A Linguiça Calabresa é remoso?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
A Linguiça Calabresa é remoso?

Table of Contents

A linguiça calabresa é um alimento bastante consumido no Brasil, mas muitas pessoas têm a dúvida se a linguiça calabresa é remosa. Alimentos remosos são um perigo para a saúde humana e principalmente para as pessoas que estão se recuperando de um acidente ou cirurgia. 

Vamos descobrir nesse artigo se a linguiça é afinal um desses alimentos que devem ser suspendidos e evitados por pessoas que estão convalescentes. Confira! 

Comer Linguiça Calabresa gera efeito remoso?

Primeiro vamos esclarecer exatamente o que é um alimento ou de efeito remoso. Alimentos remosos (também conhecidos como reimosos) são aqueles que causam algum desconforto ou malefício ao corpo humano. Popularmente um alimento remoso é aquele que pode atrasar ou até prejudicar a recuperação do indivíduo. 

Nesse sentido, os alimentos remosos não são recomendados para as pessoas que passaram por algum acidente recente ou mesmo por uma cirurgia, que por mais simples que seja, gera algum ferimento profundo no organismo. 

Comer Linguiça Calabresa gera efeito remoso?
Comer Linguiça Calabresa. Fonte/Reprodução: original.

Os alimentos remosos influenciam de modo negativo a cicatrização porque muitas vezes em sua composição há substâncias que causam inflamação, alergia, ou por serem pesados demais e exigem bastante de um doente sua digestão.

Mas afinal, e a linguiça calabresa? Ela é um alimento remoso? A resposta é sim. A calabresa usa em sua composição proteína suína, e a carne de porco é um dos alimentos remosos mais conhecidos pela população geral. 

A carne de porco tem um considerável efeito inflamatório no organismo de muitas pessoas. E a ingestão desse tipo de carne está diretamente ligada a má cicatrização de alguns ferimentos. Quando ingerimos carne suína nós produzimos mais colágeno, e a produção exacerbada dessa proteína pode gerar as chamadas quelóides que são resultados da má cicatrização.

Nutrientes e calorias da linguiça calabresa

Vamos entender agora quais são os nutrientes e calorias presentes na linguiça calabresa, nesta tabela usamos a proporção para 50g de linguiça, o que dá praticamente 4 fatias.

  • Valor energético: 322kcal;
  • Carboidratos: 1,6g;
  • Proteínas: 16g;
  • Gorduras totais: 28;
  • Gorduras saturadas: 8,8g;
  • Gordura trans: 0;
  • Fibras: 0;
  • 1198,0mg.

Essa é a tabela alimentar de uma linguiça calabresa. Use para planejar sua dieta no dia a dia e saber quando pode colocar a linguiça em suas refeições.

Alimentos que são remosos

Infelizmente não é apenas a linguiça que é considerada um alimento remoso. Nós já falamos inclusive da carne suína que também é um alimento remoso e base da linguiça calabresa.

Alimentos que são remosos
Fast food é remoso. Fonte/Reprodução: original.

Mas você sabe quais outros alimentos comuns são considerados remosos? Vamos conhecer alguns. 

  • Carne de porco que já comentamos;
  • Fast food, em geral;
  • Frutos do mar;
  • Ovos;
  • Refrigerantes e bebidas com álcool. 

Por inúmeras razões como explicamos, esses alimentos considerados remosos podem ter um efeito negativo sobre a saúde de quem está se recuperando. 

Existe algum malefício no consumo da linguiça calabresa?

Já sabemos que é bom evitar a linguiça calabresa em um período de recuperação, mas será que é seguro o seu consumo de modo geral? Especialistas apontam que sim, desde que seja um consumo moderado e não diário. 

A linguiça calabresa, como qualquer tipo de linguiça, é um embutido. E os embutidos passam por inúmeros processos químicos para garantir o seu frescor e conservação. Um desses elementos é a adição de nitrito que quando consumido em excesso pode ser bastante prejudicial para a saúde. Então, consuma linguiça calabresa moderadamente.

Gorduras saturadas

Outro cuidado que devemos ter com a linguiça calabresa é com os níveis de gordura saturada (8,8g). Quando muito consumida, a gordura saturada pode aumentar os níveis do mau colesterol do indivíduo. 

Agora que sabemos que a linguiça é um alimento remoso tenha cuidado com a ingestão do alimento em períodos de recuperação.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
Veja também