Luftal Prende O Intestino (1)

Luftal prende o intestino?

Todos já conhecem o luftal, remédio que atua no combate ao excesso de gases no intestino.  Por atuar nesta região do corpo humano uma pergunta pode surgir: luftal prende ou solta o intestino? A resposta para essa pergunta é não, pelo contrário. Entenda mais a seguir.

O que é o Luftal?

O luftal é um medicamento que pode ser adquirido em comprimido ou em gotas, a primeira forma de aquisição contém, geralmente, 40 mg de simeticona (substância única da composição) e a segunda teria opções de 75, 30 ou 15 mLs. Seu uso é feito somente através de via oral. Os efeitos esperados do luftal ocorrem entre 10 a 30 minutos após sua ingestão.

Luftal Prende O Intestino (2)
Fonte/Reprodução: original

A dose máxima diária deste medicamento é de 12 comprimidos, o que equivale a 500 mg de simeticona. No que diz respeito ao consumo do remédio em gotas varia: crianças que ainda mamam são de 1 a 3 gotas, 3 vezes por dia, crianças de até 12 anos, 5 a 10 gotas, 3 vezes por dia e a partir dos 12 anos, 13 gotas, 3 vezes ao dia.

O seu consumo pode ser feito de forma direta ou através da diluição em bebidas, ou alimentos.

Para que serve o Luftal?

Luftal é um remédio geralmente utilizado no combate de excesso de gases, mas o seu uso, extrapola este âmbito. Ele também é utilizado para auxiliar na preparação de exames, como por exemplo a endoscopia digestiva, que ocorre no interior do esôfago, do estômago e do intestino e também a colonoscopia, exame que acontece no intestino grosso.

O luftal atua no intestino e no estômago, o objetivo dele é de diminuir a tensão na superfície dos líquidos digestivos, isso ocasiona no rompimento e dificulta a formação de algumas bolhas. Outro efeito é a criação de bolhas com maior facilidade na hora de expelir, o que facilita no tratamento de retenção gasosa.

Quando não utilizar Luftal

Não se deve utilizar luftal quando há a presença dos seguintes sintomas:

  • Quando há a presença de distensão abdominal grave;
  • Quando o paciente apresenta cólicas graves;
  • Uma dor que persiste a mais de 36 horas;
  • Massa capaz de apalpar na região do abdômen;
  • Suspeita de obstrução ou perfuração intestinal.

É importante ressaltar que não há nenhuma contraindicação no que se refere a faixa etária, apenas a quantidade máxima de utilização diária já citada anteriormente.

Luftal ajuda a prender ou soltar o intestino?

Agora que expomos as principais características do luftal cabe elucidar de forma mais clara a questão: afinal, luftal prende ou solta o intestino? Como dito anteriormente, o luftal não prende o intestino, o que ocorre é o oposto, inclusive, seu uso em superdoses pode ocasionar na chamada diarreia. 

Em casos graves de reações adversas a essa medicação, o médico deve ser consultado, e de preferência sob a posse da bula do medicamento.

Portanto, luftal é um remédio composto por simeticona, que pode atuar tanto no combate de retenção de gases e também no auxílio do preparo de alguns exames. Na dúvida se o luftal prende ou solta o intestino, lembre-se que ele solta, ao destruir as bolhas no sistema digestivo e impedir a formação de novas.


Comments

Uma resposta para “Luftal prende o intestino?”

  1. […] difícil dizer se prende ou não o intestino do bebê, o que é necessita de uma atenção aos sinais que o pequeno demonstra. Você poderá […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *