Farofa engorda ou não? Bom, é quase impossível encontrar alguém que não goste de farofa, não é mesmo? Afinal, ela sempre é um bom acompanhamento para um churrasco, para um simples galeto ou qualquer prato que você goste de acrescentá-la.
Sabemos que a farofa pode ser feita em infinitas possibilidades com objetivo de incrementar nosso prato. E por existir muitas receitas, temos opções das mais calóricas até às fitness, basta você soltar sua criatividade, atribuir ingredientes e pronto, uma farofa pronta ao seu modo.
A farofa é tão querida e popular que está presente em milhares de famílias brasileiras. E por isso, as pessoas se questionam sobre a “farofa engorda?” e é isso que iremos explicar neste texto.
Farofa engorda ou não?
Para responder a essa pergunta se farofa engorda ou não, precisamos saber antes qual o seu nível de consumo e quais os ingredientes que compõem a sua receita, para que assim se possa afirmar ou negar.
A princípio, de forma tradicional é pegando farinha como base. Com a farinha de mandioca, é possível dizer que ela favorece sim o ganho de peso, já que não possui fibras que geram a saciedade, logo leva ao aumento do seu consumo durante a refeição, desse modo podemos dizer que a farofa engorda.
A farofa engordar muito mais se você acrescentar a ela ingredientes calóricos, como gorduras, manteiga, óleo, embutidos e muitos itens que podem agregar sabor e também peso a esse prato.
Calorias de uma farofa simples
Em geral, numa colher de sopa de farofa do tipo pronta é possível conter entre 135 a 153 calorias, quase a mesma proporção que uma lata de refrigerante tipo cola.
Que tipos de farofas engordam e seus ingredientes?
A farofa engorda quando leva em sua composição embutidos como bacon e linguiça, quando seu preparo é realizado com manteiga, tudo depende da receita para ganhar ou não mais calorias.
Por exemplo, a farofa pronta que compramos em pacotes em supermercados, possui em sua composição altas taxas de sódio e elevados níveis de gordura saturada.
Qual farinha ajuda mais a engordar?
Confira abaixo 5 tipos de farinha e suas composições, cada uma tem seus pontos positivos, como também pontos negativos, cabe a você avaliar o que será mais relevante e aceito para colocar sobre a sua mesa, e assim sirva de alimento para você e sua família:
- Farinha de linhaça: É rica em fibras e possui ação antioxidante, na sua composição podemos encontrar ômega 3;
- Farinha de amêndoas: Também possui ação antioxidante, mas, além disso, também tem ação anti-inflamatória. Seu teor de carboidratos é baixo e possui a gordura monoinsaturada que é ótima para o coração;
- Farinha de quinoa: Rica em antioxidantes e também em proteína, por esse motivo traz logo saciedade e é super indicada para diabéticos, pois o seu teor glicêmico é baixo.
- Farinha de coco: Possui alto teor de fibras, ajudando assim no trânsito intestinal, é super indicada para os céticos, pois é livre de glúten
- Farinha de grão-de-bico: Também é uma boa opção para os diabéticos, pois ajuda no controle do açúcar no sangue. Além disso, essa farinha é fonte de potássio, magnésio, ácido fólico e vitaminas C e E.
Você pode testar cada uma delas para escolher qual se adapta melhor ao seu gosto, já que a farinha é a base da farofa, que tal experimentar uma nova?!
Como fazer uma farofa que não engorde?
Isso é simples, usando ingredientes não industrializados. Opte por temperos naturais, como cebola, alho, cúrcuma, salsinha, tomilho, pimenta e coentro, itens que podem deixar a sua farofa ainda mais saborosa e sobretudo mais nutritiva.
Dicas de receita de farofa para não engordar
Que tal conhecer duas farofas que não engordam? Segue abaixo as receitas, com ingredientes e modo de preparo.
Farofa Integral
Saborosa e saudável, a farofa integral tem tudo para conquistar o seu apetite.
Ingredientes
Separe farelo de aveia, azeite, ovos, cebola picada, alho picado, uva passas, azeitona picada, cenoura ralada, sal, pimenta e ervas.
Modo de preparo
Inicie refogando em azeite, o alho, a cebola e a cenoura, depois acrescente os ovos, continue mexendo e adicione em seguida o farelo de aveia, até dourar. Depois, quase finalizando, coloque as azeitonas, uvas-passas, mexa mais um pouco e para finalizar tempere com sal, pimenta e ervas.
Farofa light
Essa farofa é mais indicada para quem já faz uso habitual de seus ingredientes ou quer testar uma nova receita.
Ingredientes
Para essa receita separe semente de girassol, alho picados, castanha-do-pará, semente de chia, quinoa em flocos, cebola picada, sal, salsinha e margarina light.
Modo de preparo
O preparo é bem simples, coloque num liquidificador, as sementes de girassol e chia, mas quinoa e castanha, e bata bem. Numa frigideira, refogue a cebola e o alho na margarina light, e depois acrescente o produto do liquidificador, que é a nossa farinha, deixe torrar um pouco e na sequência adicione o sal e a salsinha.
Com este texto compreendemos que a farofa engorda dependendo dos ingredientes que você utilizar.
Lembrando que você também pode misturar modos diferentes de preparo com esses ingredientes naturais sem nenhuma preocupação. Basta agora você fazer a sua melhor opção, usando a criatividade para a criar uma receita que seja a sua cara.