Entenda Os Benefícios Do Limão E Se Prende Ou Não O Intestino (1)

Entenda os benefícios do limão e se prende ou não o intestino

O limão é uma fruta cítrica que fornece diversos  benefícios para a saúde do corpo humano. Além de fornecer pratos e temperos deliciosos importantes para a culinária, o limão é também um bom aliado para ajudar a soltar o intestino preso.

Esta fruta é bastante conhecida principalmente aqui no Brasil pelo seu marcante sabor azedo, por ser rico em vitamina C e em minerais. O limão é muito utilizado na fabricação de tortas, bolos, sorvetes, cupcakes, massas, e em bebidas como a limonada suíça, caipirinha, sucos, chás, entre outros.

Você sabe o que é limão?

O limão é uma fruta gerada pelo limoeiro, e é bastante conhecida pelo seu teor cítrico. Esta fruta pode apresentar tamanhos e cores variadas do verde ao amarelo e possui casca enrugada ou lisa. Por este alimento conter um sabor ácido, é altamente valorizado na gastronomia brasileira.

Entenda Os Benefícios Do Limão E Se Prende Ou Não O Intestino (2)
Fonte/Reprodução: original

Existem dezenas espécies de limão e que este teve o início de seu cultivo na ásia. No Brasil são mais comuns os limões-cravo, siciliano, tahiti e galego. Embora sejam diferentes, têm propriedades semelhantes e vantagens para o bem-estar do corpo.

Quais os benefícios do limão para o organismo?

O limão traz consigo além do seu gosto ácido, uma série de benefícios para aqueles que o consomem. Desde auxiliar no intestino, nas dietas, até vantagens estéticas como o cuidado com a pele.

A vitamina C, que é bastante presente no limão, é um antioxidante que diminui os danos das células e atrasam o envelhecimento precoce. Em outras palavras, alguns dos nutrientes presentes nesta fruta despertam a síntese do colágeno que é a principal proteína na estrutura da pele. Entretanto, é preciso usá-la com cuidado para não causar manchas ao se expor no sol.

Consumir o limão melhora a digestão, retarda a digestão do açúcar, amidos e auxilia no funcionamento do intestino. Diminui também os sintomas causados pelas doenças respiratórias, como resfriados e asmas, ajudando dessa maneira no alívio de possíveis incômodos.

Já que este alimento possui antioxidantes, ele também contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo ou limitando o tempo das doenças no organismo. Nesse sentido, é responsável pela redução de riscos de doenças cardiovasculares, evitando a acumulação de gordura nas artérias.

A fruta tem flavonoides que previnem os riscos de derrames isquêmicos, quando a formação de um coágulo de sangue interfere na passagem sanguínea para o cérebro. Outro benefício é a fácil absorção do ferro pelo intestino delgado, o que promove a redução de casos de anemia.

Limão ajuda a prender ou soltar o intestino?

O limão ajuda a soltar o intestino, quando ingerido com água e em jejum, auxilia no esvaziamento intestinal e estimula a vontade de defecar. A água com o suco da fruta também elimina as toxinas presentes, devido à duração das fezes no corpo, impedindo assim, que estas sejam absorvidas e voltem para o sangue contaminando o organismo.

Qual malefício pode provocar o limão?

Algo que tem chamado a atenção das pessoas, é o fato de que o limão ajuda no emagrecimento, mas o que elas não sabem é que esse método pode gerar malefícios se não tiver os devidos cuidados.

O consumo exagerado deste alimento traz prejuízos para a saúde, como falta de nutrientes, ganho de peso, problemas renais e cardíacos. Por este motivo, para praticar a dieta do limão é necessário manter uma alimentação saudável e consultar um nutricionista ou médico especializado. 

O limão fornece muitos benefícios, mas é preciso ter cuidado e não consumi-lo em excesso para poder evitar futuros problemas de saúde. 


Comments

Uma resposta para “Entenda os benefícios do limão e se prende ou não o intestino”

  1. […] específicos, mais notoriamente carboidratos de cadeia curta, que não são tão bem digeridos no intestino delgado. Por este motivo, eles acabam chegando ao intestino grosso e fermentando por […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *