As castanhas são frequentemente consumidas e mais populares nas regiões norte e nordeste do Brasil, mas ainda surgem dúvidas sobre se a castanha é carregado, levando algumas pessoas a evitarem seus diversos tipos.
A castanha contém propriedades benéficas para o organismo, além de ser uma ótima aliada para quem pretende perder peso, mas será que ela pode ser consumida por quem passa por um processo de cicatrização?
Para te ajudar a sanar as dúvidas em relação à oleaginosa, aqui neste conteúdo você vai ver se a castanha é carregado, quais são os tipos, os principais benefícios e muito mais. Continue a leitura!
O que é uma castanha?
As castanhas são sementes capsulares ricas em óleo que podem ser consumidas de maneira natural. Algumas, como a castanha de caju, por exemplo, são normalmente assadas antes do consumo.
De fato, há milênios as pessoas consomem as castanhas em seus diversos tipos, que podem ser facilmente encontrados em lojas de produtos naturais.
Quais os tipos de castanhas?
As castanhas possuem sabores característicos e diferenciados de acordo com o seu tipo. Isso se dá porque embora tenham o mesmo nome, cada castanha provém de uma fonte distinta. Confira quais são:
1- Castanha de caju
Proveniente do cajueiro, a castanha de caju conta com propriedades que trazem benefícios para o organismo, como a redução do colesterol ruim (LDL), além de gerar energia e ser um excelente aliado após exercícios físicos, visto que ele ajuda na recuperação do organismo.
2- Castanha do Pará
A castanha do Pará também é nomeada de castanha do Brasil. Ela possui uma casca mais rígida que os outros tipos de castanha e auxilia em melhorias para o sistema imunológico.
3- Amêndoa
A amêndoa é um tipo de castanha rica em vitamina B1 e E, que auxiliam na redução do teor glicêmico e são ótimos antioxidantes. Eles são consumidos puros ou podem ser utilizados para compor alguns pratos.
4- Pistache
O Pistache possui um sabor característico, além de ser rico em potássio e vitamina B6 que auxiliam no fortalecimento dos ossos, combatem a insônia e regulam o açúcar no sangue.
5- Avelã
Rica em gorduras monoinsaturadas, as avelãs estão presentes em alguns alimentos, como pastas, biscoitos e similares. Além disso, o óleo da oleaginosa, assim como o óleo de girassol, azeite de oliva e diversos outros, oferecem diversos benefícios, por ser rico em ômega-9 e outros nutrientes.
Ademais, elas são fundamentais para o organismo por, principalmente, regular os colesteróis bons e ruins, dando espaço para o colesterol bom.
Quais os benefícios do consumo da castanha?
Apesar da dúvida sobre se castanha é carregado, elas são conhecidas por serem excelentes no que se refere a perda de peso, e ainda existem muito outros benefícios no consumo delas. Confira quais são:
1- Combate o envelhecimento precoce
O envelhecimento precoce é um problema enfrentado por muitas pessoas e as castanhas são excelentes combatentes de suas causas, podendo controlá-lo. Isso ocorre porque as castanhas são abundantes em Ômega 6, 9 e selênio.
Esses nutrientes estimulam a produção de colágeno, além de proteger as células. Por isso, elas são frequentemente encontradas em cosméticos, como hidratantes para a pele, por exemplo.
2- Auxilia a perda de peso
As castanhas proporcionam a sensação de saciedade mesmo em tamanhos menores. Além disso, elas demoram mais para serem digeridas, ajudando na perda de peso por evitar excessos no consumo de alimentos fora dos horários adequados.
3- Melhora o humor
A castanha de caju conta com o triptofano que auxilia a produção de serotonina, responsável pela sensação de felicidade.
4- Reforça o sistema imunológico
As castanhas são ricas em Vitamina E, ômega 3 e selênio que atuam como auxiliares na prevenção de doenças cardiovasculares, devido à diminuição da pressão arterial e outros fatores associados a doença.
A castanha é carregada?
Ainda que seja benéfica para a saúde, saber se castanha é carregado é relevante, pois em situações específicas, como a recuperação de lesões, alimentos assim considerados devem ser evitados. Mas as castanhas não são carregadas.
Carregados ou remosos são alimentos potencialmente inflamatórios, que atrapalham a cicatrização e devem ser evitados pós-cirurgias, piercings e tatuagens, por exemplo. As castanhas são ricas em macronutrientes, bem como em compostos bioativos, como antioxidantes e anti-inflamatórios. Além disso, a gordura presente no alimento é considerada boa e favorece a saúde no organismo humano.
Assim, não é correto afirmar que a castanha é carregado, nem mesmo que não pode ser consumida para reduzir as chances de inflamação, tendo em vista que seus compostos bioativos atuam na modulação de processos inflamatórios, atenuando-os.
Como consumir as castanhas?
As castanhas podem ser consumidas de diversas maneiras e algumas delas são in natura, assada, como ingrediente que integra pastas, bolos e tortas, além de acompanhar uma diversidade de receitas.
Elas são ótimas opções de lanches, pois são práticas e podem ser levadas para onde for. A melhor parte é que elas podem ser facilmente encontradas em feiras e lojas de produtos naturais.
Tabela nutricional da castanha
Ainda que não seja verdadeira a afirmação de que castanha é carregado, é importante se atentar à sua composição para que a ingestão da mesma na dieta seja feita de forma correta e moderada. Confira a seguir a tabela nutricional de 100 gramas de castanha:
TABELA NUTRICIONAL DA CASTANHA (100g) | |
Sódio | 0.0 mg |
Valor energético | 609.00 kcal |
Proteínas | 19.60 g |
Carboidratos | 26.40 g |
Fibras | 0.0 g |
Gorduras totais | 47.20 g |
Gorduras saturadas | 0.0 g |
Carboidratos líquidos | 26.40 g |
Agora você está ciente que não se pode afirmar que castanha é carregado, pois não é, já que possui substâncias anti-inflamatórias. Priorize alimentos que não se encaixem na categoria de carregados ou remoso para diminuir as chances de prejudicar a sua recuperação. Além disso, lembre-se que tudo deve ser consumido de forma moderada em uma dieta diversificada.