Probiótico saiba o que são e se prende o intestino

Probiótico: saiba o que são e se prende o intestino

Conhecidos como lactobacilos vivos, os probióticos estão presentes em alimentos que prometem nutrir e prevenir doenças. Eles são geralmente consumidos quando se tem problemas intestinais a fim de repor a microbiota do intestino. Mas afinal, o probiótico prende o intestino? Continue a leitura e descubra agora todas as informações sobre os probióticos.

O que são probióticos?

Eles são alimentos ricos em micro-organismos vivos benéficos para a saúde. Os probióticos estão relacionados à manutenção da vitalidade de todo o organismo e são fundamentais para manter o equilíbrio da flora intestinal.

O que são probióticos
Fonte/Reprodução: Original

Eles podem compor uma variedade enorme de  micro-organismos, dentre as mais comuns estão as bactérias Lactobacillus e Bifidobacterium e as leveduras Saccharomyces boulardii. 

Para que servem os probióticos?

Estudos demonstraram que os probióticos ajudam no combate à doenças inflamatórias, no fortalecimento da imunidade e na prevenção do desenvolvimento de doenças neurodegenerativas. Além disso, essas bactérias oferecem vários outros benefícios para a saúde, como: 

  • prevenir problemas intestinais;
  • melhorar a digestão e a absorção de nutrientes;
  • contribui para o combate ao câncer, às hemorróidas, à candidíase e à infecção urinária;
  • combate à obesidade, ao colesterol alto e à hipertensão;
  • combate a proliferação de bactérias ruins no intestino;
  • combate a prisão de ventre e a diarreia.

Agora, vamos conhecer os alimentos que são ricos em probióticos.

Quais alimentos ricos em probióticos?

Além de ser encontrado em cápsulas e sachês, os probióticos estão presentes em alimentos fermentados. Confira agora quais são as principais fontes:

  • Iogurte natural – esta é a fonte mais fácil de se encontrar no mercado;
  • Kefir – bebida feita a partir do leite fermentado com grãos de Kefir (leveduras e bactérias boas). Tem gosto parecido ao iogurte natural, mas tem uma quantidade maior de probióticos;
  • Kombucha – bebida fermentada feita com chá-verde ou chá-preto;
  • Leite fermentado – bebidas que contêm Lactobacillus adicionados;
  • Chucrute – fermentação das folhas do repolho ou da couve;
  • Picles – Pepinos fermentados na água e sal;
  • ​Produtos à base de soja, legumes e verduras, como Miso, Kimchi, Natto e Tempeh –  que podem ser encontrados em lojas orientais;

Levedura natural – composta por leveduras e bactérias encontradas naturalmente no ambiente. Ela pode ser utilizada na preparação de diversos produtos, como pães, tortas e bolos.

Afinal, probióticos prendem ou soltam o intestino?

Os probióticos participam na manutenção da microbiota intestinal, ajudam a proteger o trato digestivo contra micro-organismos nocivos e estimulam a resposta imune. Portanto, este tipo de alimento ajuda a manter o intestino de forma saudável, seja tratando a diarreia ou a prisão de ventre. 

Ele ainda pode ser ingerido tanto por humanos quanto por animais. Os veterinários geralmente prescrevem remédios contendo esses micro-organismos, pois eles são muito úteis quando os pets estão sofrendo com diarreias

Quando probióticos podem não ser bons para saúde?

Estudos relacionam os probióticos a efeitos colaterais graves em pessoas que já tinham doenças pré-existentes. Os riscos são maiores em pacientes muito doentes, operados, bebês muito doentes e pessoas com sistema imunológico debilitado. Portanto, se você tiver alguns desses sintomas, é recomendado procurar um médico antes de fazer uso desses tipos de alimentos.

Ainda assim, os probióticos oferecem inúmeros benefícios para a saúde e devem estar presentes na dieta de indivíduos de todas as idades. Além disso, aconselhável o consumo diário de ao menos um tipo de fonte de probióticos, principalmente durante o uso de antibióticos, pois eles desestabilizam a flora intestinal saudável. 


Comments

3 respostas para “Probiótico: saiba o que são e se prende o intestino”

  1. […] se tomado por conta própria, como fibrose, abcessos, gangrena ou até mesmo paralisia, além da possibilidade de infecção pela não esterilização adequada do local da injeção. Mas afinal, Uno Ciclo engorda? A resposta […]

  2. […] por queijos com menos gordura, queijo minas e ricota, por exemplo. Insira legume e verduras que possuam pouco carboidrato (cenoura, agrião, gengibre, chuchu, mandioquinha, salsa, […]

  3. […] alimento rico em probiótico é o Kefir, que é bem-parecido com o iogurte, porém ele é fermentado com grãos e leite de […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *