Óleo de abóbora conheça um grande aliado na prevenção da osteoporose!

Óleo de abóbora: conheça um grande aliado na prevenção da osteoporose!

O óleo de abóbora pode trazer uma variedade de benefícios para a saúde. Ainda assim, após descascar a abóbora, muitas pessoas cometem o erro de jogar fora as sementes do fruto. Isso acontece por a maioria das pessoas não conhecerem os benefícios que elas podem nos trazer.

Um desses benefícios é a prevenção da osteoporose, uma doença que atinge os ossos e aumentam o risco de fraturas. Acompanhe este post e entenda o que pode causar a osteoporose e como podemos usar as sementes abobora para se prevenir contra essa doença.

Osteoporose: o que é?

Se trata de uma condição metabólica em que a densidade óssea diminui e provoca o aumento do risco de faturas. Os ossos do nosso corpo são compostos por uma matriz, onde são depositados complexos minerais com cálcio.

Eles também estão em um processo constante de renovação, no qual as células chamadas osteoclastos e osteoblastos absorvem as células envelhecidas e produzem novas células ósseas. Todo esse processo permite que o osso fique mais forte e se reestruture caso sofra alguma fratura.

Osteoporose o que é
Fonte/Reprodução: original

Quando envelhecemos, no entanto, esse processo fica mais lento e faz com que a absorção das células e reconstrução dos ossos ocorram em menor intensidade. Isso resulta em ossos mais frágeis, com pouca resistência.

A osteoporose ocorre quando o indivíduo começa a perder grandes quantias de massa óssea. O resultado disso é o aumento das chances de sofrer uma fratura, que podem ocorrer até mesmo durante uma simples tosse ou espirro, já que nessas condições, os ossos não possuem praticamente nada de resistência.

Possíveis causas da osteoporose

As causas da osteoporose são variadas e uma das principais são os fatores genéticos. Pessoas com pele muita branca, com pouca massa muscular ou baixa estatura estão mais propensas a terem essa doença. A deficiência de vitamina D, causada por pouca exposição ao sol e má alimentação também estão entre as principais causas.

A produção falha de hormônio, estrogênio em mulheres e testosterona em homens, também causa a osteoporose. Além disso, maus hábitos como consumir bebidas alcoólicas em excesso, tabagismo e sedentarismo também aumentam as chances de desenvolver a doença.

Óleo de semente de abóbora

Para combater a osteoporose e uma série de outras doenças temos a semente de abóbora.
Devido à força de suas propriedades medicinais, a semente de abóbora é muito utilizada pelas indústrias farmacêuticas e de cosméticos.

Óleo de semente de abóbora
Fonte/Reprodução: original

Essas sementes são riquíssimas em vitaminas, minerais, e aminoácidos, além de ter também algumas substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes. Essas propriedades fazem com que as sementes de abóbora sejam um dos alimentos funcionais mais úteis para manter a boa saúde física e mental, além de prevenir doenças como a osteoporose.

Como ele pode ajudar na prevenção da osteoporose?

O óleo da semente de abóbora é rico em vitamina A, que contribui para a formação de colágeno e renovação das células. A vitamina K também está presente no óleo de abóbora e possui a importante função de fixar o cálcio no organismo. Dessa forma, os ossos se tornam mais resistentes contra a osteoporose.

Como consumir óleo de abóbora?

Uma das formas de consumir o óleo de semente de abóbora é na alimentação. Podemos utilizá-lo como molhos em saladas ou para finalizar alguns pratos. Mas lembre-se de não fritar ou cozinhar o óleo, já que a temperatura desses processos podem reduzir as suas propriedades nutricionais.

Outra forma de consumir as sementes de abóbora é por meio da suplementação em cápsulas, que possuem dentro de si o puro óleo das sementes de abóbora. Esse formato é mais fácil de inserir em qualquer rotina.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *