Sejam bem vindos ao Prende o Intestino. Site feito por pessoas que possuem problemas de intestino preso ou solto e que buscam soluções naturais e seguras para esses problemas. Obs: Site supervisionado por um Enfermeiro e um Psicólogo!
Será que a batata inglesa prende o intestino?
Um dos alimentos mais queridos pelos brasileiros seja na sua versão assada, amassada no purê, compondo uma sopa, fritas, chips, recheada ou cozida, a batata inglesa está presente em todo o mundo. Podemos, porém, amar a batata sem saber dos inúmeros benefícios que esse tubérculo cheio de nutrientes traz ao nosso organismo. Ela não deve ser ingerida em grandes quantidades, principalmente por quem já sofre de obstrução intestinal, a chamada prisão de ventre.
Qual a história da batata inglesa?
Apesar de receber esse nome, a batata inglesa provém do nosso continente, sendo cultivada por mais de sete séculos antes de chegar ao continente europeu. Foram os incas – além de outras tribos indígenas, – que apresentaram a cultura alimentar da batata aos colonizadores das Américas, espanhóis e ingleses, dando origem ao título “inglesa”.
O primeiro cultivo ocorreu na região dos Andes e ilhas do Chile. Tendo sido a base da dieta dos povos andinos por, pelo menos, 8 milênios, a batata tornou-se alimento fundamental no prato dos europeus, norte americanos e latino americanos apenas 2 séculos após a principal espécie deixar a América do Sul.
Quais os benefícios da batata inglesa?
Os vários benefícios da batata inglesa podem ser surpreendentes para quem já a consome com frequência sem se atentar ao seu valor nutricional. Ela possui pouca quantidade de gordura, portanto não engorda; o que pode fazer isso são os óleos ou outras comidas que servem de acompanhamento.
Fonte de vitaminas B6 e C, esse tubérculo contribui para o bom funcionamento do cérebro. E é não só isso: a batata é rica em cobre e ferro, nutrientes que ativam o trabalho do órgão. Outros sais minerais encontrados nela, como zinco, fósforo, magnésio e cálcio reforçam a estrutura óssea e auxiliam na produção de colágeno.
Além disso, são ricas fontes de potássio, ultrapassando até a quantidade que possuem as bananas. Por isso, ela é forte aliada na baixa da pressão arterial.
Reduz o estresse
Para quem tem problemas de noites mal dormidas e estresse, a batata pode agir como uma espécie de remédio. Isso porque tem presente o ácido gama-aminobutírico, chamado também pela sigla GABA, que reduz o estresse e funciona deixando o corpo relaxado.
É verdade que a batata reduz o envelhecimento da pele?
Alguns dos componentes da batata, como as vitaminas B e C, são importantíssimos para manter a saúde da pele em dia. Fortalece o sistema imunológico, esses nutrientes ajudam a prevenir problemas relacionados aos raios solares, acne e psoríase, deixa a pele mais macia e limpa.
Batata inglesa prende ou solta o intestino?
A batata inglesa não é o alimento mais recomendado para quem já sofre de constipação intestinal, ou prisão de ventre. Apesar de possuir grande quantidade de água, a batata inglesa sem casca é muito pobre em fibras, o que desmotiva o intestino a funcionar adequadamente. Um tipo de batata preferível a quem quer soltar o intestino é a batata doce.
Como a batata inglesa pode ser prejudicial ao organismo?
Ingerida em excesso, a batata inglesa pode se tornar prejudicial à dieta. Isso vai depender também da forma como ela é feita para o prato, mas o alto índice de carboidratos e dos vários nutrientes que a compõem deve ser levado em conta na hora do consumo. Se a pessoa estiver em tratamento de problemas do coração ou dos rins, é importante se atentar à quantidade excessiva de fósforo e potássio.