Aveia prende ou solta o intestino? A aveia não prende o intestino de quem a consome diariamente e fazem seu devido acompanhamento com iogurtes ou outros alimentos para o ingerir, mas é necessário sempre beber boas quantidades de líquidos para auxiliar no bom funcionamento do organismo.
O que é a aveia e quais os tipos para consumo?
O principal e mais conhecido tipo de aveia no Brasil é a de flocos produzidos com os grãos de aveia inteiros, prensados para chegarem a um formato mais achatado. Os flocos deste cereal poderão ser encontrados e consumidos tanto na versão fina quanto grossa, com ou sem alimentos.
Fonte/Reprodução: original
Aveia em farelo
Esta aveia é retirada da casca de todos os grãos de aveia, justamente onde pode ser encontrada a famosa fibra beta-glucana. Uma aveia diferente, versátil e dá a possibilidade de as pessoas a ingerirem de diversas maneiras.
Aveia feita de farinha
A parte interna do grão é moída e há o descarte das fibras inseridas em sua casca, porém carboidratos, outras vitaminas e minerais permanecem presentes em seus compostos. Esta farinha de aveia é ideal para agir como substituto da farinha de trigo durante a preparação dos pães, tortas e outras receitas. A pergunta a ser feita a seguir é: aveia prende ou solta o intestino? Esta em especial, sim. Suas fibras são descartadas e são elas que auxiliam o trânsito intestinal.
Aveia em leite
O leite de aveia é 100% vegetal e excelente opção para vegetarianos, veganos e pessoas que sofrem com intolerância à lactose e desejam ingerir algo mais saudável.
Benefícios da aveia e qual tipo é melhor como opção mais nutritiva?
A aveia prende ou solta o intestino? Algumas sim, porém há outros benefícios do cereal como a proteção do organismo, que trabalha no trânsito intestinal e aumenta o nível de defesas do corpo. Quando ocorre uma estimulação na microbiota do intestino, há a produção maior de anticorpos que auxiliam na melhora da imunidade. A opção que melhor atenderá as expectativas nutricionais são as aveias em flocos.
Saciedade
A aveia possui as fibras insolúveis que as enzimas do organismo não conseguem quebrar, porém o foco principal será a fibra solúvel que contém a beta-glucana que se digere em partes dentro do intestino. Elas se transformam em uma espécie de gel que preenche tanto o estômago quanto o intestino, e os deixam mais lerdos, o que promove por mais tempo a saciedade.
A aveia ajuda a soltar ou prende o intestino?
A aveia auxilia a soltar o intestino por conter riqueza em fibras porque trabalham para melhorar o trânsito intestinal, e previnem a desconfortável prisão de ventre. No entanto, é ideal que ingerir a aveia venha na companhia de água ou qualquer outro líquido, caso contrário, existirá um problema ao defecar por conta de fezes endurecidas e secas.
Quem não pode comer aveia?
Pessoas que sofrem por conta de uma doença alérgica ao glúten (doença celíaca), precisam evitar terminantemente a aveia. Será importante conferir na embalagem se há qualquer quantidade de glúten, e estas recomendações servem às pessoas que possuem a síndrome do intestino irritado.