Existem diversos benefícios do cacau que o faz ser conhecido não apenas por ser utilizado na produção do chocolate, mas também por ser um grande aliado para a proteção cardiovascular. Neste post vamos conhecer que benefícios do cacau são esses e como o fruto pode ser consumido, confira!
O que é o Cacau
O cacau é o fruto do cacaueiro, ele nasce diretamente do tronco da árvore e pode apresentar diferentes colorações. Dependendo de qual tipo do fruto for, as cores variam de verde a roxo e de amarelo a laranja. Cada um pode chegar a cerca de 30 cm, possuindo de 20 a 50 sementes em seu interior. Todo o processo do cacau ficar maduro pode durar até 180 dias.
Qual a origem do Cacau e como ele deve ser consumido?
Um dos benefícios do cacau, pelo menos para nós, é que a árvore que produz o cacau tem origem brasileira, sendo nativa da Amazônia e pode chegar até 20 metros de altura quando desenvolvido em florestas.
O cacau pode ser consumido de diferentes formas, sua polpa branca é adocicada e pode ser naturalmente digerida após a retirada das sementes, sendo utilizada também para fazer sucos e geleias, já a semente é o que dá origem ao chocolate.
Quais os tipos de cacau e quais as suas diferenças?
Ao todo existem três tipos de cacau com seus benefícios e colorações, veja abaixo quais são as diferenças entre eles:
- Cacau criollo: produz um chocolate mais suave, é conhecido por ser o “cacau nobre”, tem sabor ácido e pouco amargo, sendo mais vulnerável a pragas que os outros;
- Cacau forasteiro: o mais utilizado na produção de chocolate comercial e produz um chocolate mais amargo, sendo um cacau mais simples que os demais;
- Cacau trinitário: surgiu através da mistura entre o cacau criollo e o forasteiro, criando assim o cacau intermediário.
A coloração do cacau criollo é violeta suave, a do forasteiro é um violeta intenso e, a do trinitário vária do amarelo até o roxo-escuro. Então, mais um dos benefícios do cacau é a facilidade de distinguir seus tipos pela cor.
Quais os benefícios do Cacau para o coração?
Quando falamos dos benefícios do cacau para o coração, estamos nos referindo ao fruto natural e não do chocolate, que é produzido a partir dele. Afinal, se os chocolates produzidos tiverem alta quantidade de gordura e açúcar eles deixam de ser benéficos para a saúde, caso deseje consumir chocolates, a recomendação é que procure por produtos com maior teor de cacau.
O cacau é rico em antioxidantes e possui ação anti-inflamatória, ajudando a prevenir diabete e controlar o colesterol. Mas a proteção cardiovascular está diretamente ligada aos compostos fenólicos que reduz a possibilidade de formação de coágulos e alterações nos lipídios do sangue.
Vale lembrar que o consumo do chocolate também está ligado a fatores emocionais, sendo muito lembrado na hora de aliviar o estresse, períodos menstruais, entre outros. Isso, é por conta da serotonina que quando liberada produz sensação de bem-estar, regulando o humor, apetite e sono.
Qual a importância do Cacau?
Além dos benefícios do cacau para a saúde, vale lembrar da importância econômica que ele possui, visto que o Brasil está entre os países que mais o produzem, mas há outros, como: Costa do Marfim, Nigéria, Indonésia, Gana, Equador, Camarões e Papua Nova-Guiné.
Essa importância econômica se dá por conta da comercialização da semente do cacau que no Brasil está centralizada na Bahia e no Pará, mas não apenas isso, visto que sua polpa também produz licores, geleias e sua manteiga atende o setor cosmético para a produção de manteiga de cacau. Isso mesmo, não é só o chocolate que pode ser extraído, os benefícios do cacau são muitos.
Mesmo que os benefícios do cacau sejam maravilhosos para a saúde, seu consumo não deve ser exagerado, pois, nada em excesso faz tão bem. Então cuidado ao incluir o cacau ou chocolate em sua alimentação diária e lembre-se quanto maior o teor de cacau e menos açúcar, melhor.