Benefícios da vitamina B12 no diabetes tipo 2

Benefícios da vitamina B12 no diabetes tipo 2

A vitamina B12 é um componente essencial para o bom funcionamento do organismo humano. Sua presença no corpo contribui para várias fatores, como a produção de glóbulos vermelhos e a síntese do nosso DNA. Além disso, ela também é fundamental para o bom desempenho do sistema nervoso.

Um outro benefício da vitamina B12 que não é tão conhecido assim, mas que merece destaque, está ligado ao diabetes tipo 2. Pesquisas mostram que pacientes com essa doença podem se beneficiar bastante do seu consumo. Para saber mais sobre como isso acontece, acompanhe o texto até o fim e tire todas as suas dúvidas.

O que é a vitamina B12?

A cobalamina, que popularmente chamamos de vitamina B12, é um micronutriente essencial para a vida humana. Isso porque, como dito antes, ela está associada a diferentes processos que acontecem no nosso organismo e que não podem ser realizados com eficiência sem a presença desse nutriente.

O que é a vitamina B12?
Fonte/Reprodução: original.

Diferente de outros nutrientes, a cobalamina não é sintetizada pelo nosso corpo, isto é, nós não somos capazes de produzi-la e absorvê-la por conta própria. Isso significa que precisamos, assim, obtê-la a partir da alimentação.

Nesse contexto, alimentos como carne de origem bovina, ovos, leite (e seus derivados) ou peixes devem integrar a dieta diária das pessoas, por serem fonte da vitamina. No caso de quem não consome produtos de origem animal, a suplementação é uma boa alternativa para não haver déficit de vitamina B12 no corpo.

Para que serve a vitamina B12?

Entre as principais funções da vitamina B12 no corpo humano estão: a produção de células sanguíneas (glóbulos vermelhos), a síntese de glicose (o que gera energia), a manutenção e desenvolvimento do sistema nervoso, a melhora do metabolismo, a proteção das células neurais do corpo e a síntese de DNA.

Para que serve a vitamina B12?
Fonte/Reprodução: original.

No caso das gestantes, particularmente, a vitamina B12 ainda é fundamental para garantir um bom desenvolvimento cerebral e cognitivo da criança. O déficit do nutriente em gestantes, inclusive, pode levar a abortos espontâneos, mau desenvolvimento do feto, baixo peso ao nascer e até a diabetes gestacional.

Quais são os sintomas de níveis baixos de vitamina B12?

Como a vitamina B12 está ligada a várias funções no corpo humano, existem diferentes sintomas que indicam sua baixa presença no organismo. Entre os mais comuns estão:

  • Fadiga e cansaço;
  • Tontura;
  • Falta de ar;
  • Sensação de formigamento nas mãos e pés;
  • Perda de apetite;
  • Prisão de ventre;
  • Anemia;
  • Perda de peso.

Tudo isso pode ser causado pela deficiência do nutriente, mas, é fundamental lembrar que outras condições de saúde também podem levar ao aparecimento de sintomas semelhantes. Na dúvida, um médico deve ser consultado para que uma investigação mais apurada revele o motivo dos sintomas.

Como posso evitar vitamina B12 baixa?

A chave para evitar os níveis baixos de vitamina B12 é ter uma alimentação equilibrada. Como citado anteriormente, esse micronutriente está presente principalmente em produtos de origem animal, o que faz necessário a ingestão desse tipo de alimento diariamente.

Para termos um parâmetro mais preciso, é importante considerar que um adulto, em média, precisa de 2,4 mcg (microgramas) da vitamina por dia. Veja, na tabela abaixo, alguns alimentos e sua quantidade de vitamina B12 a cada 100g do produto:

Benefícios da vitamina B12 no diabetes tipo 2
Benefícios da vitamina B12 no diabetes tipo 2 1

As pessoas adeptas de dietas veganas, por não consumirem alimentos oriundos de animais, precisam monitorar os níveis da vitamina no organismo. Para isso, um médico deve ser consultado e, se necessário, suplementos vitamínicos precisam ser usados.

Como a vitamina B12 é benéfica para diabéticos?

Pesquisadores investigaram a relação do consumo da vitamina B12 com a mudança de alguns marcadores do diabetes tipo 2 e chegaram a resultados muito interessantes. De forma objetiva, os estudos concluíram que a ingestão desse nutriente contribui significativamente para o controle glicêmico dos indivíduos acometidos pela doença.

Em outras palavras, isso significa um menor risco de haver hiperglicemia e outras complicações ligadas ao diabetes tipo 2. Outro ponto importante é que esses resultados são potencializados ainda mais se o consumo de cobalamina for associado à ingestão de ácido fólico.

Isso significa, na prática, que a suplementação de vitamina B12 e de ácido fólico, juntos, pode ser uma grande aliada no controle da doença. Isso deve ser feito, entretanto, com ajuda profissional, seja do médico ou nutricionista.

Diante desse entendimento, fica claro como o consumo adequado dessa poderosa vitamina melhora a condição de quem tem diabetes tipo 2. Mas não esqueça, a sua ingestão é importante para todos, inclusive para pessoas saudáveis. Em casos de dúvidas, não deixe de consultar um médico.


Comments

2 respostas para “Benefícios da vitamina B12 no diabetes tipo 2”

  1. […] Você acabou de descobrir que não se pode afirmar que o caqui é indigesto por ser rico em fibras, é o momento de conferir os benefícios do seu consumo que não poucos, embora não seja adequado em excesso para pessoas com diabetes. […]

  2. […] as vitaminas presentes na jabuticaba podemos citar as vitaminas do complexo B, C, E e minerais como selênio, ferro e potássio. Essa fruta também é benéfico para a pele e […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *