Qual dieta para endoscopia ideal? Antes e depois do exame!

Qual dieta para endoscopia ideal? Antes e depois do exame!

Para entender melhor sobre a dieta para endoscopia precisamos compreender antes de tudo o que é a endoscopia. Ela serve para diagnosticar ou melhor para fazer uma investigação dos órgãos do trato digestivo superior. A partir dela é possível averiguar se a pessoa apresenta algum problema como gastrite, sangramento ou algo mais grave como câncer de estômago. Nesse post esclarecemos as principais dúvidas do que fazer antes e depois do exame de endoscopia

Qual dieta para endoscopia para antes do exame?

A pessoa que for fazer a endoscopia, tem que ter na sua cabeça que é preciso  seguir uma dieta para endoscopia ideal, e nela inclui não ingerir carne vermelha, pois é um alimento difícil de digestão e pela necessidade de o estômago estar vazio, isso pode ser algo que atrapalhe durante o exame. Além de tudo é necessário que o paciente tenha feito oito horas de jejum antes do procedimento endoscópico.

Qual dieta para endoscopia para antes do exame?
Exame. Fonte/Reprodução: original.

Outra recomendação que se faz para pessoa que for fazer o exame de endoscopia é não ter ingerido, no mínimo 12 horas antes, nenhum tipo de bebida alcoólica.

Quais outras recomendações antes da endoscopia?

É necessário que o paciente que for realizar o exame de endoscopia leve alguém que possa ajudá-la após o exame, porque o mesmo é acompanhado por sedação e logo após o paciente ainda estará sob efeito dela.

Outra recomendação que provavelmente será dada pelo médico é que, na hora da marcação do exame, haverá uma breve suspensão de alguns tipos de medicamentos, como por exemplo os de diabetes e remédios para afinar o sangue.

Para o dia do exame, pacientes que façam uso rotineiro de esmaltes nas unhas deverão retirá-lo, pois a presença do esmalte nas unhas dificulta o monitoramento dos níveis de oxigênio no sangue no período da sedação durante o exame.

Quais cuidados e dieta após endoscopia?

Logo após o exame o paciente ficará sob observação num período entre 10 a 30 minutos, mas ainda o mesmo pode apresentar quadro de sonolência e algum tipo de perturbação mental até 8 horas depois do procedimento.

Quais cuidados e dieta após endoscopia?
Cuidados. Fonte/Reprodução: original.

Mesmo após a realização do exame o paciente precisa continuar seguindo uma dieta para endoscopia ideal, sendo a princípio uma dieta líquida, e se o paciente não apresentar grandes dificuldades após ingestão, poderá voltar para a alimentação normal.

Quais riscos ou efeitos colaterais após endoscopia?

Dependendo da pessoa que for realizar o procedimento, ela poderá apresentar quadros de

rouquidão ou algia na região da garganta devido a introdução do aparelho. Possível quadro de náuseas também pode ocorrer. Outros efeitos colaterais possíveis de podem aparecer ao paciente após a realização da endoscopia é o quadro de distensão abdominal, que causa a sensação de gases na região.

Apesar desses efeitos colaterais, em geral eles são ditos como complicações de mínimo grau. No entanto, se o paciente apresentar quadro de febre, dor no tórax, sensação de falta de ar, presença de fezes escurecidas ou êmese, o paciente precisa procurar um médico urgentemente.

Dado às recomendações finais e compreendendo todo caminho que o paciente precisa recorrer para fazer um exame seguro, como a de obedecer corretamente a dieta para endoscopia, como o de não ingerir bebida alcoólica pelo menos 12hr antes e da necessidade de um acompanhante após o exame por segurança.

Essas observações são dadas para que a endoscopia seja realizada de forma mais segura e com mais clareza para uma recuperação tranquila, mas é claro, siga as orientações dadas pelo seu médico.


Comments

2 respostas para “Qual dieta para endoscopia ideal? Antes e depois do exame!”

  1. […] melhores maneiras de inserir o pão com ovo na dieta é se atentar para dois aspectos: o momento de comê-lo e o seu preparo. No primeiro caso, uma boa situação é […]

  2. […] dieta vegetariana bem planejada pode fornecer proteína suficiente para atender às necessidades do corpo. Alimentos ricos em proteínas vegetais […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *