Comer torresmo engorda?

Comer torresmo engorda?

Um torresminho com limão é muito bom, mas será que torresmo engorda? Essa é uma questão que pode incomodar muita gente diante de uma porção de torresmo e o medo de acabar estragando a dieta. 

Vamos então descobrir se o torresmo engorda e em que medida podemos consumir esse alimento sem estragar nossa rotina alimentar. 

Saiba se o torresmo engorda

O torresmo é um alimento muito popular na cultura brasileira, consumido em porções nos barzinhos e botecos, ou como acompanhamentos em pratos como feijoada

O torresmo é obtido a partir da pele do porco. A pele retirada do animal com sua gordura é picada e frita em um óleo muito quente, mas em pouca quantidade devido a gordura presente no próprio couro suíno. Essa pele é salgada e servida frita, geralmente em pequenas porções. 

Saiba se o torresmo engorda
Saiba se o torresmo engorda. Fonte/Reprodução: original.

Qualquer um ao ouvir essa descrição imagina o torresmo como um alimento muito calórico e bastante gorduroso. E é mesmo. Então o alimento está vetado para o consumo? Já isso depende. 

Embora o torresmo seja realmente gorduroso e calórico, na verdade é uma ótima fonte de gorduras e para uma dieta low carb, por exemplo, ele é um prato livre de restrições já que torresmo não tem nenhuma quantidade de carboidrato ou de açúcar.

Para quem é adepto da dieta low carb o torresmo entra como um alimento que abastece bastante as energias. Mas mesmo para quem está de dieta a energia e a gordura do torresmo pode ser gasta facilmente, principalmente se comer com moderação.

Quais nutrientes e calorias do torresmo?

Já comentamos que o torresmo não tem açúcar e nem carboidratos, mas quais nutrientes e calorias o torresmo apresenta de fato? Para 100g de torresmo nós temos 696,6 calorias. O que é bastante. Já as quantidades de gorduras que o torresmo apresenta são: 

  • Gordura Monoinsaturada: 26,2g;
  • Gordura Saturada: 20,0g;
  • Gordura Poliinsaturada: 14,6g;
  • Total: 64,3g.

Além disso, o torresmo apresenta muita proteína, cerca de 27,3g para cada 100g de torresmo. O alimento também é rico em fósforo e potássio.

Comer torresmo tem algum benefício ou malefício para o organismo?

Como vimos, o torresmo é um alimento muito energético com altos valores de proteína e calorias. Isso faz dele um alimento ótimo quando você quer recuperar energia ou armazená-la. O problema do torresmo é a quantidade de gordura que ele apresenta. Mas em conjunto isso é bom ou ruim? 

Comer torresmo tem algum benefício ou malefício para o organismo?
Benefícios e malefícios do torresmo. Fonte/Reprodução: original.

Tudo depende da quantidade de torresmo que será ingerida. Na verdade, comer uma porção de torresmo esporadicamente certamente estará ingerindo calorias, mas não há nenhum mal, além disso. Você só receberá uma grande quantidade de energia, mas que será gasta de forma natural pelo corpo no dia a dia. 

Já em excesso, caso o torresmo seja consumido todo dia, por exemplo, o alimento pode causar problemas muito maiores do que engordar, um deles é o aumento do mau colesterol. Para pessoas com restrições alimentares como diabéticos e hipertensos o cuidado com o torresmo deve ser ainda maior.

Como comer torresmo de forma saudável?

Se você ama torresmo e não quer deixar de consumir o alimento só porque engorda, não fique com remorso! Até mesmo o fato do torresmo engordar só é um problema quando o consumo é excessivo. Caso você consuma torresmo de forma bastante esporádica em sociais com os amigos ou em alguns finais de semana você está bastante seguro. 

Pessoas que praticam exercícios estão ainda mais livres de qualquer efeito negativo que o torresmo possa trazer, porque irão gastar de forma ainda mais adequada as calorias presentes no alimento. Então pode continuar consumindo o torresmo sem culpa, mas com consciência!


Comments

Uma resposta para “Comer torresmo engorda?”

  1. […] o fubá engorda. Isso se dá por causa dos grandes níveis de carboidratos que tornam este alimento altamente calórico. Porém, assim como toda comida, quando o fubá é consumido em quantidades adequadas, o ganho de […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *