Plantas para proteger o seu cérebro confira as 5 melhores

Plantas para proteger o seu cérebro: confira as 5 melhores

Quando o assunto são cuidados naturais com a mente, existem diversas plantas para proteger o seu cérebro dos fatores da rotina, que podem ser prejudiciais a curto ou longo prazo, especialmente em ambientes hostis para a saúde mental.

Tendo esse ponto em mente, é possível cuidar do nosso cérebro de uma forma simples e prática, utilizando plantas, seja em chás ou cremes, podem ser benéficos não somente para nossa mente, como para o corpo no geral.

Para auxiliar nessa questão, neste artigo, separamos cinco plantas para proteger o seu cérebro, junto de outras dicas interessantes sobre os benefícios de utilizá-las no cotidiano para fortalecer a mente e corpo como um todo.

Como as plantas podem ajudar na saúde?

Elas ajudam em diversos sentidos, graças aos seus compostos bioativos, nutrientes ou simplesmente por sua presença no ambiente. Pois, seu visual e estética já é um atrativo que pode auxiliar no humor.

Além disso, os nutrientes presentes nas plantas, como vitaminas, minerais e fibras, podem ajudar não só a saúde mental, como também a prevenção de doenças crônicas, como obesidade, diabetes e doenças cardíacas.

Como as plantas podem ajudar na saúde
Fonte/Reprodução: original

Outro ponto interessante está nos compostos bioativos, que possuem propriedades medicinais que ajudam a combater inflamações e fortalecer o sistema imunológico. Fatores que também comprovam a eficiência das plantas para proteger o seu cérebro, já que ele pode ser afetado por problemas como estes.

Pensando nessas vantagens, apresentamos algumas plantas que podem ser benéficas para a sua mente, independente da forma que ela será usada para auxiliar na sua saúde.

5 Melhores plantas para proteger o seu cérebro

Com o intuito de auxiliar nesses cuidados com a saúde, especialmente a mental, separamos cinco plantas para proteger o seu cérebro, que além de aliviar certos sintomas do cotidiano, ajudam a melhorar a saúde cognitiva.

Ginkgo Biloba

Essa é uma das plantas mais estudadas em relação à saúde cerebral, contendo compostos que aumentam a circulação sanguínea no cérebro e melhoram a função cognitiva. Além disso, a ginkgo biloba pode auxiliar na prevenção da deterioração da cognição, um processo que naturalmente acontece com a idade.

Cúrcuma

Uma das plantas para proteger o seu cérebro, a cúrcuma contém um composto chamado curcumina, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Essa planta pode ajudar a proteger o cérebro contra doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer e Parkinson.

Chá-Verde

Conhecida como Camellia sinensis, a planta do popular chá-verde contém compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, protegendo o cérebro contra danos causados pelo envelhecimento e pelo estresse. Além disso, ele possui cafeína e teanina, que ajudam na função cognitiva e na melhora da atenção.

Alecrim

Muito usada em diversas receitas, o alecrim é uma planta que é um forte impulsionador cerebral. Além disso, seu óleo pode ser ainda mais potente, pois seu cheiro aumenta a competência e eficiência mental, e auxilia na memória e em outras funções cognitivas.

Bacopa

Esta é uma erva que, além de ajudar a melhorar a memória e cognição, reduz consideravelmente os sintomas do estresse e da ansiedade, que surgem devido às rotinas diárias. Além disso, a bacopa é um forte antioxidante que pode proteger as células cerebrais de danos causados por diversos fatores como os radicais livres.

Qual planta regenera os neurônios?

Ainda pensando em plantas para proteger o seu cérebro, existe uma espécie encontrada na amazônia, a camapu. A qual possui substâncias que podem auxiliar na regeneração e produção de novos neurônios, algo que pode ser crucial no combate de doenças degenerativas como o Alzheimer.

Qual planta regenera os neurônios
Fonte/Reprodução: original

Isso se dá devido a uma substância existente no caule dessa planta, que além de possivelmente auxiliar contra o Alzheimer, tem a possibilidade da criação de novos neurônios. Assim, cria novas conexões entre as células cerebrais, revertendo problemas como a perda de memória recente e a morte neural, que é causadora de males como a depressão.

Vale destacar que essas possibilidades ainda estão sendo estudadas pelos cientistas, mas acredita-se que há chances consideráveis da camapu trazer benefícios como este para o organismo, sobretudo o cérebro.

Qual o melhor chá para o cérebro?

O chá mais popular feito com uma planta para proteger o cérebro é o chá-verde. Sua proteção antioxidante é um fator crucial para auxiliar na saúde mental contra a ansiedade, estresse e depressão, além de proteger contra danos causados por esses sintomas.

Conhecer plantas para proteger o seu cérebro é uma ótima forma de cuidar da saúde mental, mas é importante lembrar que é recomendado sempre ter um acompanhamento médico. Pois, um profissional pode sugerir alimentos e plantas específicas para o seu estado de saúde, e podem ser mais efetivas.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *