Peixe dourado é carregado ou não?

Peixe dourado é carregado ou não?

O dourado é um dos tipos mais belos e saborosos de peixe, diante disso, é normal que muitos consumidores fiquem com dúvida se o peixe dourado é carregado. Apesar de carregar um brilho inconfundível e um sabor marcante, esse peixe ainda tem algumas características peculiares e desconhecidas por muitas pessoas.

Por isso, neste artigo, descubra se o peixe dourado é carregado e aprenda mais sobre os benefícios e formas de consumir esse alimento. Confira!

O que é o peixe dourado?

O peixe dourado, conhecido cientificamente, como Salminus maxillosus, é uma espécie de água doce que possui o corpo comprido, com cerca de 75 cm de comprimento, que pode pesar de 6 a 25 kg dependendo do seu habitat.

O que é o peixe dourado?
Fonte/Reprodução: original.

Essa espécie é muito conhecida pelos pescadores. Já que, possui coloração dourada e brilhante que chama a atenção. Essas características fizeram o peixe dourado ser conhecido como “rei do rio”.

Qual a origem do peixe dourado?

O dourado é conhecido por sua origem nas bacias dos rios Paraguai e Pantanal Mato-Grossense. Apesar disso, essa espécie é muito presente no Rio São Francisco, Rio Grande, Paraná e Prata.

Outra característica marcante do dourado é a capacidade de adaptação em outras bacias, sendo possível encontrá-lo no sudeste brasileiro, em locais como Guaraguaçu e Paraíba do Sul. Devido a essa capacidade de adaptação em diferentes rios, surge a dúvida se o peixe dourado é carregado ou não.

Quais os benefícios do peixe dourado?

A maioria das espécies de peixes possuem benefícios para a saúde dos consumidores. Com o peixe dourado não é diferente. Assim, confira abaixo alguns benefícios dessa espécie:

1- Fornecimento de vitamina D

A vitamina D está presente em abundância na gordura do peixe. Logo, quando ele é consumido, a vitamina D que ingerimos é importante na prevenção de diabetes e problemas cardíacos.

2- Prevenção de doenças cardiovasculares

O peixe dourado é rico em ômega-3, um nutriente que aumenta o colesterol bom no corpo humano e tem o poder de reduzir as inflamações e fortalecer o sistema imunológico.

3- Ajuda na perda de peso

Essa espécie é uma fonte de proteína animal rica em nutrientes, ajudando no ganho de massa magra, e pode facilmente substituir outros alimentos gordurosos que prejudicam o emagrecimento.

4- Melhora o sono

Por ser rico em ômega-3 e vitamina D, os nutrientes do peixe dourado irão atuar melhorando o sistema cognitivo e fortalecendo o sono.‌

O peixe dourado é carregado?

Se você está passando por um processo de cicatrização ou pós-operatório e quer saber se o peixe dourado é carregado, saiba que não é. O peixe dourado pode ser consumido sem maiores preocupações, visto que é rico em nutrientes que irão fortalecer a nossa saúde.

O peixe dourado é carregado?
Fonte/Reprodução: original.

Vale ressaltar que, apesar de ser mito a informação de que o peixe dourado é carregado, ele deve ser preparado de maneira saudável para que seus nutrientes sejam aproveitados. 

Ou seja, evitar seu preparo em frituras ou ingredientes que contenham propriedades inflamatórias como gordura e afins.

Como consumir o peixe dourado?

Uma das formas mais saudáveis de consumir o peixe dourado é preparando-o cozinhado. Porque, com essa preparação não é necessário acrescentar nenhum ingrediente calórico para o peixe ficar saboroso.

No entanto, esse tipo de peixe por ser consumido grelhado, assado ou até mesmo cru, dependendo da região e do gosto dos consumidores. Agora que você já sabe que não é verdade que o peixe dourado é carregado, fique a vontade para prepará-lo com seus ingredientes favoritos.

Tabela de informação nutricional do peixe dourado

Se você está com uma dieta regrada, veja a tabela do peixe e entenda como pode adicioná-lo em suas refeições:

INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS (100g)
Gorduras2,98 g
Proteínas18,5 g
Carboidratos0,0 g
Sódio40,3 mg
Cálcio12,2 mg
Zinco0,48 mg
Magnésio26,3 mg
Potássio393,0 mg

Espero que esse artigo e todas as informações contidas aqui tenham sido suficientes para sanar as suas dúvidas. Se gostou, compartilhe com seu amigo que acha que o peixe dourado é carregado.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *