Afinal, Quiabo é remoço? Confira e veja também seus benefícios!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
Afinal, Quiabo é remoço? Confira e veja também seus benefícios!

Table of Contents

Quiabo é um dos legumes mais tradicionais em nosso país, mas será que o quiabo é remoso? Pois é, todos já consumimos alguma receita que leva quiabo, no interior do Brasil uma das receitas mais tradicionais é o famoso frango com quiabo. Mas podemos consumir essa refeição em períodos de recuperação e convalescença?

Sim, o quiabo tem muitos benefícios! O quiabo é uma planta que tem uma longa tradição no continente africano, acredita-se que tenha sido introduzida no Brasil pelos escravos que vieram de lá. O quiabo também é popularmente conhecido como quimbombó, em Angola, ou gumbo, no Senegal. No Brasil, ele é mais consumido na região nordeste, onde é chamado de gumbo.

Vamos esclarecer no nosso artigo, se o quiabo é remoso e se apresenta perigos para quem o consome em períodos de recuperação.

Quiabo é remoso?

Antes de esclarecermos se o quiabo é remoso vamos entender o que é um alimento remoso

Alimentos remosos, também conhecidos como reimosos, são aqueles que apresentam propriedades que podem fazer mal para pessoas que estão em períodos de recuperação de alguma cirurgia, acidente ou qualquer procedimento que cause algum ferimento profundo, mesmo que seja pequeno como uma cirurgia simples ou piercing, e que necessite de um período de cicatrização. 

Os produtos remosos atrasam a cicatrização, muitas vezes favorecem quadros de inflamação, quelóides, inchaços e irritações nesses ferimentos, por isso, devem ser evitados por pessoas nessas condições. Então será que o quiabo apresenta essas características negativas? 

Alimentos remosos fazem parte do imaginário popular e no geral essa sabedoria “dos antigos” coloca o quiabo na lista de alimentos remosos. Mas felizmente para o legume e para os amantes do quiabo isso é falso. 

Quiabo é remoso?
Quiabo. Fonte/Reprodução: original.

Não há nenhuma evidência que relacione o consumo do quiabo a malefícios no período de cicatrização e recuperação. Na verdade, veremos que é o contrário, o quiabo é um grande aliado da saúde! 

Benefícios do consumo do quiabo para o organismo

O quiabo é um dos alimentos com mais benefícios ao corpo humano. Ele é rico em cálcio, vitamina C, rico em vitamina B, ácido fólico e fibras. Isso faz desse legume um grande agente da saúde capaz de cooperar em inúmeras maravilhas para o nosso organismo. Vamos conhecer alguns: 

  • Por conta da quantidade de fibras, o quiabo auxilia no bom funcionamento do intestino;
  • O quiabo tem antioxidantes que auxiliam no combate a fadiga e ao envelhecimento precoce;
  • O sistema imunológico é fortificado pela sua vitamina C.

Essas qualidades fazem do quiabo um excelente aliado da saúde, um produto que pode ser consumido sem medo. Mas há apenas um ponto que pode ter contribuído para a fama do quiabo como um produto remoso. 

Porque algumas pessoas podem ter alergia ao quiabo?

Talvez a fama do quiabo como alimento remoso esteja na alergia que algumas pessoas podem ter ao alimento. Segundo especialistas, o quiabo pode causar alergia leve ou extrema em algumas pessoas, não só pela ingestão mas também pelo contato tátil com o legume. 

Porque algumas pessoas podem ter alergia ao quiabo?
Alergia ao quiabo? Fonte/Reprodução: original.

Essa alergia se caracteriza por uma ação do organismo que identifica em algumas substâncias do quiabo algo nocivo quando, na verdade, a substância é inofensiva, causando assim o quadro de alergia. É desse modo, aliás, que acontecem a maioria das alergias.

Quais tipos de sintomas por alergia alimentar?

A alergia ao quiabo pode ser bastante leve, mas pode chegar a quadros realmente preocupantes. Entre os sintomas leves estão: coceira, tonturas e problemas intestinais. Mas em quadros mais graves a alergia ao quiabo pode causar inchaço, dormência na boca, desmaios e até choque anafilático. 

Então caso tenha alguma reação parecida com o legume procure urgentemente um médico. Mas aprendemos no artigo como o quiabo pode ser um alimento com muito benefício, e o melhor: não é remoso! Então pode consumir sem medo e preparar o legume em suas receitas mesmo que esteja se recuperando de alguma cirurgia ou procedimento estético.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
Veja também