Um dos alimentos que mais se consomem no mundo sem dúvidas é o ovo. Seja cozido, frito ou em outras receitas, o ovo é sempre uma opção para refeições rápidas ou até mais bem trabalhadas. Entretanto, ao ter diarreia ter um cuidado com a alimentação é essencial para uma melhora mais rápida e mais saudável.
Saiba que o ovo não é uma das melhores opções contra a diarreia, por ser um alimento que exige certa força do intestino para digestão. Para saber mais sobre as propriedades do ovo no período de diarreia e até uma forma de usá-lo como recuperador nutricional, confira abaixo:
Quando posso consumir ovo no período de diarreia?
Inicialmente, vamos comentar sobre as propriedades do ovo. Como você já deve ter visto em várias postagens de nutrição, o ovo é uma excelente fonte de proteínas saudáveis, entre elas fibras, ômega 3, diversas vitaminas como A, D, B12, entre outras qualidades.
No entanto, em períodos de diarreia é mais seguro que a pessoa opte por uma dieta de reposição de líquidos e evite alimentos que ofereçam alguma resistência para o intestino que não se encontra nas melhores condições, além das frituras e dos muito gordurosos.
Por que ovo faz mal no período de diarreia?
Como disse anteriormente, o ovo dá um pouco de trabalho para o organismo digerir, e isso acontece pois o alimento fermenta durante a ação da digestão. Quando esse processo ocorre, o aparelho digestivo precisa produzir enzimas mais fortes tanto para quebrar o alimento, como para melhor absorção.
Por já estar debilitado, o organismo não consegue realizar o processo da maneira correta e opta por eliminar a parte não digerida da maneira mais rápida, aumentando o quadro da diarreia. Quando ela não aumenta, dores e desconfortos na barriga podem ser sentidos acompanhados de flatulência e outros sintomas de má digestão ou até de inflamação do aparelho digestivo.
Ovo pode causar diarreia?
Dependerá de duas coisas: o estado do ovo ou a possível alergia ao alimento do consumidor. Se um ovo estiver estragado e mesmo assim for consumido, há grandes chances de uma bactéria chamada salmonela ser ingerida, responsável por intoxicação alimentar e várias doenças no aparelho digestivo.
Para o outro caso, a diarreia é causada como consequência da alergia à composição do ovo do consumidor. Basicamente é uma reação de defesa do organismo por não poder digerir alguma das substâncias presentes no ovo, ou todas elas em casos mais extremos. Fora essas duas condições, não há registros de casos de diarreia por causa do consumo de ovos.
É possível comer ovo e combater a diarreia?
Por fim, você já viu todos os perigos de se utilizar o ovo quando se está com diarreia, mas é possível usar um alimento tão nutritivo para combater o problema da diarreia? Se a pessoa não tiver alergia aos componentes do ovo, saiba ser possível sim.
Usar ovos cozidos em quantidades bem equilibradas é uma ótima alternativa pois são alimentos ricos em nutrientes, o que a torna uma boa opção para recuperar os nutrientes perdidos com as evacuações e por estar em pequenas porções, não há sobrecarga no organismo.
Com isso, chegamos ao fim. Espera-se que agora você saiba os perigos de se consumir ovo da maneira errada durante o período de diarreia, além de saber como usá-lo da maneira correta. Se gostou, compartilhe para colaborar com a divulgação das informações e visite o site para mais conteúdos assim.