Prisão de ventre e gases: diferença entre eles

Prisão de ventre e gases: diferença entre eles

A prisão de ventre e gases são doenças com causas diferentes, entretanto às duas têm pequenos sintomas parecidos. É importante saber que qualquer pessoa pode sofrer com prisão de ventre e gases por isso não se deve ter medo delas, o que você deve fazer é em caso de agravamento busque estação médica já que a prisão de ventre pode ter complicações. 

Para saber mais sobre essas duas doenças continue lendo e tire suas dúvidas.

O que é prisão de ventre ou intestino preso?

Tendo vários nomes a prisão de ventre é muito comum nas pessoas idosas e em mulheres já que esse grupo acaba consumindo menos fibra e hidratando menos o corpo. Esta doença surge quando o intestino está desidratado podendo ser uma condição médica ou algo natural do corpo, é importante saber que a prisão de ventre acontece quando você não evacua 2 vezes por semana.

Dessa forma, caso você fique 1 semana sem evacuar suas fezes acabam ressecando e ficando duras dentro no órgão gerando assim o intestino preso.

Quais são os sintomas?

Os sintomas do intestino preso são variados podendo ser sintomas leves ou dores intensas em casos graves. Quando se está muitos dias sem evacuar o intestino acaba acumulando muitas fezes que podem ressecar e impedir o funcionamento natural do intestino, por isso veja alguns sintomas que podem ser sinal de intestino preso:

  • Dor abdominal;
  • Vontade de evacuar;
  • Incômodo intestinal;
  • Gases;
  • Cólicas;
  • Dificuldade em eliminar as fezes.

Estes são alguns sintomas recorrentes quando se está com intestino preso.

Como tratar a prisão de ventre?

Se a sua prisão do ventre persiste por muitos dias o recomendável é procurar orientação médica para poder tratar e assim não evoluir para alguma doença pior. Entretanto, se o seu caso é leve você começará mudando a sua alimentação.

Ter uma refeição rica em fibras ajuda no funcionamento do intestino, ameixa, feijão, aveia, soja em grãos e alimentos integrais são ótimos aliados para evitar o intestino preso. Além disso, ter uma boa ingestão de água também ajuda no tratamento da prisão de ventre, por isso o indicado é beber 2L de água por dia para manter o corpo hidratado e funcionando corretamente. 

O que são gases? e como tratar?

É normal toda pessoa ter gases já que este ar se acumula dentro do nosso corpo à medida que vamos nos alimentando e nos locomovendo. Isso acontece porque quando nosso estômago começa o processo de fermentação a bactérias e enzimas que soltam gases dentro do nosso organismo que serão posteriormente soltos.

O que são gases? e como tratar?
Saiba o que são gases e como tratar. Fonte/Reprodução: original.

O tratamento de gases se dá a partir de remédios ou chás caseiros que aliviam as dores e facilitam a saída dos gases. 

Quais os sintomas?

O desconforto abdominal é um dos sintomas mais recorrentes quando se está com gases, além disso a sensação de estar cheio e de bolhas estourando no estômago também são sintomas presentes. Em casa graves você pode sentir dor aguda, nesses casos o indicado é procurar por ajuda médica o mais rápido possível.

Como eliminar os gases e a prisão de ventre?

Apressar o que vem por que acompanhar por gases, por isso você deve se atentar a sua alimentação e assim conseguirá prevenir esses dois problemas. Agora para eliminar os gases e a prisão de ventre você pode utilizar algum chá que faça o seu organismo funcionar corretamente.

Por fim, entender como a prisão de ventre funciona e como os gases se acumulam no corpo é importante saber exatamente o que se está sentindo. 

Por isso em caso de prisão de ventre a fibra pode ser de grande ajuda para melhorar o funcionamento do intestino. Já para os gases o chá de erva-doce é um ótimo remédio caseiro para usar quando está com esse problema e lembre-se em casa de dor muito forte busca por orientação médica e assim você conseguirá iniciar um tratamento mais rápido possível.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *