Se a pera prende o intestino ou não, é uma questão que rodeia muitas pessoas. Frequentemente disponível nos mercados e feiras das cidades, rico em nutrientes e vitaminas, o fruto também possui um sabor doce e oferece uma variedade de benefícios para o organismo. Devido a isso, é a terceira fruta de clima temperado mais consumida pelos brasileiros diariamente.
Cultivada no Brasil desde o colonialismo, a pera proporciona poucas calorias e uma grande variedade de componentes essenciais para uma boa saúde, tais como as vitaminas C, K e E, além de fibras, cálcio, magnésio e potássio. Portanto, é amplamente incluída em dietas e na rotina de quem busca uma alimentação equilibrada e nutritiva.
Quais os tipos de pera e os benefícios para a saúde?
Atualmente, estima-se que podem ser encontradas mais de três mil variedades de peras em todos os continentes, uma vez que o fruto é originário da Europa e Ásia. Entretanto, as mais populares no Brasil são as Williams (também conhecida como Bartlett), Packham ‘s Triumph e Anjou, que apresentam tons mesclados entre amarelo e verde e oferecem indispensáveis vantagens ao corpo.
Apesar dos receios acerca de que a pera prende o intestino, é válido ressaltar que ela possui diversos benefícios para a saúde. Entre eles, destacam-se a melhoria do sistema cardiovascular, a inibição de processos inflamatórios, o aprimoramento do controle glicêmico, o aumento da sensação de saciedade e a contribuição para a saúde dos ossos e olhos. Mas e quanto a saúde intestinal, a pera prende o intestino ou não? Vamos descobrir!
Pera prende o intestino ou não?
Se a pera prende o intestino ou não dependerá principalmente de como é feito seu consumo. Como a fruta tem aproximadamente 5g de fibras por unidade, esse componente é crucial para a saúde do sistema digestivo, contanto que a hidratação seja adequada. Assim, ao ingerir uma pera e beber a quantidade ideal de água para o corpo, o trânsito intestinal será facilitado, promovendo a evacuação das fezes.
Entretanto, a pera prende o intestino quando não há ingestão hídrica suficiente. Isso ocorre pois as fibras absorvem os fluidos presentes no sistema digestivo, e sem uma hidratação apropriada, não há o movimento das fezes. Devido a esse fato, acontece o ressecamento no intestino, que resulta na constipação, também conhecida como prisão de ventre.
Tabela de informação nutricional da pera
Apesar de sabermos que a afirmação de que a pera prende o intestino não é completamente verdadeira, muitas pessoas ainda não consomem o fruto. Isso gera a falta dos múltiplos benefícios que ela poderia proporcionar ao corpo.
Portanto, a pera pode ser uma excelente aliada no combate a essa situação preocupante, pois contém os nutrientes essenciais para um corpo saudável. A tabela nutricional da fruta, que pode variar de acordo com o tamanho e o grau de maturidade, é majoritariamente composta por carboidratos e fibras. Ademais, é enriquecida em potássio, cálcio, magnésio e pelas vitaminas:
- Vitamina K, que desempenha um papel crucial na coagulação sanguínea e na saúde óssea;
- Vitamina E; fundamental para a saúde da pele e do coração;
- Vitamina C, que promove o fortalecimento do sistema imunológico e possui ação antioxidante;
No Brasil, segundo as informações da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), a maioria dos indivíduos têm ausência de pelo menos um elemento nutricional no organismo, sendo principalmente, as vitaminas E e D. Além disso, há altas taxas de insuficiência de magnésio e cálcio.
Como consumir pera para soltar o intestino?
Como exposto anteriormente, a pera prende o intestino somente se não houver ingestão hídrica suficiente. Portanto, se o intuito é facilitar o trânsito gastrointestinal a fruta pode ser ingerida madura, com casca e acompanhada de água ou sucos.
Algumas receitas podem ser feitas com a fruta, como por exemplo, salada de pera com queijo, tortas, smoothies, compotas e sorvetes. Há uma infinidade de pratos em que o fruto é o principal ingrediente, porém, lembre-se de manter a ingestão de água adequada para evitar a constipação.
Agora que você já está ciente dos diversos ganhos proporcionados pela fruta, e se a pera prende o intestino ou não, acompanhe nosso site! Estamos constantemente oferecendo informações sobre alimentos e a saúde do trato digestivo.