Chupar bala engorda?

Chupar bala engorda?

Um dos doces mais tradicionais de toda a humanidade é a bala, mas até mesmo pela sua natureza e pela forma que a consumimos muitas pessoas têm a dúvida se chupar bala engorda. 

Afinal, não ingerimos diretamente o docinho, mas ficamos apenas saboreando sua doçura. Há inúmeros elementos nas balas que podem ter reações diferentes no organismo humano. Se você quer ficar por dentro e saber algumas informações sobre a guloseima e principalmente se a bala engorda, continue conosco no artigo abaixo! 

Chupar bala engorda ou não?

Existem vários fatores que fazem da boa e velha balinha uma guloseima muito famosa. Algumas têm propriedades refrescantes e melhoram o hálito, e ela é um alimento utilizado muitas vezes para dar a impressão de saciedade ou até para relaxar.

Chupar bala engorda ou não?
Balinhas coloridas. Fonte/Reprodução: original.

Muitas pessoas preferem saborear a bala ao invés de “quebrar a dieta” com um bolo ou algo mais sólido na expectativa de que bala não engorda, pois afinal, não engolimos o doce. 

Mas as coisas podem não ser bem assim. Se sua dúvida é se a bala  engorda, saiba que sim, pode acontecer caso o uso seja excessivo, todos os dias e mais de uma balinha por dia, por exemplo. 

A bala tem inúmeros componentes químicos como a glicose que pode causar acúmulo de gordura. Vamos entender mais abaixo sobre os componentes do alimento e do porquê a bala engorda em algumas situações. 

Quais ingredientes mais comuns nas balas?

Como dissemos, alguns dos ingredientes que costumam ser encontrados nas balas podem fazer com que seu consumo em excesso faça com que a pessoa engorde. Então vamos conhecer alguns deles: 

  • Xarope de milho;
  • Glicose;
  • Gordura vegetal;
  • Açúcar;
  • Componentes químicos como aromatizantes;
  • Corantes.

O consumo de bala engorda justamente por conta desses ingredientes presentes na maior parte das composições desse docinho. Agora conhecemos os culpados. 

Média de calorias de uma bala 

Para as pessoas com uma dieta regrada é muito mais fácil se basear na quantidade de calorias que podem ingerir no dia a dia, e aqueles que praticam esportes já contam com isso na hora de planejar os exercícios. Esses, além de saber que bala engorda quando consumida demais, provavelmente também querem saber quais as calorias do alimento.

Média de calorias de uma bala
Balas e suas calorias. Fonte/Reprodução: original.

A maioria das balas tem uma média de 30 calorias a cada 7 gramas do docinho. O que é um tanto surpreendente porque duas balinhas por dia já equivalem a mais do que algumas frutas, até mesmo mais do que um copo de leite!

Quem tá fazendo dieta pode chupar bala?

Todos concordam que bala é uma delícia e é muito fácil de ser guardada, carregada e consumida. Ninguém pode comer em uma reunião formal, mas todos podem chupar uma balinha. Tudo isso faz desse docinho ser muito prático. 

Mas agora que já sabemos que bala engorda em certas ocasiões, será que quem está realizando uma dieta restritiva pode consumir bala? Bem, tudo depende de como é essa dieta. 

Se a ideia é cortar todo tipo de caloria desnecessária, então é melhor não consumir. Porém, se a dieta for um tanto mais elástica, dá para encaixar uma balinha ou outra ocasionalmente sem estragar a dieta

Chupar bala e o consumo diário de açúcar

Mas atenção, algumas pessoas devem tomar um cuidado mais rigoroso com o doce e entre essas pessoas estão quem sofre com diabetes, por exemplo. 

Algumas balas como a de caramelo apresentam altas concentrações de açúcar, um perigo para pessoas que não podem consumir a substância. Então nesses casos o problema não é apenas se a bala engorda, mas se põe em risco sua saúde. 

Agora que já sabemos se a bala engorda ou não e outras informações sobre o alimento, você já pode calcular como ou se pode inseri-la em sua dieta!


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *