Batata Doce Prende Ou Solta O Intestino (1)

Batata doce prende ou solta o intestino?

E aí, a batata doce solta ou não o intestino? A batata doce é um tubérculo que se originou na região da Cordilheira dos Andes e, de lá, ganhou o mundo. Do Brasil ao Japão, o gosto pela batata doce é conhecido e apreciado mundo afora, tanto pelo seu sabor adocicado, quanto pelos seus muitos benefícios à saúde, como favorecer o funcionamento do intestino. Vem conhecer um pouco mais sobre ela.

O que é a batata doce?

Assim como as cenouras, a batata inglesa, beterraba etc., a batata doce é um tubérculo, que são plantas que se desenvolvem no interior da terra, raízes. Ela pode variar entre vermelha, branca ou roxa. Fato é que faz o gosto das pessoas, pois além de saborosa, é rica em muitos nutrientes.  

Batata Doce Prende Ou Solta O Intestino (2)
Fonte/Reprodução: original

De cultivo fácil, a batata doce, ao se espalhar pelo mundo, figurou como um dos alimentos principais nos períodos de instabilidade e escassez, por isso mesmo, é tão difundida no Japão.

Quem não pode comer batata doce?

Apesar de ser um excelente alimento, a batata deve ser consumida de forma equilibrada, sem excessos. Apesar de isso valer para qualquer alimento do nosso dia a dia.  É sabido que esse tubérculo contém substâncias goitrogênicas, que dificultam a boa absorção de iodo pelo organismo.

A falta de iodo pode levar a distúrbios metabólicos, relacionados à tireoide, que estão associados ao hipotireoidismo, hipertireoidismo, tireoidite de Hashimoto, doença de Graves e câncer de tireoide.

Apesar de ser mais difícil encontrar, o ideal seria consumir a batata doce orgânica, pois ela tem uma capacidade de absorver agrotóxicos, que também podem levar a desordens metabólicas.

A batata doce prende ou solta o intestino? 

A batata doce solta o intestino, pois é rica em fibras, o que é importantíssimo para facilitar o trânsito intestinal. Ela contém um açúcar chamado poliol e essa substância pode ter efeito laxante, quando consumido em grandes quantidades. 

Em geral, a batata doce solta o intestino, entretanto, para pessoas que são sensíveis ao poliol, podem ocorrer desconfortos intestinais, gases e acarretar até mesmo, no intestino preso. Por isso, a ideia é sempre consumir com moderação, para não ter excesso de quaisquer substâncias. 

Quais são os benefícios da batata doce no organismo?

Você sabia que a batata doce pode ajudar a controlar o colesterol e a diabetes? Ela contém fibras solúveis, que no estômago, formam uma espécie de gel que diminui a absorção de glicose e gordura pelo organismo.

Exatamente por ser rica em fibras, ela também nos dá uma sensação de saciedade mais rapidamente, o que pode auxiliar no processo da perda de peso. Além do quê, fibras são essenciais para o bom funcionamento do sistema digestivo, por isso a batata doce solta o intestino, de forma natural e saudável.

A batata doce é composta por muitos carboidratos, mas não precisa ter medo, são carboidratos de baixo índice glicêmico. Isso quer dizer que ela ajuda a diminuir o açúcar no sangue, que melhora a saúde cardiovascular e é mais um ponto a favor da dieta.

Também possui muitas vitaminas e minerais. Muitos pensam que o cálcio se encontra apenas no leite. Não! A batata doce também possui em sua composição uma quantidade significativa de cálcio. Em 100g de batata doce, nós encontramos 30 mg de cálcio.

A lista de minerais não para por aí, magnésio, ferro, potássio, também fazem parte da sua composição. O que garantirá ânimo, bom funcionamento celular e alívio das tão temidas câimbras.

Vitamina A, C, B6 e ácido fólico estão presentes na raiz. Que trarão benefícios para a visão, fortalecimento do nosso sistema imune e auxílio no funcionamento das células.

Realmente a batata doce é um curinga, tão versátil na nossa culinária, de fácil cultivo e com tantos benefícios. Até no combate dos radicais livres ela atua, porque possui criptoxantina, que é um oxidante.


Comments

2 respostas para “Batata doce prende ou solta o intestino?”

  1. […] chá de camomila solta ou prende o intestino? O chá é benéfico para evitar que pessoas sofram com constipação, além de ser excelente para […]

  2. […] Toda colorida e cheirosa, essa fruta é rica em benefícios diversos para o nosso organismo, além de auxiliar na manutenção imunológica, sabia que ela também solta o intestino? […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *