Manga é indigesta a noite

Manga é indigesta a noite?

Saber se a manga é indigesta ou não à noite é uma dúvida que desperta a curiosidade de muitas pessoas. Isso acontece, principalmente, pelo fato dessa fruta ser tão associada às crenças populares que falam sobre seu consumo no período noturno e, também, sobre outras situações.

O fato é que definir se a manga é indigesta mesmo à noite ou em qualquer outro momento do dia, não é tão simples, uma vez que isso depende do contexto. Neste artigo, no entanto, essa dúvida é definitivamente sanada. Acompanhe a leitura para descobrir se a manga é indigesta à noite e para conhecer outras coisas sobre esse alimento.

O que é a manga?

A manga é uma fruta extremamente popular no Brasil e em outros lugares do mundo, muito por causa de seu sabor especial e por sua versatilidade na cozinha. Do tipo carnosa, esse alimento natural é caracterizado por ser suculento, muito doce quando maduro e por possuir um caroço grande em seu interior.

O que é a manga
Fonte/Reprodução: original

De provável origem asiática, a manga foi trazida para o Brasil pelos portugueses por volta do século XVI. Aqui, se adaptou muito bem ao clima tropical e passou a ser cultivado em grande escala. Hoje, a manga é a quarta fruta brasileira mais exportada, e Nordeste e Sudeste são os principais produtores.

A nível nutricional, o alimento também é um grande destaque, sendo uma excelente fonte de micronutrientes – principalmente vitaminas -, água e fibras. Algumas dessas características, inclusive, ajudam a entender se a manga é indigesta mesmo à noite.

Quais os sintomas da indigestão?

Antes de saber se a manga é indigesta à noite, é fundamental entender o que caracteriza essa condição. De uma forma geral, a indigestão aparece quando o processamento dos alimentos, após uma refeição, não é feito da forma adequada, o que gera desconfortos abdominais. Os principais sintomas dessa condição, são:

  • Sensação de estufamento;
  • Produção de muitos gases e arrotos;
  • Enjoos e náusea;
  • Dores na região abdominal;
  • Azia, com queimação no peito e na garganta.

A notícia boa é que o problema não é grave e pode ser prevenido com mudanças de hábitos: comer devagar, mastigar bem a comida, não deitar após a refeição, evitar comidas muito gordurosas e açucaradas, não fumar e diminuir o consumo de álcool são boas dicas para não sofrer com a indigestão.

Manga é indigesta a noite?

Dependendo do contexto, a manga é indigesta sim à noite, mas isso está sujeito a alguns fatores. A fruta em si é muito saudável e não faz mal ao organismo humano, pelo contrário, tem vários benefícios – no entanto, a maneira de consumo pode torná-la indigesta no período noturno.

Manga é indigesta noite
Fonte/Reprodução: original

Basicamente, a manga é indigesta à noite quando é consumida em grandes quantidades e próximo ao horário de dormir. Isso acontece porque a fruta é rica em fibras, que é um nutriente que demora a ser digerido. Além disso, pessoas que não possuem um bom funcionamento intestinal também são mais suscetíveis a terem indigestão à noite.

Resumidamente, então, a manga normalmente não provoca indigestão à noite. Isso só é observado caso a pessoa já tenha problemas digestivos e coma a fruta perto do horário de se deitar e em grandes quantidades.

Quais os benefícios da manga?

Agora que sabemos se a manga é indigesta mesmo à noite, também vale a pena destacar os benefícios que essa fruta saborosa proporciona ao organismo humano. São muitas coisas, mas as principais vantagens são:

  • Combate a gastrite;
  • Controle de glicemia;
  • Ação anti-inflamatória;
  • Melhoria do funcionamento intestinal;
  • Ação antioxidante;
  • Prevenção de problemas cardiovasculares;
  • Melhoria da imunidade;
  • Combate de doenças como a herpes labial, por exemplo;
  • Melhoria da saúde dos olhos e da qualidade da pele.

A única precaução que deve ser tomada em relação ao consumo da manga diz respeito a sua quantidade de carboidratos. Essa orientação é particularmente relevante para quem tem diabetes, já que deve-se controlar a ingestão de açúcar nesse cenário. Em caso de dúvidas, consulte seu médico ou seu nutricionista.

Após todas essas informações, além de ter descoberto se a manga é indigesta mesmo quando consumida à noite, você também aprendeu muito sobre essa fruta tão saborosa e nutritiva. Usada com inteligência, certamente ela traz muito mais benefícios do que problemas para a saúde.


Comments

Uma resposta para “Manga é indigesta a noite?”

  1. […] jabuticaba é um alimento com alto teor de fibras, ou seja, ela facilita os movimentos intestinais. Por conta disso, a resposta para a pergunta se a […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *