Atum branco é carregado ou não? Tipos de atum e mais!

Atum branco é carregado ou não? Tipos de atum e mais!

O Atum branco é uma das muitas variedades deste tipo de peixe, mas a carne do Atum branco é carregado? Confira neste artigo esta informação sobre o peixe, além de outras curiosidades, como: os diferentes tipos de atum, os benefícios de consumir sua carne e entre outras informações.

O que é o Atum branco?

O Atum branco, também conhecido como Albacora, é um tipo de peixe classificado como Atum. Seu nome científico é Thunnus Alalunga e também é chamado pelos nomes Atum-Voador e Atum-de-galha-comprida.

O que é o Atum branco?
Fonte/Reprodução: original.

Sua carne é considerada uma das mais nobres deste tipo de peixe, possuindo uma coloração branca e uma textura bastante suave. Porém, algumas pessoas, principalmente as que estão por um processo de pós-operatório se questionam se o Atum branco é carregado.

Qual a origem do Atum branco?

Assim como os outros atuns, o Atum branco faz parte da família Scombridae e do gênero Thunnus. A espécie é bastante encontrada em mares tropicais e subtropicais, como o Atlântico Ocidental e ao sul do Brasil, mas é principalmente encontrada no mar mediterrâneo.

Quais os tipos de Atum?

Antes de saber se o Atum branco é carregado, tenha em mente que existem diferentes tipos de atuns, por isso conheça cada um deles:

Atum-Azul

O Atum-azul, também chamado de Atum-rabilho, um tipo de Atum encontrado nas partes específicas das margens leste e oeste do mar mediterrâneo. Este peixe costuma pesar entre 220 a 250 kg, porém já foi capturado um espécime de 400 kg.

Sua carne possui coloração rosada indo para um tom bem avermelhado próximo a seus músculos.

Atum-de-olho-grande

Também conhecido como Atum-cachorro, o Atum-de-olho-grande é um peixe de águas tropicais e subtropicais, seu peso está por volta de 210 kg. Ele possui uma carne bastante rosada que é muito utilizada na culinária japonesa, principalmente na preparação de sashimi.

Atum-negro

O Atum-negro é um peixe de águas quentes, ele não é um Atum muito grande, medindo 100 cm e pesando por volta de 21 kg. A carne do atum-negro possui uma coloração vermelha escura.

Atum-do-Índico

O atum-do-índico é uma espécie de atum que vive nas águas do indo-pacífico, ele também pode ser encontrado no mar vermelho e nas águas do sul do Japão. Sua carne possui coloração rosada quase branca.

Atum-amarelo

O atum-amarelo, assim como o atum-negro é um peixe de águas quentes, ele pode chegar a 2,4 metros de comprimento e pesar aproximadamente 200. Sua carne é bem rosada.

Quais os benefícios do consumo do Atum branco?

Assim como outros peixes, o consumo de Atum branco traz benefícios para quem o está comendo, confira alguns dos benefícios a seguir.

Faz bem ao coração

A carne do Atum é rica em ácido graxo e em ômega 3, que diminuem o acúmulo de colesterol nas artérias e vasos sanguíneos. Além de ajudar a combater a doença arterial coronária.

O ácido graxo presente na carne do Atum protege também o coração de arritmias ou outros tipos de batimentos que não são comuns para o coração.

Propriedades anti-inflamatórias

O ômega 3 presente no Atum branco possui propriedades anti-inflamatórias e auxiliam em regular o sistema imunológico do corpo.

Bom para a hipertensão

Além do ômega 3, o Atum branco é rico em Potássio, que possui propriedades vasodilatadoras. O que reduz a pressão arterial, prevenindo problemas de pressão alta.

Auxilia o cérebro

A carne de atum também possui uma grande quantidade de vitaminas do complexo, principalmente a B12, esta vitamina possui função ativa no cérebro e no sistema nervoso do corpo.

Previne anemia

Além disso, a carne dele é rica em ferro, importante para o corpo produzir os glóbulos vermelhos do sangue, prevenindo a pessoa de ter anemia.

O Atum branco é carregado?

Agora respondendo se o Atum branco é carregado, é difícil dizer se é ou não, pois alimentos carregados são comidas que possuem grande concentração de gorduras e proteínas animais, o que atrapalham na cicatrização e cura de inflamações.

O Atum branco é carregado?
Fonte/Reprodução: original.

Por ser um peixe, o Atum branco é carregado para muitas pessoas, porém como já mencionado nos benefícios da carne deste peixe, ele é rico em ômega 3, vitamina que possui anti-inflamatórias.

Ou seja, é difícil dizer se o Atum branco é carregado ou não devido a esta contradição, mas principalmente, pela questão do preparo. Pois, se misturado a alimentos carregados ou preparado com óleo em fritura, o atum será prejudicial para o processo de recuperação da pessoa.

Como consumir o Atum branco?

Existe uma grande variedade de receitas de atum branco, entre elas estão ele assado, acompanhado com alguma salada, em forma de sopa ou moqueca e é claro, ele grelhado.

Também é possível encontrar o Atum branco para consumo de forma enlatada, em sua maioria das vezes, com o nome Albacora.

Quem pode consumir o Atum branco?

Não existe uma restrição de quem pode comer Atum branco, exceto se a pessoa tem algum tipo de alergia ao peixe. Vale também ter cuidado com a versão enlatada da carne, principalmente grávidas e hipertensos, devido à grande concentração de óleo e sal para manter o peixe em conserva.

Tabela nutricional do Atum branco

Se quer incluir o peixe em sua dieta, confira abaixo a tabela nutricional de 100 g do Atum branco enlatado:

Quantidade100 g por porção 
Energia536 kj128 kcal
Carboidratos 0 g
Açúcares 0 g
Proteínas 23,62 g
Gorduras2,97 g
Gordura saturada0,792 g
Gordura monoinsaturada0,784 g
Gordura polinsaturada1,109 g
Colesterol 42 mg
Fibras0 g
Sódio377 mg
Potássio 237 mg

Com isso, você já sabe como aplicar o peixe em sua dieta. E caso você esteja passando por um processo de cicatrização, viu que o Atum branco é carregado depende apenas do modo de preparo. Inclusive que dispõe de diversos benefícios a saúde.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *