Leite De Vaca Prende O Intestino Benefícios E Malefícios (1)

Leite de vaca prende o intestino: Benefícios e malefícios

O leite é um dos alimentos que mais se consome pelos seres humanos, tanto o leite em seu estado puro, como derivados dele como queijos, iogurtes, entre outros. A sua fama não é à toa, já que é um componente rico em lactobacilos vivos, bactérias que fazem funções importantes no organismo.

Devido a ser um alimento bem completo em termos nutricionais, o leite geralmente costuma ser uma opção na mesa para completar o cardápio. Porém, a sua versão mais forte, o que vem direto da vaca, não é recomendado para certos tipos de pessoas por causa do seu alto teor de gordura e de outras coisas que serão vistas adiante, bem como cuidados para uma boa ingestão.

Quais benefícios do leite de vaca?

Assim como foi dito, o leite de vaca é extremamente nutritivo e importante para os seres humanos. Isso se deve principalmente à quantidade de nutrientes. Dentre eles, os que estão em maior quantidade são as proteínas, cálcio, vitamina B12 e iodo.

Leite De Vaca Prende O Intestino Benefícios E Malefícios (2)
Fonte/Reprodução: original

Além desses, outro ponto importante do leite de vaca é o magnésio, componente importante para a formação óssea e muscular. Por isso, o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS) recomenda que crianças com idade de um a três anos consumam até meio litro de leite de vaca por dia.

Por que não é aconselhado o consumo de leite de vaca para bebês?

Esse alimento não é recomendado até o bebê completar ao menos um ano de idade justamente pelo organismo do bebê não estar preparado para digerir algo tão forte e complexo nessa fase da vida. Caso seja consumido, sintomas como diarreias e baixo peso são as consequências mais comuns.

Como o leite de vaca reage no intestino?

Diferente dos efeitos causados no intestino imaturo, o leite de vaca quando é utilizado em pessoas acima de um ano de vida possuem muitos benefícios por causa de sua composição já citada. Entretanto, um ponto importante é que esse alimento não pode ser consumido em grandes doses.

O porquê disso é que o leite de vaca já vem a lactose quebrada, isso faz com que o organismo possa parar de produzir a enzima responsável por esse trabalho, o tornando assim mais intolerante. O certo é procurar um nutricionista antes de consumir um alimento desse porte.

Que malefícios pode ter o consumo do leite de vaca? 

A depender da capacidade do organismo da pessoa, os efeitos ao consumir leite de vaca podem ser os mesmos dos bebês com menos de um ano, ou seja, diarréias, cólicas fortes, má absorção de nutrientes pela complexidade das moléculas, entre outras consequências. Apesar do leite de vaca ser um alimento bem completo, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para evitar consequências ruins.

Bem, chegamos ao fim! Espero que com tudo que foi mostrado, todas suas dúvidas quanto aos efeitos que o leite de vaca causa no intestino tenham sido esclarecidos. Se curtiu o conteúdo, não esqueça de compartilhar para que outras pessoas tenham acesso à informação e para continuar com uma dieta favorável ao seu intestino, continue as leituras dos posts do site. 


Comments

3 respostas para “Leite de vaca prende o intestino: Benefícios e malefícios”

  1. […] para distinguir a incapacidade (completa ou parcial) da digestão do açúcar existente em leite e derivados. Esse desagradável acontecimento ocorre quando o organismo não tem meios de produzir a enzima […]

  2. […] resposta é simples: não. Foi criada uma crença de que algumas frutas misturadas com leite fazem mal, mas essa é uma informação sem fundamento na ciência, apenas um mito […]

  3. […] A maioria das balas tem uma média de 30 calorias a cada 7 gramas do docinho. O que é um tanto surpreendente porque duas balinhas por dia já equivalem a mais do que algumas frutas, até mesmo mais do que um copo de leite! […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *