fubá engorda como preparar de forma super saudável!

Fubá engorda? Como preparar de forma super saudável!

Muitos se perguntam se o fubá engorda. Isso porque, este alimento está presente na alimentação de muitos brasileiros. O fubá é uma espécie de farinha bastante fina e feita a partir das espigas de milho. Por ser muito versátil, ele é utilizado em diversos tipos de pratos doces e, também, salgados. Então, será que o fubá engorda?

Confira tudo sobre este alimento e conheça as dicas de um preparo mais saudável.

Será que o fubá engorda?

Quando consumido em altas quantidades, o fubá engorda. Isso se dá por causa dos grandes níveis de carboidratos que tornam este alimento altamente calórico. Porém, assim como toda comida, quando o fubá é consumido em quantidades adequadas, o ganho de peso relacionado a ele não é algo preocupante.

será que o fubá engorda
Fonte/Reprodução: original

Devemos lembrar que o carboidrato se transforma em açúcar, por isso é considerado o vilão de pessoas que desejam perder peso ou até mesmo que tenham restrições ao mesmo, como é o caso de diabéticos. Por isso, como o fubá engorda, seu consumo deve ser feito com moderação e em quantidades razoáveis.

O que é o fubá?

Agora que sabemos que o fubá engorda, é importante também conhecê-lo. O fubá é um tipo de alimento feito a partir do milho, que é moído até gerar essa farinha fina. Ele é considerado um ingrediente extremamente versátil, pois é utilizado em diversos tipos de receitas brasileiras, estando presente tanto em pratos doces, quanto pratos salgados.

O fubá chegou ao Brasil através dos portugueses. Porém, somente no século XVIII ele foi implantado em diversas receitas por conta dos tropeiros. Na época, eles costumavam substituir a tradicional farinha de mandioca pelo fubá.

Hoje, o prato mais conhecido feito pelo fubá é o típico bolo de fubá, que é feito intensamente em épocas de festa junina aqui no Brasil.

Valores nutricionais do fúba

Por ser uma fonte de carboidrato (aproximadamente 79g), o fubá engorda facilmente quando consumido em altas quantidades. Além do carboidrato, o fubá disponibiliza os seguintes valores nutricionais:

  • 370 calorias
  • 7 g proteínas
  • 3,9 g fibras
  • 0.2 g gordura saturada
  • 7 mg sódio
  • 142 mg potássio
  • 1.6 g açúcares
  • 1.1 mg ferro

Esses valores nutricionais levam em consideração 100 gramas de fubá tradicional como referência. Além disso, os valores são idênticos aos da farinha de milho, que difere apenas na consistência.

Benefícios para saúde do consumo do fubá

O fubá engorda, mas também é capaz de trazer benefícios à saúde. Ele é um excelente alimento contra o combate a anemia e ainda pode ser consumido sem problemas por pessoas celíacas, pois não contém traços de glúten. Além do mais, o fubá é muito atribuído a mulheres grávidas, pois possui ácido fólico, um elemento que contribui na formação do bebê.

Pessoas que praticam treinos para ganho de massa muscular também utilizam o fubá no pré-treino, pois os nutrientes fornecidos são fundamentais para que elas aguentem o esforço físico sem que sintam fadiga muscular.

Modos de preparo do fubá e quais os mais saudáveis

Considerado um alimento versátil, o fubá está presente em muitas receitas e com diferentes modos de preparo. Para a receita com fubá ser saudável, é preciso prestar atenção nos complementos que são utilizados.

modos de preparo do fubá e quais os mais saudáveis
Fonte/Reprodução: original

Muitas receitas podem levar muito açúcar, gordura e outros ingredientes que fornecem um maior ganho calórico. Por outro lado, existem receitas mais saudáveis em que o fubá é o protagonista. Confira a seguir esses modos de preparo saudáveis:

Empanos com fubá

Com o fubá é possível substituir ingredientes ainda mais calóricos na hora de empanar alimentos. Para isso, basta escolher o que vai empanar, como iscas de peixe e frango, temperar o fubá com sal e realizar o processo de empanamento tradicional. O alimento deve receber uma camada de ovos batidos e depois ser colocado no fubá temperado com sal e, caso deseje, outros temperos naturais secos.

Com isso, é possível obter uma camada crocante e ainda mais saudável do que a feita com farinha de trigo, biscoitos ou outros. Essa é uma alternativa totalmente segura para celíacos.

Salgadinho de fubá

Para quem deseja uma alternativa saudável de salgadinhos essa é a dica. Nessa receita, basta utilizar 1 xícara de fubá, 1 xícara de farinha de trigo, 2 ovos, água e sal. Ao formar uma massa consistente, ela pode ser aberta com um rolo e cortada no formato de triângulos. Após fritá-las em óleo quente, o ideal é temperar com condimentos e servir com molhos.

Onde encontrar excelentes receitas de fubá?

No site Bons de Garfo é possível encontrar milhares de receitas saborosas com a utilização de fubá. São receitas de bolos, tortas e outros pratos saborosos. Por isso, se deseja trabalhar melhor com este ingrediente, lá é o lugar ideal.

É verdade que o fubá engorda, mas também que esse é um alimento indispensável por sua versatilidade e seus benefícios.

 


Comments

2 respostas para “Fubá engorda? Como preparar de forma super saudável!”

  1. […] além de ser uma fonte rica em nutrientes importantes para a saúde. A castanha-de-caju é um alimento versátil que pode ser consumido de diversas maneiras, desde como lanche até como ingrediente em receitas […]

  2. […] pessoas começar o dia comendo um pão com manteiga, acompanhado de uma xícara de café, mas qual a melhor e mais saudável opção de alimento para começar o […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *