O coração de galinha é gorduroso Saiba agora!

O coração de galinha é gorduroso? Saiba agora!

Sempre presente e considerado um sucesso nos churrascos por todo o Brasil, muitos ainda perguntam se o coração de galinha é gorduroso, ou não. Considerada como uma iguaria, o coração de galinha é um tipo de alimento muito presente, não apenas nos churrascos, mas também em outras receitas como o baião de dois e, até mesmo, alguns lanches.

É uma carne pequena, mas com grandes valores nutricionais para quem consome. Porém, algumas pessoas acreditam que o coração de galinha é gorduroso. Será que isso é verdade? Confira ao longo desse texto diversas informações importantes sobre esse alimento e descubra tudo ao seu respeito!

O que é o coração de galinha?

O coração de galinha faz parte do grupo de miúdos, junto com o fígado e a moela, também muito consumidos na culinária brasileira. O que muita gente não sabe, é que os preparos utilizando o coração vão muito além do tradicional churrasquinho. E, quando feito corretamente, este miúdo pode se tornar tão macio quanto um filé de carne.

O que é o coração de galinha
Fonte/Reprodução: original

Por mais que haja o questionamento se o coração de galinha é gorduroso, ele não deixa de ser um alimento altamente nutritivo, extremamente rico em minerais importantes para nossa saúde como cálcio, fósforo e potássio – além de ser uma boa fonte de proteínas até mesmo para quem segue dietas restritivas.

Como o coração de galinha pode ser preparado?

Antes de te responder se o coração de galinha é gorduroso, vamos falar mais sobre algumas maneiras de prepará-lo. A forma mais frequente de preparar o coração de galinha, sem dúvidas, é na churrasqueira.

Porém, é uma carne que pode ser incluída na sua alimentação, pois é versátil e pode ser preparada de várias formas diferentes, que vão muito além do famoso churrasquinho.

Uma maneira interessante de preparar o coração de galinha, é fazendo-o em uma frigideira, com bastante tempero e refogado com cebola. Essa é uma forma simples, porém extremamente deliciosa, de preparar essa iguaria!

O coração também pode ser preparado como acompanhamento em risotos, baião de dois e em alguns lugares, ele vem sendo usado no lugar da carne de hambúrguer em alguns lanches, como é o caso do famoso “xis”, um lanche tradicional gaúcho.

Benefícios do consumo de coração de galinha

Por mais que haja a dúvida se o coração de galinha é gorduroso, o que pouca gente sabe é que, além de saboroso e considerado como uma verdadeira paixão nacional, o coração de galinha também pode proporcionar excelentes benefícios para a nossa saúde. É claro que é necessário consumi-lo corretamente e, principalmente, sem exageros. Abaixo, conheça alguns dos benefícios desse miúdo para nossa saúde:

  • Proporciona sensação de saciedade;
  • Promove uma manutenção da massa muscular;
  • Previne a anemia;
  • Melhora o funcionamento do sistema nervoso;
  • Auxilia o sistema imunológico;
  • Proporciona mais energia;
  • Melhora o funcionamento do cérebro;
  • Tem alto valor nutritivo.

Mas, é preciso saber que para aproveitar esses benefícios, o coração precisa ser preparado da maneira correta e principalmente sem exageros em seu consumo. Isso porque, por ser pequenininho, muitas pessoas vão consumindo de forma excessiva que, com o passar do tempo, pode acabar se tornando prejudicial.

Coração de galinha é gorduroso?

E se você chegou aqui, é porque quer saber se o coração de galinha é gorduroso, certo? Então iremos te responder! A verdade é que sim, o coração de galinha é considerado uma carne gordurosa. Estima-se que aproximadamente 40% do valor calórico dessa carne seja de gordura. Mas isso não quer dizer que você deve excluí-lo de sua alimentação.

Coração de galinha é gorduroso
Fonte/Reprodução: original

Muito pelo contrário, como falamos anteriormente, essa carne proporciona excelentes benefícios para a saúde. O recomendado é que, como o coração de galinha é gorduroso, na hora de preparar você remova o máximo possível da gordura branca presente na parte de cima do coração, pois ali se concentra a maior quantidade de gordura saturada que pode trazer malefícios para a saúde.

Então como pudemos ver ao longo desse texto, apesar de saber que o coração de galinha é gorduroso, ele também pode ser preparado e consumido de maneiras a proporcionar benefícios para a saúde. E lembre-se: ao incluí-lo em sua alimentação, não exagere na quantidade!


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *