Maçã Benefícios E Como Funciona O Intestino (1)

Maçã: benefícios e como funciona o intestino

Não é dos dias atuais que a maçã é vista como uma fruta de muitos proveitos para a saúde do ser humano. Este alimento é conhecido por ser rico em nutrientes e vitaminas consideradas indispensáveis para um funcionamento ideal do organismo.

A maçã é um dos frutos que mais aparecem em dietas do mundo inteiro, porém ainda existem curiosidades e benefícios pouco conhecidos da maçã, por exemplo, será que a maçã prende ou solta o intestino? Confira a seguir.

Quais tipos de maçãs consumidas no Brasil?

A maçã é uma fruta que veio do continente Asiático e pertence ao grupo do gênero Malus. As árvores que são plantadas a partir de uma semente, podem chegar a grandes tamanhos e como consequência demoram grandes períodos até que consigam produzir o fruto.

Maçã Benefícios E Como Funciona O Intestino (2)
Fonte/Reprodução: original

Por causa disso, os produtores de maçã investem em técnicas que consigam deixar as árvores mais baixas, porém com grande produção de maçãs. Essa fruta é consumida em todo o mundo com  80 milhões de toneladas de produção todos os anos. O país que mais produz maçã é a China.

Atualmente podemos encontrar uma grande variedade de tipos de maçãs em supermercados, a maçã Gala é o tipo mais consumido pelos brasileiros, seguida da red (Argentina) e da fuji. 

  • Maçã Gala

Esse tipo de maçã é bem doce e carrega uma carga pequena de acidez. Sua casca é vermelha com grande quantidade de manchas em amarelo. A polpa da maçã produz muita água, por esse motivo é a melhor escolha para sucos e shakes. Também é bastante utilizada em receitas de tortas e bolos doces. 

  • Maçã Fuji

Em comparação ao tamanho, a maçã fuji é um pouco maior que a Gala. Com uma polpa extremamente firme, ela ajuda em sua armazenagem e conservação. Com níveis calóricos mais baixos do que os outros tipos, a maçã Fuji é muito utilizada na produção de compotas, geleias e na sidra.

  • Maçã Red

Esse tipo de maçã é muito cultivado na Argentina e na Europa, por esse motivo a maçã red é bastante conhecida como maçã Argentina no Brasil. O que chama atenção nessa espécie é sua casca extremamente vermelha e o tamanho.

A polpa dessa espécie é bastante doce  e do tipo farinhenta. Muitos consumidores de maçã consomem suas frutas descascadas, mas os nutricionistas não aconselham por causa das propriedades que é possível encontrar nas cascas. Deste modo, para conseguir aproveitar todos os benefícios da fruta, o consumo deve ser feito por completo, ou seja, sem a retirada das cascas.

  • Maçã verde

Considerada a mais exótica dos tipos de maçãs mais consumidos no Brasil, a maçã verde chama muito atenção por conta de sua casca verde. A polpa da maçã é muito suculenta e bem firme. O azedo que essa maçã transmite aos consumidores faz com que ela seja a mais indicada para produção de receitas salgadas e também doces. 

Quais benefícios proteicos da maçã no organismo?

A maçã oferece um teor altíssimo de fibras solúveis para o organismo humano. Essas fibras são capacitadas para o corte de muitos problemas do intestino, como prisão de ventre. Estudos também conseguiram comprovar que o consumo de maçã consegue conter até mesmo alguns tipos de câncer.

Essa famosa fruta também é considerada ideal para os diabéticos pois auxilia no controle da insulina no corpo e também solta açúcares de forma lenta no sangue. Além de tudo,  essa fruta também é responsável direta pela assistência da diminuição do colesterol.

Na maçã, é encontrada a pectina, que é uma espécie de fibra que consegue trabalhar como prebiótico. Assim, ela consegue alimentar as bactérias benévolas do intestino. Atualmente, um novo estudo realizado em uma universidade descobriu que a maçã também ajuda em algumas funções do cérebro por conta de seus níveis de fitonutrientes. 

Como fica o funcionamento do intestino comendo a maçã com casca?

Mas afinal, a maçã prende ou solta o intestino? Em resposta a essa pergunta podemos dizer que quando a maçã, quando o consumo é feito com a casca, ela consegue auxiliar na evacuação. Isso por causa dos excelentes níveis de fibras que ela contém.

Muitos realizam uma receita de maçã cozinha com sua casca para curar problemas com o funcionamento do intestino. Por isso, a maçã é sim capaz de soltar o intestino.

Se retirar a casca da maçã, como ajuda o intestino?

A maçã sem a casca pode causar o efeito contrário, pois é na casca que está a maior quantidade de fibras. Por isso, quando consumida sem a casca, a maçã pode prender o intestino.

Então, se procura uma fruta capaz de soltar o intestino, consuma a maçã com a casca, pois assim será inserida uma grande quantidade de fibras no organismo. Porém, cada pessoa possui particularidades no funcionamento do seu organismo, não é sempre que os alimentos consumidos vão agir da forma que os estudos prometem. 


Comments

3 respostas para “Maçã: benefícios e como funciona o intestino”

  1. […] você já tem uma disposição a prisão de ventre o caju, como a maçã, a batata, os pães brancos e a banana-verde, age na prisão do intestino, por isso, é um grande […]

  2. […] de doenças neurodegenerativas. Além disso, essas bactérias oferecem vários outros benefícios para a saúde, […]

  3. […] alimento do dia, indicamos que coma outra coisa leve, como uma torrada por exemplo, e após fazer o consumo da maçã. Essa simples mudança pode evitar problemas intestinais e desconfortos pela […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *