O açaí é indigesto Veja principais sintomas e benefícios desse alimento

O açaí é indigesto? Veja principais sintomas e benefícios desse alimento

Por ser muito consumido em suas diversas maneiras no brasil e no mundo, as pessoas podem se questionar se o açaí é indigesto ou, ainda, se pode causar algum dano à saúde caso digerido. Afinal, muitos dizem que a fruta ou, até mesmo, sua bebida é bastante gordurosa.

Existem algumas frutas que tem fama de causar desconforto abdominal após consumida, assim como outros alimentos. Por este motivo, não é incomum que se tenha dúvidas a respeito se o açaí é indigesto ou não. Confira em nosso texto tudo sobre!

O que é o açaí?

O açaí é uma fruta roxa proveniente da região Amazônica, ela é oriunda do açaizeiro. A fruta é conhecida pelo seu sabor único e sua polpa é o principal componente utilizado para a alimentação, que pode ser consumida em forma de sorvete, cremes, sucos e outros.

O que é o açaí
Fonte/Reprodução: original

Em alguns lugares do Brasil, ele é consumido com acompanhamentos doces como jujuba, paçoca, creme de chocolate e, até mesmo, de outras frutas. Já no norte do Brasil, o açaí é consumido com adicionais salgados, como farofa ou peixe frito. Por isso, o fruto do açaizeiro é muito popular, não apenas no Brasil, mas também em outros países.

Quem pode tomar açaí?

Não existem contraindicações em relação ao açaí, no entanto, pessoas com diabetes devem tomar os devidos cuidados com a quantidade ingerida devido a alta quantidade de glicose presente na fruta.

No geral, o açaí é um alimento seguro para consumo pela maioria das pessoas, quando faz parte de uma dieta equilibrada e sem exageros. Como qualquer alimento, é essencial identificar como seu corpo reage ao açaí.

O açaí é indigesto?

Se ainda se questiona se o açaí é indigesto, a resposta para essa pergunta é não. O açaí não é considerado uma fruta indigesta devido aos seus nutrientes e, quando consumido em quantidade adequada, é de rápida digestão.

Contudo, é importante ressaltar que algumas pessoas podem apresentar desconforto abdominal caso ele seja consumido em grandes quantidades – assim, o açaí é indigesto. Isso ocorre devido ao alto teor de fibras presentes na fruta.

Quais os benefícios do açaí?

Não se pode afirmar que o açaí é indigesto e, além disso, ele é conhecido por ser uma fruta rica em antioxidantes e nutrientes, que oferece diversos benefícios para o corpo.

Quais os benefícios do açaí
Fonte/Reprodução: original

Confira abaixo os principais benefícios do açaí:

Antioxidante

O açaí é rico em antioxidantes que combatem os radicais livres no corpo, contribuindo para a saúde, além de prevenir danos celulares. Por isso, ele é um ótimo aliado para a saúde geral do corpo.

Aumenta a imunidade

Um dos maiores benefícios do açaí é o aumento da imunidade, os nutrientes presentes na fruta, como a vitamina C, ajudam no aumento da imunidade e protegem o corpo contra doenças.

Controla o colesterol

O açaí é excelente no que se diz respeito ao controle do colesterol. Alguns estudos apontam que o açaí ajuda na dilatação das artérias e faz com que a pressão abaixe. Além disso, ele auxilia na redução do colesterol ruim e, assim, evita a aterosclerose.

Reduz riscos de câncer

O açaí é rico em antocianinas, substâncias antioxidantes que ajudam a combater o câncer. O fruto pode ser, principalmente, utilizado para para reduzir os riscos de leucemia, de acordo com estudos de cientistas.

Como consumir?

O açaí pode ser consumido de várias formas, mas isso depende do gosto pessoal de cada um e, também, da disponibilidade em sua região. Algumas das principais maneiras de consumir o açaí incluem:

  • Sucos;
  • Sorvete;
  • Picolé;
  • Açaí na tigela;
  • Polpa de açaí.

Ao consumir o fruto em suas variadas formas, sabendo que não se pode dizer que açaí é indigesto, é importante observar a quantidade que vai consumir. Afinal, é necessário se lembrar do seu alto teor de glicose. Além disso, o açaí é indigesto quando consumido em muitas quantidades em pouco tempo.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *