O ossobuco é gorduroso Saiba mais sobre esse prato!

O ossobuco é gorduroso? Saiba mais sobre esse prato!

Mesmo que amplamente consumido na Europa, ainda há dúvidas se o ossobuco é gorduroso. Esse é um corte da carne considerado como de segunda, mas extremamente saboroso e que pode ser utilizado no preparo de diversas receitas. É uma excelente escolha de corte para quem deseja economizar um pouquinho e ainda assim aproveitar de uma carne saborosa.

Porém, um fator que muitas pessoas observam na hora de comprar a carne é quanto a presença de gordura. Principalmente porque muitas vezes utilizamos algumas gorduras no preparo que, somadas à gordura da carne, podem ser prejudiciais para a saúde. Mas será mesmo que o ossobuco é gorduroso? Saiba mais sobre esse corte lendo o texto.

O que é ossobuco?

O ossobuco é um corte do boi muito específico e fica localizado acima da canela e logo abaixo do joelho. Uma característica desse corte é que bem no meio da carne você encontra um osso redondo que tem tutano em seu interior, sendo o responsável pelo sabor do ossobuco.

O que é ossobuco
Fonte/Reprodução: original

Essa é uma carne considerada como de segunda, pois seu tempo de preparo normalmente é mais longo e seu preço costuma ser mais acessível se comparado a outros tipos de carne. Realizando seu preparo corretamente e com muitos temperos, os resultados são pratos excelentes e extremamente macios.

Qual o principal diferencial nesse prato?

Antes de descobrir se o ossobuco é gorduroso, precisamos destacar os diferenciais desse corte. Além é claro, de seu sabor muito característico, podemos destacar a presença do osso arredondado e centralizado na carne como um de seus principais diferenciais, pois ali se encontra o tutano, que é um dos responsáveis pelo sabor marcante da carne.

Além disso, o ossobuco também possui fibras e nervos firmes, é rico em colágeno e é uma carne versátil, pois pode ser preparado de diversas maneiras. Apesar de ser muito cozido na pressão, ele também pode ser usado em ensopados e até mesmo como uma das carnes de um churrasco.

Benefícios do consumo de ossobuco

Como o principal diferencial do ossobuco é justamente a presença do osso rico em tutano, muitos dos benefícios do consumo dessa carne vem justamente por conta dessa característica, ou seja, ao incluir o ossobuco em sua alimentação, você poderá aproveitar de alguns benefícios como, por exemplo:

  • Melhora da firmeza na pele;
  • Tem ação antioxidante;
  • Melhora o funcionamento das articulações;
  • Diminui as inflamações no corpo;
  • Melhora a saúde óssea.

Além da proteína, o ossobuco também possui diversos nutrientes como vitamina B12, vitamina A, vitamina E, fósforo, ferro, tiamina, riboflavina e colágeno. Ou seja, para quem procura uma carne com bom custo, saborosa e que proporcione benefícios para a saúde, sem dúvidas o ossobuco deve ser considerado.

Principais formas de preparo do ossobuco

Antes de descobrir se o ossobuco é gorduroso, vamos falar um pouco sobre a forma de preparo desse corte. Como mencionamos anteriormente, o ossobuco tem um cozimento um pouco mais longo do que outros tipos de carne, por isso muitas vezes ele é feito na pressão.

Mas ele também pode ser preparado de outras formas, como cozido, assado e até mesmo grelhado em churrasqueiras. É um tipo de carne que combina muito bem com legumes, vegetais, vinhos e diversos temperos. Vale ainda comê-lo acompanhado de purê de batata, angu e, é claro, o bom e velho feijão com arroz também.

O ossobuco é gorduroso ou não?

Agora chegou a hora de responder a esperada pergunta: afinal, o ossobuco é gorduroso? E sim, esse é um corte de carne gorduroso justamente pela presença do osso com tutano. Por isso, na hora de realizar o preparo da carne, opte sempre por usar menos quantidade de gorduras como óleos e manteigas para evitar que o prato acumule gorduras em excesso.

O ossobuco é gorduroso ou não
Fonte/Reprodução: original

Mesmo sabendo que o ossobuco é gorduroso, precisamos entender o valor nutricional que essa carne oferece para o nosso organismo e os benefícios incríveis para nossa saúde como um todo. Ao consumi-la da forma correta e em uma frequência adequada, somente o fato dela ser gordurosa não traz malefícios para a saúde.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *