A melancia é uma fruta super tradicional no Brasil! No entanto, muitos ainda se perguntam se a melancia é indigesta ou não. Saborosa, refrescante e muito compatível com o clima brasileiro, a fruta vermelha é a queridinha nos dias mais quentes, além de trazer à saúde diversos benefícios.
Descubra com a gente se a melancia é indigesta, além de entender o que é a indigestão, como evitar e se a melancia pode estar associada a este desconforto. Confira!
O que causa a indigestão?
A indigestão trata-se de uma dor na região do abdômen, como consequência de uma digestão que não foi realizada da maneira correta, causando esse desconforto. Esse incômodo pode estar associado a alguns fatores, dentre eles o consumo de alimentos muito condimentados e gordurosos ou de procedência duvidosa.
Por conta de algumas características da fruta, muitas pessoas acreditam que a melancia é indigesta. Porém, a indigestão pode estar associada a diversos fatores, inclusive a hábitos na alimentação como a rápida mastigação, na qual os alimentos não são ingeridos corretamente.
Quais os sintomas da indigestão?
Por conta dessa digestão feita de maneira errada, alguns sintomas se manifestam quando o processo não é feito de maneira correta. Entre os mais comuns estão o enjoo, dores de cabeça, arrotos, náuseas, a sensação de estômago cheio e bastante desconforto e dor na região do abdômen.
A boa notícia é que com alguns hábitos é possível evitar que esses desconfortos aconteçam! Evitar comer comidas muito temperadas ou gordurosas demais, além de alimentos industrializados ou embutidos e optar por uma alimentação mais leve a base de uma dieta mais saudável são fundamentais para evitar tal condição.
Vale ressaltar que, mastigar bem os alimentos antes de engolir e não tomar grandes quantidades de água durante as refeições também são importantes para evitar o desconforto causado pela indigestão.
Benefícios da melancia na alimentação
Apesar de muitas pessoas acreditarem que a melancia é indigesta, o seu consumo possui diversos benefícios à saúde! A fruta é uma excelente fonte de água, sendo também muito rica em minerais, magnésio e potássio, o que auxilia na manutenção da água no corpo humano.
Além disso, seu consumo reduz os riscos de problemas renais e a formação dos cálculos, ajuda a manter a pressão arterial devidamente equilibrada, faz bem para a saúde cardiovascular e é uma super aliada para quem possui uma rotina de exercícios.
A melancia é mesmo indigesta?
Apesar de muitas pessoas acreditarem que a melancia é indigesta, a boa notícia é que o alimento é um dos mais fáceis de serem digeridos! Muitas pessoas realmente acreditam nessa fala, mas a realidade é que ela ajuda muito na digestão dos alimentos – uma vez que em sua composição ela possui grande concentração de água.
O que alimenta a imaginação de melancia é indigesta são os movimentos intestinais causados pela fruta, uma vez que ela possui fibras insolúveis. Logo, ao ingerir muitas quantidades há a impressão de que se comeu demais, o que potencializa a ideia de que melancia é indigesta.
Vale ressaltar também que a fruta pode ser consumida à noite sem nenhum problema, aliás o alimento é muito indicado para comer a esta hora do dia por ser mais leve e bastante saudável. Por conta de seu efeito diurético, a melancia pode fazer que vá ao banheiro mais vezes, porém além disso não há nenhuma contra indicação.
O consumo da melancia é ideal para quem deseja manter uma saúde equilibrada, sendo muito indicado manter esse alimento na dieta, definitivamente dizer que melancia é indigesta é um erro, já que ela possui maior facilidade para realizar a digestão, trazendo benefícios ao corpo.