Depois de uma noite de muita diversão para aqueles que são fãs de bebidas alcoólicas, vem a temida ressaca, a qual é a consequência do consumo excessivo de álcool. A ressaca produz muitos tipos de efeitos no corpo de quem consome a bebida. E, geralmente, vem no dia seguinte.
Ela ocorre, principalmente, pois o álcool em excesso afeta o organismo de muitas formas, tendo como consequência sintomas como fadiga e dor de cabeça. Sabendo disso, nesta matéria falaremos tudo sobre a ressaca, seus sintomas e causas e, para te ajudar a curá-la, listamos dez alimentos indicados para isso. Confira a seguir!
O que é a ressaca?
Podemos definir a ressaca como o grupo de dores ou sensações de incômodo causadas pela ingestão em excesso de bebidas alcoólicas. Ao ingerir essas bebidas, a pessoa acorda horas depois com variados sintomas, dependendo também do percentual de álcool consumido.
Os sintomas podem não ser os mesmos em todas às vezes que a pessoa tem uma ressaca, mas na maioria dos casos, são os mesmos. Ela é o resultado do consumo elevado de bebidas alcoólicas, no entanto, um consumo ainda mais elevado e sem moderação pode causar resultados mais sérios e graves, como o coma alcoólico e a intoxicação por álcool.
Quais as causas da ressaca?
As causas da ressaca são ligadas estritamente à ingestão de álcool em grande escala, mas as circunstâncias vão além do consumo por si só.
Após o uso das bebidas, o fígado começa a trabalhar para converter o álcool em acetaldeído e, posteriormente, em ácido acético. Entretanto, o acetaldeído é mais nocivo do que o próprio álcool, e esse processo de transformação é demorado. Além disso, em seu desenvolvimento essa substância é espalhada pelo organismo, causando os sintomas conhecidos da ressaca.
Quais os sintomas da ressaca?
Os sintomas da ressaca são, em sua maioria, quase sempre os mesmos, como: dor de cabeça moderada ou forte, vômito ou sensação de enjoo, dores pelo corpo, sensação de sensibilidade à claridade e também ao som e dor no estômago.
Ainda, podemos citar outros sintomas, como os lábios secos, falta de apetite e perda de memória relacionada a momentos em que o álcool foi consumido.
Quais são os 10 alimentos que combatem a ressaca e como consumir?
Para curar a ressaca não é preciso muito, pois você pode fazer isso com alimentos recorrentes em sua casa. Confira a seguir quais são os 10 alimentos que combatem a ressaca e como consumi-los:
Banana
A banana ajuda em muitas situações de fragilidade no organismo, e a ressaca é uma delas. Essa fruta essencial para combater o enjoo e também auxilia na recuperação, devido aos seus carboidratos. Ela pode ser consumida de forma normal ou amassada, ou até com canela, que também ajuda a curar a ressaca.
Água de Coco
Com grande poder de hidratação, a água de coco auxilia na eliminação das toxinas presentes no organismo após a ingestão do álcool.
Ovo
O ovo é uma boa alternativa para quem deseja tomar um café da manhã em ressaca, pois esse alimento é antioxidante e possui vitaminas e nutrientes em abundância.
Melancia
Outra ótima opção de fruta para curar a ressaca é a melancia, a fruta contém muita água, hidratando o organismo, e também é antioxidante.
Macarrão
O macarrão é uma ótima escolha para um almoço durante a ressaca, esse prato popular possui muitos carboidratos que são processados rapidamente pelo corpo, ajudando também a combater a fadiga.
Melão
O melão é ótimo, pois equilibra a quantidade de glicose no organismo, a qual é gravemente alterada depois do consumo de álcool.
Acerola
Por possuir vitamina C em abundância, a acerola expulsa as toxinas presentes no corpo causadas pelo álcool. Ela pode ser ingerida em seu formato normal ou como um suco.
Gengibre
Um grande aliado para curar a ressaca, o gengibre é quase sempre indicado para tal. Porque ele possui características que ajudam a recuperar as partes gastrointestinais, auxiliando na melhora de enjoos e vômitos.
Chá de Hortelã
Os chás quase sempre são indicados para a melhora de alguma parte do corpo, e as folhas verdes auxiliam na cura da ressaca. Por isso, o chá de hortelã é uma ótima escolha, pois, ajuda bastante na parte da digestão.
Água
Por fim, a água não poderia ficar de fora dessa lista. Ela é essencial, pois devolve a hidratação necessária ao corpo, perdida durante o consumo do álcool.
Saber como se cuidar após uma ressaca e saber quais alimentos consumir nesse momento é essencial para que a experiência com as bebidas não seja frustrante, e sim divertida como deve ser. E, é claro, sempre com moderação!