O pimentão é um vegetal bastante utilizado para temperar alimentos, bem como também é consumido como prato principal e por isso as pessoas se preocupam se o pimentão é carregado.
É de conhecimento popular que alimentos carregados ou reimosos são prejudiciais para o organismo humano, afetando a cicatrização. Por este motivo, pessoas que fizeram uma tatuagem, estão se recuperando de uma lesão ou aplicação de piercings, devem evitá-los.
Para sanar suas dúvidas, reunimos neste conteúdo as principais informações sobre o assunto. Você vai ver se o pimentão é carregado, quais são os tipos, como consumir e mais. Acompanhe!
O que é o Pimentão?
O pimentão é uma hortaliça habitualmente consumida em território brasileiro e ao redor do mundo. Embora seja considerado primo da pimenta, o pimentão não possui sabor apimentado, mas, sim, levemente doce, a depender do tipo que é consumido.

Por ser muito popular na culinária brasileira, surgem preocupações se o pimentão é carregado e se ele é prejudicial para organismo.
Quais os tipos de Pimentão?
Dentre os principais tipos de pimentão, estão o verde, amarelo e vermelho. Eles podem variar nos sabores, além de poderem ser utilizados para decorar pratos. Confira abaixo detalhes sobre os tipos de pimentão:
1- Pimentão verde
O pimentão verde é colhido antes do amadurecimento e por este motivo ele possui um sabor característico amargo, além de ser crocante. Ele não é apenas utilizado para temperar alimentos, como também é consumido por si só, assado ou recheado com alguma proteína, como o frango, por exemplo.
2- Pimentão Amarelo
O pimentão amarelo possui um sabor levemente adocicado e é conhecido como um dos tipos mais bonitos de pimentão, dando sabor e beleza nos pratos em que ele é utilizado.
3- Pimentão Vermelho
O pimentão vermelho tem um sabor característico ainda mais doce que o amarelo. Além disso, ele também pode ser consumido assado ou recheado, bem como também pode ser utilizado para dar sabor a receitas.
4- Pimentão Roxo
O pimentão roxo possui um sabor mais suave e menos ácido que os demais e além de ser uma das variações mais exóticas e bonitas do pimentão, ele também pode ser utilizado para decorar pratos e dar sabor a receitas.
5- Pimentão Laranja
O pimentão laranja é o mais rico em vitamina C e seu sabor também é adocicado, assim como o amarelo, vermelho e roxo. Contudo, essa variedade não pode ser facilmente encontrada em feiras e supermercado como as demais.
Quais os benefícios do consumo do Pimentão?
O consumo do alimento traz diversos benefícios, atuando como colaborador na prevenção de doenças crônicas como o câncer, além de ser um excelente combatente da anemia. Entenda mais sobre esses benefícios abaixo:
1- Reduz o colesterol
O pimentão é um alimento rico em vitamina E, que é responsável pela diminuição do colesterol ruim presente no organismo humano também conhecido como LDL.
2- Combate a anemia
O pimentão vermelho, principalmente, é rico em vitamina C e ferro, ajudando no combate à anemia. Consumir o pimentão vermelho acompanhado de outros alimentos ricos em ferro, vai favorecer no aumento da absorção do nutriente no corpo.
3- Alivia dores
O pimentão é uma hortaliça rica em vitamina C e K, além de contar com a capsaicina. Por isso, ela age como um anti-inflamatório, reduzindo inchaço e também aliviando dores.
4- Combate a insônia
Por ser rico em vitamina B6, o pimentão pode auxiliar na produção de melatonina, motivo pelo qual o alimento atua combatendo a insônia.
5- Auxilia na saúde ocular
O pimentão laranja é rico em zeaxantina, enquanto o pimentão amarelo possui altos níveis de luteína. Esses carotenoides auxiliam na saúde ocular os protegendo.
6- Auxilia na imunidade
Os pimentões amarelos, laranja e vermelho são ricos em vitamina C que é responsável pelo reforço do sistema imunológico, auxiliando no aumento da imunidade.
O Pimentão é carregado?
O pimentão não pode ser considerado um alimento carregado, muito pelo contrário, afinal ele é rico em vitamina C e antioxidantes, nutrientes anti-inflamatórios necessários para auxiliar o processo cicatricial.

Nesse contexto, ele pode ser frequentemente consumido por quem acabou de fazer uma tatuagem ou está se recuperando de uma cirurgia recente. Assim, se sua preocupação era se o pimentão é carregado, a resposta é não! Pode consumir com tranquilidade.
Como consumir o Pimentão?
O pimentão é conhecido por ser versátil, visto que ele pode ser consumido assado, cru, adicionado a uma salada, cozido ou simplesmente como ingrediente, para dar sabor a uma receita, como a carne de panela ou feijão, por exemplo.
Para isso, basta escolher quais tipos de pimentão você vai utilizar e qual sabor você quer dar para a sua refeição.
Tabela nutricional do Pimentão
O vegetal é rico em proteínas e carboidratos e como você já viu, ele traz muitos benefícios para a saúde, incluindo o fator anti-inflamatório, por isso não se pode afirmar que pimentão é carregado. Confira abaixo a tabela nutricional referente a 100 gramas de pimentão:
TABELA NUTRICIONAL DO PIMENTÃO (100g) | |
Calorias | 27,9 kcal |
Proteínas | 1,2 g |
Gorduras totais | 0,4 g |
Carboidratos | 6,0 g |
Gordura saturada | 0,0 g |
Gordura trans | 0,0 g |
Sódio | 0,0 mg |
Fibras | 1,9 g |
Agora que você sabe ser falso o mito de que pimentão é carregado, conferiu que ele não é prejudicial e não pode causar inflamações, e muito menos piorar lesões existentes, chegou o momento de adicionar o pimentão em sua dieta, podendo consumi-lo em suas diversas formas!