O brócolis prende o intestino? Entenda!

O brócolis prende o intestino? Entenda!

Presente no prato de muitos brasileiros e com excelentes benefícios para a saúde, será que o brócolis prende o intestino?

Conheça a seguir os benefícios de incluir o brócolis na sua alimentação, os efeitos que ele causa no intestino e demais verduras que podem evitar a prisão de ventre.

O que é o brócolis?

O brócolis é da mesma família que a couve-flor, repolho e até mesmo agrião e couve. Extremamente nutritivo, é um alimento rico em fibras, proteínas e diversas vitaminas cheias de benefícios para a saúde.

O que é o brócolis?
O que é essa verdura. Fonte/Reprodução: original.

Além disso, possui poucas calorias e é rico em antioxidante. Ou seja, é um alimento extremamente rico para a sua alimentação.

Os benefícios do brócolis para a saúde

Por ser versátil, ele pode ser consumido em diversas receitas diferentes, desde saladas, sopas e até mesmo refogado e como recheio. Ao incluir o brócolis na sua rotina alimentar, você usufrui de benefícios como os seguintes:

Redução de inflamações

Por conter fitonutrientes, esses ativos conseguem reduzir o processo inflamatório do corpo. Dessa forma, os radicais livres são combatidos e diminuem o teor inflamatório presente nas células.

Controle do açúcar no sangue

Por ser rico em fibra e possuir sulforafano, o brócolis consegue melhorar as taxas glicêmicas presentes no sangue, diminuindo os níveis de açúcar para quem tem diabetes.

Amigo do coração

O brócolis também consegue ajudar na saúde cardiovascular. Sua composição extremamente rica, consegue regular a pressão arterial, relaxar os músculos do coração e das artérias, além de controlar o colesterol. Tudo isso contribui para evitar diversos tipos de doenças cardíacas.

Perfeito para grávidas

Sua composição contém ácido fólico, que é de extrema importância para as grávidas. Esse é um dos principais nutrientes que agem na formação do sistema nervoso do feto. Para a mãe, o ácido fólico consegue evitar diversas complicações, como aborto e até mesmo problemas de pressão arterial.

Fortalecimento ósseo

O brócolis tem grande importância para fortalecer os ossos, ajudando a evitar a osteoporose principalmente em idosos e mulheres na menopausa. 

Aumenta a imunidade

Como possui uma grande quantidade de vitaminas e minerais, o brócolis também é um aliado no fortalecimento do sistema imunológico, ajudando a combater infecções e outras doenças.

Efeitos do brócolis no intestino

Para quem sofre de intestino preso, uma dúvida sempre passa na cabeça: o brócolis prende o intestino? A resposta é não!

Efeitos do brócolis no intestino
Quais os efeitos. Fonte/Reprodução; original.

Pelo contrário, esse alimento consegue regular o funcionamento intestinal, principalmente por conta das fibras. A ação do brócolis no intestino também favorece o trânsito das fezes e a consistência normal.

Por que o brócolis pode prender o intestino?

Para evitar que o brócolis prenda o intestino, é importante consumir bastante água. Dessa forma, o corpo funciona melhor como um todo, mantendo o funcionamento regular do intestino.

3 verduras que ajudam a evitar a prisão de ventre

Além do brócolis, outras verduras combatem a prisão de ventre e ajudam que o intestino funcione de forma regular. Abaixo, listamos 3 verduras que são bons amigos do intestino:

Espinafre

O espinafre consegue acelerar o trânsito intestinal e estimula os movimentos peristálticos, dessa forma, a evacuação é facilitada.

Aipo

O aipo possui um sabor mais forte, por isso, pode ser misturado em suco de frutas como abacaxi ou até mesmo maçã. Ele também possui muitas fibras e por isso, tem grande poder no funcionamento do intestino.

Couve

A couve também tem poder laxativo e pode ser consumida de várias formas, inclusive utilizada nos famosos sucos verdes.

Ou seja, além de extremamente saboroso e cheio de benefícios para a saúde, o brócolis também pode ser o melhor amigo do seu intestino. Mantenha-o sempre na dieta e com uma alimentação equilibrada, o intestino irá funcionar da melhor maneira.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *