Alimentos Que Prendem O Intestino (1)

Alimentos que prendem o intestino

Existem alimentos que prendem o intestino, que precisam ser evitados por pessoas que sofrem com constipação. Esse problema afeta de 20 a 30% dos brasileiros. É importante conhecermos um pouco sobre eles, para não agravar essa situação. Veja abaixo mais informações.

O que são alimentos constipantes?

São alimentos que, por alguma especificidade, causam a conhecida “prisão de ventre”. Esses alimentos não vão tratar, caso você esteja com o intestino solto, por exemplo. No entanto, podem ser bons aliados nesse período, se consumidos de forma equilibrada. 

Alimentos Que Prendem O Intestino (3)
Fonte/Reprodução: original

Veja logo abaixo uma pequena seleção desses alimentos, para que você possa se orientar melhor na hora da alimentação.

Quais as frutas que ajudam a prender o intestino?

Quando ainda está verde, a banana possui poucas fibras solúveis e isso ajuda a controlar o intestino solto e até mesmo ajuda a repor minerais, como o potássio. O suco do caju tem característica adstringente, que também ajudam a absorver o excesso de água no intestino, e tem a capacidade de reequilibrar os movimentos naturais do intestino.

Maçã e pêra cozidas também ajudam a cuidar do intestino solto. A maçã tem efeito antiinflamatório e a pêra (sem casca), possui fibras que absorvem o excesso de água e ajudam na hidratação do corpo.

Goiabas também são alimentos que prendem o intestino. Se suas fibras não forem devidamente hidratadas, a tendência é que ela sugue a água do intestino e faça com que as fezes fiquem mais duras.

Alimentos que prendem o intestino: quais os principais?

Um dos alimentos que prendem o intestino é a cenoura, que quando cozida tem fibras mais firmes, que ajudam a formar o bolo fecal, que ajuda na evacuação. Ela também tem a capacidade de regular os movimentos intestinais. O caldo de arroz também ajuda a formar um bolo fecal mais firme e pode ser um aliado quando se está com o intestino solto.

Pães e farináceos, em geral, são carboidratos simples, que também são alimentos que prendem o intestino.

Alimentos super processados, como fast foods, salgadinhos, pizzas e outros, são bem pobres em fibra, que de certa forma contribui para um intestino preso.

Como evitar alimentação que prende o intestino?

A chave para tudo é o bom senso e uma boa observação do seu corpo. É preciso entender que as fibras possuem papel vital no funcionamento do nosso intestino. Se você consegue poucas fibras, a tendência será você ter constipação. É importante lembrar que, não adianta apenas consumir fibras, se encher delas. É preciso também consumir muita água.

Alimentos Que Prendem O Intestino (2)
Fonte/Reprodução: original

Se essas fibras não têm de onde tirar água, vão absorver a pouca água que tem nos intestinos e causar assim o ressecamento das fezes e mais constipação.

Para evitar esses problemas, lembre-se sempre: fibras são essenciais, mas sempre bem hidratadas, o consumo de água é determinante. Também é importante se movimentar, fazer uma atividade física.

Mantenha uma alimentação equilibrada. Muitos alimentos podem nos trazer constipação, assim como podem soltar nosso intestino. Portanto, a palavra de ordem é essa: equilíbrio. Não precisamos nos privar de tudo, mas nos alimentar com consciência. Em caso de dúvidas e dificuldades, não hesite em buscar ajuda médica e nutricional.


Comments

8 respostas para “Alimentos que prendem o intestino”

  1. […] estômago e também evitar diarreias. É recomendável que haja o consumo deste mineral através de suplementação ou apenas uma alimentação rica em […]

  2. […] Portanto, não é toda a fruta que conta com a capacidade de prender o intestino, na verdade, o recomendado é que se tenha o devido cuidado na hora de escolher a fruta ideal ao seu gosto para a prisão intestinal. Conheça quais são as frutas que podem ser usadas para serem feitos sucos que prendem o intestino. […]

  3. […] milho é um alimento muito versátil, utilizado de diversas formas na culinária do Brasil, como em pães, bolos, farinhas, doces, sorvetes, tortas entre outros pratos. Ele também pode ser usado em sua […]

  4. […] maneira geral. Devido às suas vitaminas, é ideal para o sistema nervoso, cérebro, pulmões, um bom alimento para pessoas diabéticas além de um aliado contra aterosclerose (um acúmulo de placas de […]

  5. […] do intestino ficar preso. A regra também vale para as pessoas que estão com uma dieta que tem predominância de alimentos em forma […]

  6. […] do queijo ser um super alimento, a escolha dele requer um certo cuidado. Os queijos de coloração mais clara, como ricota, […]

  7. […] bolacha salgada é vendida como uma opção de alimento com menos calorias, mas isso é apenas uma […]

  8. […] Quanto mais você fica acostumado com a facilidade de alimentos processados que já vem prontos. Se torna mais difícil adotar mudanças na hora de […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *