Pimentão é carregado ou não

Pimentão é carregado ou não?

O pimentão é um vegetal bastante utilizado para temperar alimentos, bem como também é consumido como prato principal e por isso as pessoas se preocupam se o pimentão é carregado.

É de conhecimento popular que alimentos carregados ou reimosos são prejudiciais para o organismo humano, afetando a cicatrização. Por este motivo, pessoas que fizeram uma tatuagem, estão se recuperando de uma lesão ou aplicação de piercings, devem evitá-los.

Para sanar suas dúvidas, reunimos neste conteúdo as principais informações sobre o assunto. Você vai ver se o pimentão é carregado, quais são os tipos, como consumir e mais. Acompanhe!

O que é o Pimentão?

O pimentão é uma hortaliça habitualmente consumida em território brasileiro e ao redor do mundo. Embora seja considerado primo da pimenta, o pimentão não possui sabor apimentado, mas, sim, levemente doce, a depender do tipo que é consumido.

O que é o Pimentão
Fonte/Reprodução: original

Por ser muito popular na culinária brasileira, surgem preocupações se o pimentão é carregado e se ele é prejudicial para organismo.

Quais os tipos de Pimentão?

Dentre os principais tipos de pimentão, estão o verde, amarelo e vermelho. Eles podem variar nos sabores, além de poderem ser utilizados para decorar pratos. Confira abaixo detalhes sobre os tipos de pimentão:

1- Pimentão verde

O pimentão verde é colhido antes do amadurecimento e por este motivo ele possui um sabor característico amargo, além de ser crocante. Ele não é apenas utilizado para temperar alimentos, como também é consumido por si só, assado ou recheado com alguma proteína, como o frango, por exemplo.

2- Pimentão Amarelo

O pimentão amarelo possui um sabor levemente adocicado e é conhecido como um dos tipos mais bonitos de pimentão, dando sabor e beleza nos pratos em que ele é utilizado.

3- Pimentão Vermelho

O pimentão vermelho tem um sabor característico ainda mais doce que o amarelo. Além disso, ele também pode ser consumido assado ou recheado, bem como também pode ser utilizado para dar sabor a receitas.

4- Pimentão Roxo

O pimentão roxo possui um sabor mais suave e menos ácido que os demais e além de ser uma das variações mais exóticas e bonitas do pimentão, ele também pode ser utilizado para decorar pratos e dar sabor a receitas.

5- Pimentão Laranja

O pimentão laranja é o mais rico em vitamina C e seu sabor também é adocicado, assim como o amarelo, vermelho e roxo. Contudo, essa variedade não pode ser facilmente encontrada em feiras e supermercado como as demais.

Quais os benefícios do consumo do Pimentão?

O consumo do alimento traz diversos benefícios, atuando como colaborador na prevenção de doenças crônicas como o câncer, além de ser um excelente combatente da anemia. Entenda mais sobre esses benefícios abaixo:

1- Reduz o colesterol

O pimentão é um alimento rico em vitamina E, que é responsável pela diminuição do colesterol ruim presente no organismo humano também conhecido como LDL.

2- Combate a anemia

O pimentão vermelho, principalmente, é rico em vitamina C e ferro, ajudando no combate à anemia. Consumir o pimentão vermelho acompanhado de outros alimentos ricos em ferro, vai favorecer no aumento da absorção do nutriente no corpo.

3- Alivia dores

O pimentão é uma hortaliça rica em vitamina C e K, além de contar com a capsaicina. Por isso, ela age como um anti-inflamatório, reduzindo inchaço e também aliviando dores.

4- Combate a insônia

Por ser rico em vitamina B6, o pimentão pode auxiliar na produção de melatonina, motivo pelo qual o alimento atua combatendo a insônia.

5- Auxilia na saúde ocular

O pimentão laranja é rico em zeaxantina, enquanto o pimentão amarelo possui altos níveis de luteína. Esses carotenoides auxiliam na saúde ocular os protegendo.

6- Auxilia na imunidade

Os pimentões amarelos, laranja e vermelho são ricos em vitamina C que é responsável pelo reforço do sistema imunológico, auxiliando no aumento da imunidade.

O Pimentão é carregado?

O pimentão não pode ser considerado um alimento carregado, muito pelo contrário, afinal ele é rico em vitamina C e antioxidantes, nutrientes anti-inflamatórios necessários para auxiliar o processo cicatricial.

O Pimentão é carregado
Fonte/Reprodução: original

Nesse contexto, ele pode ser frequentemente consumido por quem acabou de fazer uma tatuagem ou está se recuperando de uma cirurgia recente. Assim, se sua preocupação era se o pimentão é carregado, a resposta é não! Pode consumir com tranquilidade.

‌Como consumir o Pimentão?

O pimentão é conhecido por ser versátil, visto que ele pode ser consumido assado, cru, adicionado a uma salada, cozido ou simplesmente como ingrediente, para dar sabor a uma receita, como a carne de panela ou feijão, por exemplo.

Para isso, basta escolher quais tipos de pimentão você vai utilizar e qual sabor você quer dar para a sua refeição.

Tabela nutricional do Pimentão

O vegetal é rico em proteínas e carboidratos e como você já viu, ele traz muitos benefícios para a saúde, incluindo o fator anti-inflamatório, por isso não se pode afirmar que pimentão é carregado. Confira abaixo a tabela nutricional referente a 100 gramas de pimentão:

TABELA NUTRICIONAL DO PIMENTÃO (100g)
Calorias27,9 kcal
Proteínas1,2 g
Gorduras totais0,4 g
Carboidratos6,0 g
Gordura saturada0,0 g
Gordura trans0,0 g
Sódio 0,0 mg
Fibras1,9 g

‌Agora que você sabe ser falso o mito de que pimentão é carregado, conferiu que ele não é prejudicial e não pode causar inflamações, e muito menos piorar lesões existentes, chegou o momento de adicionar o pimentão em sua dieta, podendo consumi-lo em suas diversas formas!


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *