A carne vermelha possui muitos benefícios, porém ela ajuda a prender o intestino. Para as pessoas que convivem com intestino solto, é possível aproveitar dessa característica do alimento e elaborar uma boa alimentação à base de carne.
Qual é a carne vermelha?
As carnes vermelhas seriam de vaca, porco, cordeiro, carneiro, vitela, cavalo e cabra, sem contar os embutidos feitos através dessas carnes. Elas são bem populares no prato de muitos brasileiros, além de contar com excelentes benefícios proteicos e vitamínicos ao corpo.
Carnes brancas seriam as de frango, pato, peixe, ganso ou o peru, são aquelas que não apresentam tonalidade avermelhada em sua composição, e sua carne sempre será esbranquiçada. As aves e peixes dominam a parte de carne branca, e outros animais de quatro patas são carnes vermelhas, que possuem maior quantidade de gordura, principalmente a de porco.
Quais são os benefícios da carne vermelha?
A carne vermelha contém muitos benefícios e um deles é ser rico em proteínas. Consumi-la com maior frequência é ideal para auxiliar no reparo dos ossos, pele e da cartilagem do organismo humano.
A carne vermelha, com suas proteínas, ainda conseguirá construir e manter forte a massa muscular magra, que está ligada diretamente com a longevidade do organismo. A proteína é capaz de causar saciedade nas pessoas, portanto, ingerir boas quantidades de carne será importante para sentir menos fome.
Ferro e minerais
A carne vermelha auxilia na prevenção da anemia, uma doença causada por falta de ferro no corpo, e normalmente os médicos costumam receitar fígado de boi para os pacientes comerem, de modo a auxiliar na luta contra essa condição.
Só a carne vermelha é capaz de dar ao corpo muito mais da metade de quantia recomendada do selênio, zinco e o magnésio. Este alimento deve ser ingerido com mais frequência em dietas que necessitem destes minerais.
Glutationa
A glutationa é um antioxidante presente na carne e está diretamente ligado ao antienvelhecimento, além de aumentar a proteção no sistema imunológico.
Carnosina
A carnosina é um aminoácido extremamente importante, pois conta com propriedades de anti-glicosilação, além de auxiliar na prevenção de aterosclerose e diminuir inflamações.
Como a carne vermelha age no intestino?
O consumo em exagero da carne poderá afetar diretamente a flora intestinal, pois haverá um crescimento das bactérias presentes nesta região, que possuem forte ligação com as proteínas, e desta maneira as células do intestino ficarão inflamadas.
É importante evitar ingerir carne em excesso, já que poderá surgir uma inflamação de gênero crônico que pode acarretar diretamente na mutação celular que causa o aparecimento do câncer.
Mas, para pessoas que lidam com o intestino solto, o consumo de carne vermelha pode ajudar a prender o intestino. Por conta da quantidade de proteínas, esse alimento acaba exigindo bastante do organismo para ser digerido, ideal para pessoas com intestino solto.
O que deve ser evitado no consumo de carne vermelha?
A carne vermelha possui muitos benefícios, porém é muito importante que as carnes sejam cozinhadas por pouco tempo, principalmente durante churrascos, onde se tem maior contato com a brasa. Outro problema que costuma ocorrer nestas ocasiões seria a ingestão de carne queimada.
Ingerir carne em abundância poderá fazer com que seu sangue se torne mais ácido, e consequentemente contrair doenças como diabetes ou problemas renais, isto ocorre muito entre as carnes processadas. Alguns pesquisadores acreditam que excesso de carne poderia causar danos nos tecidos da pele, ou seja, haveria uma inflamação na região.