Confira se a jabuticaba prende o intestino e quais as informações nutricionais

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
Confira se a jabuticaba prende o intestino e quais as informações nutricionais

Table of Contents

‌‌Saber se a jabuticaba prende o intestino é importante para quem sofre com prisão de ventre, afinal, muitos alimentos podem agravar o quadro e causar efeitos indesejados após o consumo. A jabuticaba é uma das frutas mais populares presentes em pomares domésticos, por ser pequena e de fácil cultivo.

Apesar de possuir diversos benefícios para a saúde, algumas características da fruta podem levar muitas pessoas a pensar que a jabuticaba prende o intestino. E estamos aqui para tirar a sua dúvida.

Jabuticaba prende o intestino ou não?

A jabuticaba é um alimento com alto teor de fibras, ou seja, ela facilita os movimentos intestinais. Por conta disso, a resposta para a pergunta se a jabuticaba prende o intestino é não. Ela inclusive é eficiente no combate à prisão de ventre, problema conhecido também como intestino preso.

Jabuticaba prende o intestino ou não
Fonte/Reprodução: original

Em contrapartida, é importante beber água na quantidade adequada ao consumir alimentos com alto teor de fibras. Isso porque a ingestão de fibras pode ressecar o intestino quando não há a presença de água, e eventualmente prender o intestino.

Outro ponto a ser considerado é que a casca e o caroço podem definir se o consumo de jabuticaba prende o intestino ou não. Ao exagerar na ingestão, a casca é capaz de proporcionar efeito laxante, já o caroço pode atrapalhar o processo de digestão. Ou seja, a jabuticaba prende o intestino quando o seu caroço é consumido em excesso.

Quais os benefícios da jabuticaba?

‌A fonte dos benefícios dessa fruta e se a jabuticaba prende o intestino ou não, são as suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Ela possui compostos semelhantes a frutas muito conhecidas, como a uva e o cranberry, além de conter pouquíssimas calorias. Seus principais benefícios são:

  • Fortalece os dentes e ossos;
  • Auxilia na digestão e desintoxicação do intestino;
  • Alivia dores de garganta;
  • Favorece a perda de peso;
  • Estimula a produção de colágeno;
  • Aumenta a imunidade.

Entre as vitaminas presentes na jabuticaba podemos citar as vitaminas do complexo B, C, E e minerais como selênio, ferro e potássio. Essa fruta também é benéfico para a pele e cabelo, como prevenir a queda e auxiliar no tratamento da acne.

Como consumir jabuticaba?

Agora que você já sabe se a jabuticaba prende o intestino ou não, é hora de descobrir como ela pode ser consumida. A melhor forma sem dúvidas é ingerir a fruta in natura, sempre bem higienizada. Mas ela também pode ser usada em receitas de sucos e geleias.

Tanto o caroço quanto a casca da jabuticaba podem ser consumidos, pois ambos são ricos em nutrientes benéficos para a saúde. Porém, é importante tomar cuidado para evitar engasgos e se atentar ao consumo excessivo, que pode levar a efeitos indesejados.

Tabela de informação nutricional da jabuticaba

Na hora de comprar jabuticaba, observe muito bem o seu aspecto: a fruta deve estar firme, brilhante e sem rachaduras. Ela estraga com facilidade, então lave apenas na hora de consumir e armazene na geladeira por até três dias. Confira abaixo a tabela nutricional da jabuticaba:

Nutriente100 g de jabuticaba crua
Energia58 cal
Proteínas0,5 g
Gorduras0,6 g
Carboidratos15,2 g
Fibras7 g
Ferro1,6 mg
Potássio280 mg
Selênio0,6 mcg
Ácido fólico0,6 mcg
Vitamina C36 mg
Zinco0,11 mg

Lembre-se que exceder o limite diário de jabuticaba é muito improvável, porém, deve-se levar em consideração outros alimentos ricos em fibras presentes na sua alimentação diária, como arroz integral, trigo, milho e feijão. As fibras possuem diversos benefícios, mas é importante não exagerar!

Ao saber se a jabuticaba prende o intestino ou não, você está pronto para incluir esse alimento tão benéfico para a saúde na sua rotina. É uma excelente opção de lanche e pode ser incluída também em diversas receitas. Continue nos acompanhando para mais informações!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook