Existem alimentos que prendem o intestino, que precisam ser evitados por pessoas que sofrem com constipação. Esse problema afeta de 20 a 30% dos brasileiros. É importante conhecermos um pouco sobre eles, para não agravar essa situação. Veja abaixo mais informações.
O que são alimentos constipantes?
São alimentos que, por alguma especificidade, causam a conhecida “prisão de ventre”. Esses alimentos não vão tratar, caso você esteja com o intestino solto, por exemplo. No entanto, podem ser bons aliados nesse período, se consumidos de forma equilibrada.
Veja logo abaixo uma pequena seleção desses alimentos, para que você possa se orientar melhor na hora da alimentação.
Quais as frutas que ajudam a prender o intestino?
Quando ainda está verde, a banana possui poucas fibras solúveis e isso ajuda a controlar o intestino solto e até mesmo ajuda a repor minerais, como o potássio. O suco do caju tem característica adstringente, que também ajudam a absorver o excesso de água no intestino, e tem a capacidade de reequilibrar os movimentos naturais do intestino.
Maçã e pêra cozidas também ajudam a cuidar do intestino solto. A maçã tem efeito antiinflamatório e a pêra (sem casca), possui fibras que absorvem o excesso de água e ajudam na hidratação do corpo.
Goiabas também são alimentos que prendem o intestino. Se suas fibras não forem devidamente hidratadas, a tendência é que ela sugue a água do intestino e faça com que as fezes fiquem mais duras.
Alimentos que prendem o intestino: quais os principais?
Um dos alimentos que prendem o intestino é a cenoura, que quando cozida tem fibras mais firmes, que ajudam a formar o bolo fecal, que ajuda na evacuação. Ela também tem a capacidade de regular os movimentos intestinais. O caldo de arroz também ajuda a formar um bolo fecal mais firme e pode ser um aliado quando se está com o intestino solto.
Pães e farináceos, em geral, são carboidratos simples, que também são alimentos que prendem o intestino.
Alimentos super processados, como fast foods, salgadinhos, pizzas e outros, são bem pobres em fibra, que de certa forma contribui para um intestino preso.
Como evitar alimentação que prende o intestino?
A chave para tudo é o bom senso e uma boa observação do seu corpo. É preciso entender que as fibras possuem papel vital no funcionamento do nosso intestino. Se você consegue poucas fibras, a tendência será você ter constipação. É importante lembrar que, não adianta apenas consumir fibras, se encher delas. É preciso também consumir muita água.
Se essas fibras não têm de onde tirar água, vão absorver a pouca água que tem nos intestinos e causar assim o ressecamento das fezes e mais constipação.
Para evitar esses problemas, lembre-se sempre: fibras são essenciais, mas sempre bem hidratadas, o consumo de água é determinante. Também é importante se movimentar, fazer uma atividade física.
Mantenha uma alimentação equilibrada. Muitos alimentos podem nos trazer constipação, assim como podem soltar nosso intestino. Portanto, a palavra de ordem é essa: equilíbrio. Não precisamos nos privar de tudo, mas nos alimentar com consciência. Em caso de dúvidas e dificuldades, não hesite em buscar ajuda médica e nutricional.