O limão é um dos componentes mais famosos na culinária mundial. Responsável principalmente por temperar pratos como saladas e carnes, o limão possui várias propriedades para a saúde de quem o consome.
Poderia esse simples fruto conseguir combater a diarreia? Já adianto que sim, o limão consegue combater devido a sua propriedade cítrica se for usado corretamente. Caso queira saber mais sobre como ele atua, continue a ler o texto.
Quais as propriedades nutricionais do limão?
Para iniciarmos, mostraremos como o limão pode ajudar no organismo de maneira geral. A sua composição além de ser rica em água, possui muitos minerais importantes como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, entre outros tipos. Além desses, possui carboidratos, proteínas e outros compostos importantes.
Todos os itens citados são importantes, mas é inegável que a maior propriedade do limão é sua vasta quantidade de vitaminas, desde a vitamina A, B, B2, B3, B5, B6 e B9, vitamina E e a C, responsável por aumentar a imunidade do organismo. Com todo esse panorama, podemos mostrar no próximo tópico como o limão age contra a diarreia.
Quais os benefícios do limão contra a diarreia?
Agora que você já sabe os componentes nutricionais do limão, podemos dizer como ele auxilia no tratamento da diarreia. Este problema está geralmente associado a bactérias que causam o mau funcionamento do intestino, fazendo com que os movimentos dele fiquem desregulados.
No entanto, ao ingerir um copo de água com suco de limão espremido em episódios de diarreia, além de repor boa parte dos sais perdidos com a quantidade de evacuações, o teor ácido da fruta estimulará a eliminação das toxinas presentes no aparelho digestivo. O que inclui a destruição das bactérias patogênicas presentes.

Por fim, o consumo correto do limão fará com que o fígado volte a produzir a bile, pois sua acidez e estrutura é bem parecida com a do suco gástrico, estimulando o órgão. Com a bile em produção, o intestino começará a se regular e a digerir os compostos nutritivos ingeridos diariamente, o que levará a cura do organismo. Entretanto, cuidado para não exagerar nas quantidades de limão, como veremos adiante.
Quando devo evitar limão para combater a diarreia?
Infelizmente, nem todas as pessoas podem usar a fruta, principalmente aquelas que possuem problemas de sensibilidade no aparelho digestivo, já que o teor cítrico do limão pode acabar machucando as paredes do intestino.
As que possuem alta sensibilidade a vitamina C também devem evitar, pois elas podem sentir dores de cabeça e outros desconfortos ao entrar em contato com o composto. Por fim, as que possuem alto teor de ferro no sangue também devem evitar o excesso de limão, já que a vitamina C ajuda na absorção do composto.
Se o limão não resolver o que devo fazer?
Caso nada tenha funcionado, o correto é procurar ajuda médica, já que pode ser um problema detectável em exames mais específicos. Outro aviso é para que evite a automedicação, já que isso piora mais ainda o estado de seu intestino e organismo, podendo levar a uma situação até crítica.
Com isso, finalizamos por aqui. Espera-se que agora você saiba como tratar diarreias através de limão, além de saber quando não se pode usar. Se gostou do conteúdo, compartilhe para ajudar na divulgação e para mais postagens de saúde, continue a visitar os textos do site.