entram em ação a depender do tipo de agente estranho. 

Como funciona a imunidade em nosso corpo?
Fonte/Reprodução: original.

No sistema imunológico, existem dois tipos de resposta, onde quando uma não dá conta de realizar a expulsão do corpo estranho a outra entra em ação, e assim temos a imunidade inata – que nasce conosco e que de forma imediata trabalha para combater os invasores estranho em um corpo. 

E a imunidade adaptativa – que ao longo da vida é desenvolvida, conforme a exposição que sofremos ao longo da vida, o corpo vai aprendendo a combater cada infecção de maneira específica. 

5 Dicas para melhorar a sua imunidade

A mudança de alguns hábitos em sua vida podem te ajudar a potencializar a sua imunidade, confira algumas dicas e veja como manter seu sistema imunológico sempre em alta.  

Alimentação saudável 

Manter a alimentação balanceada é a base para prevenir e tratar muitas doenças, isso porque os nutrientes presentes nos alimentos fazem com que o corpo se fortaleça e deixa seu sistema imunológico mais forte. 

Tenha boas noites de sono 

Enquanto dormimos, o corpo entra em momento de descanso e o organismo aproveita para manter todo o funcionamento regulado. Um sistema imunológico em alta é aquele que consegue recuperar as energias gastas com as atividades do dia, sendo necessário dormir entre 7 e 8 horas de sono por dia para recuperar o que foi perdido. 

Tome Sol 

A vitamina D, presente no sol, é um importante componente para manter a imunidade em alta, isso porque a luz do sol auxilia no fortalecimento do corpo, além de energizar as células T do organismo, responsável por eliminar os agentes estranhos do corpo. 

Pratique exercícios físicos 

A prática de atividades físicas também é um excelente componente para manter a imunidade alta, isso porque ajuda a manter o peso ideal, seu condicionamento além de melhorar a saúde cardiovascular, além de reduzir os efeitos do estresse, pois com a prática dos exercícios um aumento considerado de Linfócito T é ocasionado, e potencializa a sua imunidade. 

Mantenha a vacinação em dia 

Além da alimentação, a prática de exercícios e o hábito de tomar sol, manter sua carteira de vacinação em dia também é importante para que sua imunidade esteja sempre alta. 

Isso porque a vacinação nada mais é do que a geração de anticorpos de vírus ou bactérias sem a necessidade de se ficar doente, através do próprio agente causador em menor escala, dessa forma caso fique seu corpo já saberá o que fazer para se defender do invasor. 

Manter a imunidade alta é cuidar do seu bem-estar e do bom funcionamento de seu corpo, evita que agentes estranhos se instalem. 

O que é bom para aumentar a imunidade rápido?

Adotar mudanças de hábito é a forma mais rápida de conseguir levantar sua imunidade, especialmente na alimentação, onde se encontram a maioria das vitaminas e nutrientes necessários para o bom funcionamento de seu organismo. 

O que é bom para aumentar a imunidade rápido?
Fonte/Reprodução: original.

Por isso, alinhar uma boa alimentação a outras práticas que ajudam a potencializar a imunidade é essencial para que seu organismo esteja sempre protegido. 

Qual é a fruta que aumenta a imunidade?

As frutas mais indicadas para aumentar a imunidade são as cítricas (kiwi, laranja, limão, tangerina, e morango), pois elas são ricas em fibras, vitamina C e ajudam a potencializar as propriedades anti-inflamatórias e imunidade corporal, além de dar resistência às possíveis infecções. 

Manter a imunidade alta ajuda a manter seu corpo protegido dos agentes estranhos, melhorando sua saúde e potencializa a sua qualidade de vida. 


Comments

Uma resposta para “Imunidade: 5 dicas para melhorar a sua!”

  1. […] kiwi também é uma boa fonte de vitamina C, vitamina E, luteína e zeaxantina, nutrientes que desempenham um papel importante na saúde dos […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *