O que é bom para dor de barriga e diarreia

O que é bom para dor de barriga e diarreia

A dor de barriga é um problema bastante comum nas pessoas desde os tempos mais antigos, já que é consequência direta de mau funcionamento da atividade intestinal. Geralmente, a dor de barriga é um alerta do organismo para comunicar uma vinda de uma diarreia.

Mesmo que as pessoas lidem com essas questões há muito tempo, muitas dúvidas ainda restam sobre esses problemas. Para resolver isso, vamos conferir um panorama sobre as formas de lidar com a dor de barriga e a diarreia, bem como indicar os seus sintomas.

Como cuidar da dor de barriga e diarreia

Inicialmente, explicaremos cada um dos problemas. A começar pela dor de barriga, que como o nome sugere, é uma forte dor em forma de pontada na camada interna ou externa do abdômen. Geralmente a dor de barriga é uma consequência direta da diarreia, mas a dor pode ser causada por estresse, ansiedade, prisão de ventre, bactérias ou uma virose.

Quanto à diarreia, ela é a consequência direta de um intestino que realiza suas atividades excessivamente ou que está com alguma inflamação, por isso a característica principal dela é a alta quantidade de evacuações diariamente. Em alguns casos mais fortes, a diarreia pode causar febre no doente.

Os tratamentos são praticamente os mesmos, apenas varia em situações muito específicas. Geralmente, a base da melhora será o repouso da pessoa doente com uma alimentação adequada e auxílio das medicações, caso seja necessário, coisa que será aprofundada mais adiante.

Melhores comidas para quem está com diarreia e dor de barriga

Para casos muito específicos de dores de barriga causadas por prisão de ventre, dê um foco maior em alimentos ricos em fibras como mamão, aveia, cereais integrais e outros para que sua atividade intestinal aumente e trabalhe mais rapidamente na formação do bolo fecal.

Melhores comidas para quem está com diarreia e dor de barriga
Quais as melhores comidas para evitar a dor de barriga. Fonte/Reprodução: original.

Entretanto, para a grande maioria das dores de barriga você vai querer evitar alimentos com propriedades laxantes, já que elas são um aviso para a diarreia. Nesses casos, procure se alimentar de comidas nutritivas e constipantes como batatas, maçãs sem casca, sopas de legumes, caldo de arroz, entre outros que possuam propriedades parecidas.

Qual melhor tratamento para dor de barriga e diarreia?

Apesar de ser muito desconfortável e chato, a dor de barriga é um problema bastante comum com soluções relativamente simples. O que mais se recomenda para tratá-la é o repouso da pessoa somado ao consumo dos alimentos que são capazes de regular o funcionamento intestinal a depender do contexto que ele se encontra.

Outro ponto bastante importante é o consumo de água, pois há uma alta taxa de desidratação e perda de sais minerais nas pessoas que estão com dor de barriga. Por fim, até soro fisiológico pode ser utilizado para repor as perdas do paciente.

Qual alimento evitar com dor de barriga e diarreia?

O principal tipo de alimento a ser evitado em qualquer um dos contextos citados são os alimentos ricos em gorduras, sal e açúcar. Esses compostos em excesso tanto inflamam a parede intestinal, como podem aumentar as chances de prisão de ventre e dificultar o organismo de se curar por conta própria.

Portanto, caso esteja com problemas de dor de barriga ou diarreia, evite alimentos como embutidos, frituras, doces e comidas apimentadas. Evite também a medicação em excesso, procure sempre utilizar os remédios na dosagem correta para que o organismo possa ter o máximo de aproveitamento.

Quando devo ir ao pronto-socorro para cuidar da dor de barriga?

A dor de barriga é um sintoma que tende a durar de 3 dias a uma semana. É necessário procurar uma ajuda urgente caso o problema persista após esse período junto de febre e sangramento na hora da evacuação. Esses sinais podem indicar um problema mais grave no intestino e necessitar de um tratamento mais específico.

Com isso, finalizamos aqui. Espera-se que agora você saiba como associar a dor de barriga com a diarreia, além das formas de tratar esses dois problemas. Se gostou, compartilhe para ajudar na divulgação e para mais conteúdos de saúde, visite o site mais vezes.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *