A prisão de ventre é um sinal de que nosso corpo pede mudanças, de que nosso organismo não está saudável, e que as bactérias responsáveis pela flora intestinal pedem por ajuda. Isso mesmo, as bactérias pedem ajuda, a partir desse pedido de socorro, elas tentam te dizer que o seu consumo de fibras estão tão baixas que seu intestino foi tomado por outros tipos de bactérias e não mais as que estão ali para te ajudarem.
As ‘’boazinhas’’ se alimentam de todo substrato dos alimentos que você ingere ajuda a manter a ordem. Esse sinal de alerta também pode ocorrer por desidratação, sedentarismo, ou efeitos colaterais de medicamentos. E isso causa um certo desconforto intestinal, cólicas, falta de apetite, inchaço, mau-humor, irritabilidade, gases em excesso.
O que é a prisão de ventre?
A prisão de ventre é a dificuldade ou o ressecamento do bolo fecal, existem dois tipos, os que são ressecados com uma maior dificuldade em evacuar, e os que conseguem porém em quantidades menores e tem a necessidade de ir mais vezes ao banheiro.
Como acontece a prisão de ventre?
Geralmente a prisão de ventre está ligada a três importantes fatores que muitas das vezes nos passam despercebidos no nosso cotidiano: água, alimentos naturais, e exercícios físicos. Quando temos uma alimentação pouco balanceada e não muito natural, nosso corpo nos manda um alerta de que algo tem que ser feito.
As bactérias de nosso intestino são formadas em cada ser com sua colônia de bactérias, são algumas genéticas que estão ali no intuito de criar uma camada que ajudará a manter sempre em funcionamento. Junto delas vem o líquido que estão presente em seu corpo para não deixar o bolo fecal ressecar, assim seu intestino o movimento de contração para evacuação.
Quais alimentos não posso consumir durante a prisão de ventre?
Alimentos fritos, congelados, fast food, açúcar, linguiças, goiaba, banana-verde, dentre outros ricos em gordura e açúcar. O álcool acelera o processo da velocidade do bolo alimentar, porém ele causa lesões, o que pode desencadear uma diarreia.
Alimentos que ajudam durante a prisão de ventre
Mamão, sementes, kefir, iogurte, ameixa…
Prisão de ventre em adulto: 1 colher de mel em um copo de água morna em jejum e outra dose antes de se deitar.
Prisão de ventre em crianças: 1 colher de chá de mel em jejum e outra ao se deitar.
Prisão de ventre em bebês: dar ao bebe uma chupeta de pano com miolo de pão e mel na chupeta de pano.
Abacaxi: Comer abacaxi ou tomar suco serve não só para prisão de ventre como também para outros casos (garganta, fígado, fazer voltar a menstruação, reumatismo, rins, fortalece o cérebro, e a memória)
Folha de abacateiro: corta em pedacinhos para realizar o chá e tomar 1 copo de hora em hora 5 copos por dia, serve para prisão de ventre, gases, reumatismo, rins, fígado, menstruação, catarro, bronquite, diarreia, falta de apetite, rouquidão, tosse e indisposição.
Devo ir ao médico quando acontece a prisão de ventre?
O normal é entre 3 a 4 vezes por semana, se estão com dificuldade o importante é começar a fazer sua própria análise e tentar corrigir, caso isso persista procure ajuda médica.
O importante é se ter equilíbrio, beber bastante água ajuda na hidratação do intestino, assim ele faz a umidificação, as fibras e vegetais manter a flora intestinal, e o exercício físico nos permite que nosso corpo trabalhe a contração do intestino.